Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ENTENDENDO O PADRÃO ATA / UDMA - PARTE 2

Antonio Vilhena - 31/03/2001

Como a velocidade (RPM) se encaixa nestes padrões?

Alguns discos são anunciados de acordo com sua velocidade em RPM, que é a velocidade em que o disco roda seus "pratos" internamente, em revoluções por minuto (RPM). Genericamente falando, quanto maior o RPM maior a performance do disco. Um velocidade RPM padrão de disco UDMA/33 é de 5600 RPM enquanto discos UDMA/66 normalmente são encontrados com 7200 RPM.

Devido ao fato de discos de 7200 RPMs normalmente possuem cabos de 80 condutores, você pode associar que os dois fatos estão ligados. Nem tanto! Um disco de 7200-rpm irá operar em 7200 rpm independentemente do tipo de cabo que for utilizado. A velocidade rotacional (RPM), é um fator dissociado do modo UDMA (quer dizer, da taxa de transferência). Um disco de 7200-rpm, entretanto apresentará uma performance muito melhor que um disco de  5600-rpm em tempos de acesso (seek time) e até mesmo em taxa de transferência real. Aumento em "densidade" de dados normalmente resultam em baixa velocidade, podendo ocorrer de haver discos de baixa-velocidade com alta densidade apresentando melhor performance de transferência de dados do que um disco de alta velocidade com baixa densidade de dados.

Versões diferentes de ATA podem ser usadas em um mesmo sistema?

Você pode misturar diferentes versões de ATA no seu sistema sem problema, mas você deve estar atento para que esta mistura não comprometa uma melhor performance. Sempre que todas as condições para um padrão de ATA não forem atendidas, o disco irá funcionar no nível de performance do padrão mais abaixo suportado. (Cada conector IDE da placa-mãe ou controladora é um sub-sistema separado).

Suponha por exemplo que você possui um disco tipo UDMA/66 drive. Para que ele funcione neste padrão, as condições listadas abaixo tem que ser atendidas:

  • A placa-mãe ou controladora TEM QUE suportar o padrão UDMA/66.
  • Você TEM QUE usar um ribbon cable de 80-condutores.
  • Não pode haver outro disco NO MESMO CABO, que possua especificação ATA menor.

Se todas estas condições não forem atendidas, o disco funcionará, mas não em padrão UDMA/66.

O último item da lista ? o requerimento de não poder dividir o cabo com um dispositivo de especificação ATA menor - pode ser um problema em alguns casos, especialmente em sistemas que estejam completos em seus dispositivos IDE. Se sua paca-mãe possui 2 conectores IDE e você possui 4 dispositivos IDE, você não terá como utilizar um novo dispositivo padrão UDMA/66 ou UDMA/100 a não ser que troque os 2 dispositivos que estejam dividindo o mesmo conector, de tal maneira que seja utilizada a performance do novo disco comprado. Se a performance máxima do UDMA for necessária para você e outro dispositivo que está dividindo o cabo está impedindo de consegui-la, você poderá também optar por comprar uma placa controladora adicional, de modo que os dispositivos UDMA/66 ou UDMA/100 tenham sua própria controladora. Se você não tem opção, e tem que colocar um disco rápido como UDMA/66 em um sistema onde terá que ser dividido o cabo com outro dispositivo, escolha um CD-ROM ao invés de um disco lento, e coloque-o como slave.

Como maximizar a performance IDE em um sistema?

A chave para maximizar a performance do sub-sistema IDE, é identificar possíveis gargalos no sistema e eliminá-los. O primeiro passo é identificar o suporte IDE da placa-mãe. Ela suporta UDMA/33, UDMA/66, e/ou UDMA/100? Caso não informe na documentação, veja no Help da BIOS. O chipset na placa-mãe determina isto, por exemplo:

  • Chipsets Intel 810e e 820 suportam UDMA/66
  • Chipset Intel 815 suporta UDMA/100

A seguir, verifique os discos que você irá utilizar, quais são o tipo de ATA suportados. Confira na BIOS, no disco, na etiqueta, no modelo, ou no website do fabricante.

Veja a necessidade de comprar um ribbon cable específico (para dispositivos UDMA/66 e UDMA/100).

Separe os dispositivos IDE de tal forma, que dispositivos que maior nível ATA dividam o cabo de 80 condutores, caso sejam UDMA/66 ou UDMA/100.

Caso seja necessário colocar em um mesmo cabo um dispositivo UDMA/33 e outro UDMA/66 ou UDMA/100, avalie a compra de uma controladora IDE adicional.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR