Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

DSL500B - CONFIGURANDO COMO BRIDGE

Antonio Vilhena - 15/04/2008

No artigo anterior vimos como instalar o Modem de Banda Larga (ADSL), da DLink DSL500B, e como falei no artigo, como ele é bastante usado nas conexões, vamos ver aqui também diferentes tipos de configuração (como bridge e como roteador), bem como algumas funções dele que podem ser necessárias (redirecionamento de portas e atualização de firmware).

Neste artigo em especial vamos ver como configurar o modem para ser utilizado como BRIDGE em conexão direta do ADSL no micro.

Se o usuário só possui 1 micro conectado na internet, não há vantagens em utilizar este tipo de modem como roteador, pois bem ou mal, seria um processamento adicional ao pacote de dados que venha da internet, e não forneceria nenhuma vantagem.

No artigo "ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET" você encontrará uma explicação das diversas modalidade de conexão do micro à internet, e a que vamos demonstrar aqui será a "Opção 1: Ligação direta sem compartilhar".

Porém, vale lembra que uma configuração em modo BRIDGE também é utilizada quando fazemos uso de um outro equipamento para roteamento (atualmente situação muito comum para instalação de roteadores de redes sem fio WIFI)

OBS: Estarei fazendo este artigo baseado nas configurações do modem padrão que é fornecido pela TELEMAR no Rio de Janeiro, bem como com sua conexão de banda larga Velox. Existem poucas diferenças entre as operadoras e os modems fornecidos por elas. Normalmente senha do modem e endereço padrão.

Para configurar o modem, o primeiro passo é acessá-lo diretamente pela rede internet através de um dos micro.

Chame o seu navegador e abra o endereço 192.168.254.254 (é o endereço padrão do roteador).

OBS: nas empresas Telefonica e Brasil Telecom normalmente este endereço é o 10.1.1.1

Ao acessar o modem, será pedido um nome de usuário (username) e uma senha (password). No caso da Telemar, o usuário padrão que vem configurado é TMAR#DLKT20060205 e a senha padrão é DLKT20060205.

OBS: este é mais um ponto onde são encontradas algumas diferenças. Na Telefonica e a Brasil Telecom o usuário padrão é ADMIN e a senha padrão é ADMIN.

Logo após a entrada do usuário e senha, poderá aparecer um pedido de carregamento de idioma... basta clicar em CANCELAR:

Após o CANCELAR ou mesmo que não tenha a tela anterior, irá aparecer a tela principal de configuração do modem:

No caso atual, vamos fazer a configuração do modo como ele se conecta com a internet, ou seja, vamos configurar o que é chamado de WAN (Wide Area Network). Clique em ADVANCED SETUP e logo em seguida em WAN.

O Modem mesmo quando vem de fábrica zerado, ele SEMPRE vem com uma regra já definida. Independente do que estiver configurado, vamos remover o que está lá. Marque a regra e clique em REMOVE

Logo em seguida vamos criar a NOSSA regra de conexão à internet como roteador. Para isto clique no botão de ADD.

A tela seguinte é para configurar o ATM PVC.

Coloque os seguinte valores:

VPI: 0
VCI: 33
Service Category: UBR without PCR
Enable Quality of Service: deixar desmarcada

OBS: em outras empresas estes valores de VPI e VCI mudam... na Telefone é 8 e 35, e na Brasil Telecom é 0 35.

Feito isto, clique em NEXT.

Será mostrada uma tela com o tipo de conexão com a internet.

Aqui é a mudança REAL entre configuração como ROTEADOR e como BRIDGE.

Como neste artigo estamos configurando como BRIDGE, marcamos a opção de BRIDGING e no modo de encapsulamento, deixamos como LLC/SNAP -BRIDGING.

Clique em NEXT e vamos para a ultima tela de configuração:

Bom, nesta tela preencha da seguinte forma:

Enable Bridge Service: deixe marcado
Service Name: não mude o que estiver

Pronto. A configuração terminou. Clique em NEXT para visualizar a configuração:

Se estiver tudo OK, clique em SAVE para salvar sua configuração ou em Back se quiser mudar alguma coisa.

Não bastará salvar a configuração... você terá também que dar boot no modem com a nova configuração. Basta clicar em Save/Reboot.

Pronto! Seu modem já está configurado e pronto para uso. Como etapa final, basta você executar o salvamento da nova configuração e o reboot do modem, onde ele já passará a carregar esta nova configuração. Clique no botão "Save/Reboot"

Agora, depois do boot, é só abrir o navegador e chamar uma página da internet. Já deve estar funcionando normalmente.

Lembre-se... no caso de conexão direta no micro, você terá que configurar uma "conexão" no seu sistema (p.ex. Windows XP) para fazer a conexão do modem, ou instalar o CD do provedor (Velox por exemplo), para fazer isto para você.

Referências:


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu modem de banda larga? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR