Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALANDO O SERVIDOR DE IMPRESSÃO PLANET FPS-1010M

Antonio Vilhena - 05/11/2007

No artigo "COMPARTILHANDO SUA IMPRESSORA" vimos que uma das maneiras de compartilhar uma impressora numa rede local, era através da utilização de um equipamento chamado "servidor de impressão", e que com ele, não seria necessário que esta impressora estivesse conectada a um micro para que fosse utilizada, ou seja, ela "sozinha" estaria disponível para todos os micros da rede.

Neste artigo, iremos ver como instalar um equipamento destes! O equipamento que conseguimos para esta instalação foi da marca PLANET, e o modelo foi o FPS-1010M

O equipamento vem bem embalado, contendo na caixa a fonte, o manual (bem direto e funcional e em português), e um CD com os programas necessários.

O equipamento é bem pequeno e prático para se colocar ao lado de uma impressora da sua rede sem interferir com nada e sem ocupar espaço!

O modelo em questão é utilizado para conexão à uma rede ethernet 10/100 (existe opção para conexão a redes wireless), e a conexão da impressora através da uma interface USB (existe opção para conectar através de interface paralela). Vocês poderão ver outros modelos com estas outras opções no artigo "COMPARTILHANDO SUA IMPRESSORA".

Bom, vamos então à instalação do equipamento...

Ligue sua impressora no servidor de impressão, e conecte o servidor de impressão à um hub ou switch da sua rede através de um cabo de rede normal (ou direto). Ligue a impressora também!

Primeiro vamos seguir a instalação do software. É necessário ter um micro que atuará como configurador (quando necessário) do servidor de impressão. Precisa ser utilizado no início, mas depois, com o servidor de impressão configurado e no ar, não precisará mais de ser utilizado (se você não configurar um endereço IP, aí sim precisará de um servidor DHCP na sua rede).

Bom, colocamos o CD para instalação e ele automaticamente chamará o seu navegador com uma tela onde você poderá ou instalar os utilitários ou ver o manual online:

Marcamos a opção de instalar o utilitário do modelo em questão (FPS-1010M) (é o utilitário SETUP.EXE no CD).

Os passos são bem explicativos, bastando clicar NEXT!

É feita a instalação em um diretório específico (ou mude se desejar).

Após a instalação é perguntado se deseja configurar... como é bem simples, responda que sim!

Ele irá automaticamente descobrir o servidor de impressão na rede!

Será pedido o nome de usuário e senha (o padrão inicial é admin/admin).

Coloque uma descrição para o servidor de impressão para que fique mais memorizável.

Será necessário ou você configurar um endereço IP para o servidor de impressão ou utilizar um servidor de DHCP para fornecer um endereço IP da rede para ele ao ser ligado. Lembre-se, caso sua rede não esteja configurada com endereços IPs estáticos, sempre será necessário que "ao menos" o servidor de DHCP (o que fornece os endereços IPs), esteja no ar. No meu caso, coloquei um endereço IP livre na minha rede (10.0.0.7).

Pronto. A instalação está finalizada... será chamado agora o gerenciador do servidor de impressão.

A tela atraz são os ícones que foram criados com a instalação (configurador, o gerenciador e o desinstalador). Na frente você vê o programa gerenciador do servidor de impressão (MFP Server Control Manager), onde mostra o endereço IP e o MAC Address dele.

Clicando no (+) ao lado dele, poderemos ver a impressora que está conectada a ele (no meu caso aqui uma HP Deskjet F380).

Iremos fazer a conexão do servidor de impressão ao nosso computador para poder operá-lo e instalar o software da impressora.

Será necessário instalar os drivers no seu Windows.

Ao conectar o Windows já reconheceu.

Pronto. Instalação finalizada!

Depois de instalado os drivers o Windows automaticamente irá se atualizar para ativar o gerenciador sempre que necessário.

Após instalar o gerenciador, ele poderá reconhecer os dispositivos USB conectados a ele!

Pronto. Agora é só finalizar!

Nesta fase ele automaticamente já terá conectado e reconhecido o dispositivo USB da rede onde está instalada a impressora e irá pedir para instalar os drivers da impressora no seu micro.

Você deverá colocar o CD da impressora com os drivers específicos dela (ou usar um padrão que tenha no Windows). Aconselho a instalar os driver próprios do CD da impressora.

Este é o ícone do gerenciador de impressão.

Após instalar os drivers da impressora, ela estará disponível no seu micro (veja na área de impressoras do seu Windows).

Repare que ela estará conectada no porta "virtual" USB, que é justamente a porta USB do servidor de impressão!

Pronto. Agora já está tudo completamente finalizado no seu micro, ou seja, tanto o servidor de impressão como a nova impressora. A impressora estará disponível na rede diretamente através do servidor de impressão, para QUALQUER micro que esteja na rede possa usá-la, sem necessidade de ter um micro diretamente conectado a ela.

Numa empresa, isto é muito importante pois você poderá instalar "impressoras departamentais", onde atenderão a vários micros (todos da rede), sem a necessidade da impressora estar conectada a nenhum deles, e você poderá pensar em particularidades como diferentes impressoras sendo disponibilizadas tipo uma laser, uma inkjet colorida, uma matricial... ou seja, diferentes impressoras, disponíveis para todos da rede, para diferentes tipos de trabalho. Existem muitas possibilidades de aumento de produtividade com este tipo de solução.

Outra opção é imprimir remotamente... numa empresa com vários departamentos, você pode de um departamento, imprimir numa impressora de outro departamento devido a atividades específicas.

Referências: Servidor de Impressão Planet

Gostaríamos de agradecer à DATATRI INFORMÁTICA o fornecimento do equipamento para realizarmos testes e o artigo.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu servidor de impressão? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR