Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ADSL MODEM DLINK 500B - INSTALAÇÃO BÁSICA

Antonio Vilhena - 19/03/2008

Como este modem vem sendo muito utilizado pela Telemar para implantação do Velox, vamos fazer alguns artigos para os usuários conhecerem melhor este modelo, facilitar as configurações que ele permite, e claro, tirar maior proveito do equipamento.

Iremos começar com a instalação inicial (básica) do modem e depois faremos artigos posteriores abrangendo a área de compartilhamento (configuração do modem como roteador), atualização de firmware, etc.

Vale lembrar que muitas das informações que forem passadas aqui são muito similares para os demais modelos da DLINK (muda pouca coisa como por exemplo senhas, e endereço do DHCP), bem como são similares também com outros modems ADSL (mudam alguma coisa nas telas, além de outras poucas coisas, mas o "conceito", é similar), além é claro de também poderem ser aplicadas em outras empresas de telefonia (iremos colocar as informações que já obtivermos).

No caso de querer discutir mais sobre este assunto, ou no caso de dúvidas, entre no FÓRUM BOADICA, e coloque sua dúvida !

Primeiro vamos ver o equipamento em si. Abaixo vemos a caixa como veio ao ser comprada!

Como falado anteriormente, este modelo é muito utilizado nas conexões ADSL da Telemar/OI, ou seja, o Velox, e por isto pode vir no pacote várias referencias e material sobre o Velox (propaganda, CD, etc.).

Vale lembrar que o modelo que é fornecido pela Velox, ou que seja comprado contendo o KIT DA Velox, só se diferencia do "modelo genérico" 500B pelo userid/senha que é utilizado no mesmo... mais tarde veremos isto.

O equipamento vem com fonte de alimentação, um manual básico e um CD com o "KIT VELOX". No caso de utilizar o Windows XP, não é necessário a instalação do CD, basta criar uma conexão de rede padrão ADSL (veremos como fazer).

É importante lembrar que "neste" pacote, que recebemos, veio junto, e você irá precisar, de um cabo de rede RJ45, para conectar o micro no modem, bem como de um cabo RJ11 para conectar o modem na linha telefônica. Como pode haver diferenças para outros "kits", lembre de verificar se possui estes componentes.

Uma característica interessante neste modelo 500B (em diferenciação ao modelo anterior 502G que era utilizado), é um botão para ligar/desligar o modem. No modelo antigo não havia esta chave, e para desligar o modem, somente retirando o conector da fonte de alimentação.

Abaixo listamos a ficha técnica do produto para os que gostam de detalhes. Vale lembrar que ele funciona para redes ADSL até 8Mbps de Download e 640Kbps de Upload.

Bom, com o produto em mãos vamos então à instalação.

Neste artigo iremos fazer a instalação "básica" dele, ou seja, assumindo que você só tem 1 computador para conectar na internet. Nesta modalidade, a configuração que vem padrão no modem, é chamada de BRIDGE, e atende à esta necessidade. Em artigos seguintes, veremos como configurar ele de outras maneiras (no caso, roteador).

Veja no artigo ENTENDENDO COMPARTILHAMENTO DE CONEXÃO INTERNET os diferentes tipos de conexão que podem ser feitas no caso de ser mais de 1 micro a usar a banda larga. Se você for utilizar a internet/banda larga, sozinho, ou seja, não precisa compartilhar com outro micro, a melhor maneira, é instalar como bridge mesmo que é a instalação padrão (sempre haverá a possibilidade de se mudar o modo de conexão).

A utilização do modem, será da seguinte maneira:

A conexão VERMELHA, é o cabo de rede RJ45 e a conexão representada por um "raio amarelo" aí no desenho é a conexão com a sua linha telefônica que possui o Velox utilizando o cabo RJ11 de telefone.

OBS: Lembre que a linha telefônica liga direto no modem! Não utilizar o filtro na conexão da linha com o modem. O filtro é para a conexão do TELEFONE com a linha e não do modem.

Bom, após ligar os cabos RJ45 e RJ11 no modem, ligue o mesmo na tomada, que ele realizará um "boot", e começará a tentar se conectar com a rede ADSL da Cia telefônica. Você poderá verificar que os leds da frente do modem irão piscar até ficar aceso fixo da seguinte maneira:

  • O primeiro led (POWER) acenderá quando você ligar o modem
  • O segundo led (ADSL) irá ficar aceso fixo quando o modem conseguir conexão com a sua Cia telefônica. Caso a banda larga (ADSL) não esteja ativada ou esteja com problemas, ele ficará piscando.
  • O terceiro led (DATA) fica "piscando" conforme haja movimento de dados entre seu computador e a rede ADSL (internet)
  • O quarto led (Ethernet), é aceso quando você conecta a porta RJ45 do modem no micro

Assim, depois do "boot" inicial, o seu modem deverá apresentar o primeiro, o segundo e o quarto leds acesso permanentemente.

Agora vamos criar uma conexão para ele no seu Windows para que você possa navegar na internet.

Uma das opções é instalar o CD que vem junto com o aparelho, que basicamente é colocar o cd e seguir os procedimentos da tela, mas como alguns compram o modem sem o CD do provedor, resolvi colocar aqui a opção mais genérica de instalar a conexão com a banda larga em ADSL. Caso você tenha um micro com Windows 98, Me, ou outro, pode ser interessante, mas se você tiver instalado um micro com Windows XP ou Vista, crie uma conexão manual que é bem simples.

Primeiro vá no painel de controle, e chame as conexões de rede:

Na janela que irá abrir, clique na opção de utilizar o "Assistente para novas conexões".

Com este assistente você poderá fazer a conexão com a banda larga (além de outras coisas mais tarde). No momento vamos utilizar a opção de "Conectar-me à Internet".

Ao invés de usar o CD, vamos criar a conexão manualmente...

No caso em questão, vamos criar uma conexão de banda larga. Este tipo de conexão fornecida pelas Cias Telefônicas, utilizam o ADSL, e precisam que o micro que está conectado no modem, faça uma conexão passando nome de usuário e senha. Existem conexões de banda larga que não precisam passar usuário e senha, pois estão permanentemente conectados, mas não é este caso aqui.

Agora defina um nome para esta conexão (você poderá ter vários tipos de conexão com a internet no mesmo micro).

Para facilitar, coloque logo o nome de usuário e senha, para que não precise colocar estas informações todas as vezes que fizer a conexão.

Selecione para criar um atalho para esta conexão à internet no seu ambiente de trabalho,

Pronto. Você finalizou a criação da sua conexão com a internet, utilizando um modem ADSL, no padrão BRIDGE.

Estando com o modem conectado como mostrado lá em cima do artigo, basta clicar 2 vezes neste ícone da conexão que seu micro se conectará à internet:

Antes de se conectar, é interessante você verificar se a sua conexão de rede local está em ordem com relação aos protocolos e endereços IPs. Chame as propriedades da sua conexão de rede:

E na janela que abrir, verifique as propriedades do protocolo TCP/IP. Basta marcar o protocolo na aba REDES, e clicar em propriedades.

As conexões neste tipo de configuração que estamos utilizando, devem estar sempre marcadas as opções de: "obter um endereço IP automaticamente" e "Obter o endereço dos servidores DNS".

Pronto. Modem, instalado, configurado e já colocando o micro para conectar à internet.

Nos próximos artigos veremos então como configurar este modem para funcionar tanto como ROTEADOR como para BRIDGE. Vamos ver como fazer as 2 configurações, e nos artigos seguintes, vamos ver outros tipos de customizações como redirecionamento de porta, etc.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu modem de banda larga? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR