Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: CONFIGURANDO UMA PLACA DE SOM NO WINDOWS XP

Alexandre Motta - 25/02/2008

O Alexandre Motta, usuário lá do Fórum BoaDica, preparou este tutorial que com certeza irá ajudar ao pessoal com dificuldade de instalar uma placa de som no PC, ou que queiram conhecer melhor como é o processo de instalação da placa no windows.

Galera! Eu havia comprado uma placa da Creative CT5880 PCI e quando instalei a mesma não conseguia ouvir nada de jeito nenhum. Depois de alguma investigação eu consegui resolver o problema do som. Para quem já sabe isso não é nada. Mas para quem não sabe, se torna uma frustração pois a pessoa tenta e tenta, mas não resolve. E muita das vezes tem que chamar alguém pra configurar a placa. E outros que pensam que a placa está com problema e acabam reclamando com o logista e quando vai ver, terá que pagar uma taxa para a loja pelo fato do produto não estar com problemas por motivo de instalação incorreta.

1) Depois de comprar a placa de som veja se está com os drivers(cd de instalação). Obs: Algumas placas de som são reconhecidas pelo plug-in-play do Windows XP, mas quando for preciso utilizar em alguma outra versão anterior ao Windows XP, como o Windows 95, 98, ME e 2000 você terá os drivers para serem instalados. Porém eu vou me basear na instalação pelo Windows XP Professional.

2) As placas de som são geralmente conectadas no padrão Slot PCI (Peripheral Component Interconnect - Interconector de Componentes Periféricos), que trabalham a 32 bits de banda.

Acima uma ilustração de um Slot PCI: nesse slot acima é que se conecta a placa de som.

Não confunda com PCI Express que é uma nova arquitetura. Detalhes no link abaixo.

3) Com o micro desligado conecte a placa de som no Slot PCI. Depois ligue o micro.

4) Quando entrar no Windows XP e carregar os arquivos de inicialização, o Windows reconhecerá a placa de som e irá te pedir os drivers da placa. É só colocar o cd que veio com a placa e acompanhar o assistente de instalação para concluir o processo. No meu caso o Windows não só reconheceu a placa de som, como também já havia instalado os drivers necessários.

5) Depois disso coloque o fone de ouvido ou a caixa amplificada na entrada entrada Line-out da placa de som: A entrada é de cor verde.

Especificação:

Laranja:SPIDF e Subwoofer

Azul:Entrada de Sinal

Rosa:Microfone

Verde:Saída de Sinal

Preto:Caixas de Som

Vá até o Painel de controle do Windows, opção ?Sons e dispositivos de áudio?: -> Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sons e dispositivos de áudio

Clique duas vezes e abrirá a seguinte janela.

Vá na guia áudio.

Aparecem três opções: Reprodução de som, Gravação de som, e Reprodução de música MIDI.
Você deverá clicar com o mouse sobre a lista de reprodução de áudio e selecionar a placa que acabou de instalar em todas opções acima e clique em ?Aplicar?.

Veja que eu selecionei nas três opções a placa da Creative. Veja a figura acima.

Vá para a guia ?Voz?. Veja abaixo.

Repare que existem duas opções: Reprodução de voz, e Gravação de voz. Faça o mesmo procedimento da tela anterior, selecionando a placa que foi instalada e clique em ?Aplicar?.

Selecionando a placa instalada.

Depois de ter feito isso a tua placa de som está instalada e já pode ser utilizada.
Se quiser testar é só ir na guia ?Sons?. Veja figura abaixo.

No esquema: ?Evento de programa? você selecionando as opções de sons do Windows, e clica com o mouse na seta ao lado da opção ?procurar...? e será reproduzido o som.

Autor: Alexandre Motta.
E-mail: jedubal@yahoo.com.br


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar sua Placa de som? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR