Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

FAZENDO E COLOCANDO TOQUES CUSTOMIZADOS EM MP3 NO SEU CELULAR MOTOROLA

Antonio Vilhena - 01/11/2007

Vez por outra entram em contato comigo para falar de como fazer toques de celular (ringtones), que acham os toques que tem aí na praça muito sem graça e que queriam um que não fosse utilizado por outros para poderem se diferenciar além de ser um item a mais de "onda" junto a amigos etc. Minha filha que tem um motorola, pedia muito para preparar alguns toques para ela que ninguém tivesse pois ia fazer o maior sucesso, daí, resolvi ajudar e aproveitar e preparar também um artigo a este respeito.

Neste artigo em especial, vou dar enfoque em como fazer toque de celular em MP3, e utilizando telefones MOTOROLA, através do software Motorola Phone Tools. Infelizmente não tenho outra marca de celular no momento aqui em casa, mas quando conseguir vou tentar fazer uma atualização deste artigo ou um novo.

O programa Motorola Phone Tools vem acompanhando vários celulares da Motorola, onde juntamente com um cabo USB (ou por bluetooth), controla a conexão do celular com seu micro.

Bom, primeiro vamos fazer um "toque personalizado", a partir de uma música em mp3... para isto vou usar um velho conhecido nosso que já apresentei em alguns artigos aqui no BoaDica... o AUDACITY. Programa gratuito, em português, para edição de música que não deixa nada a desejar comparando com programas comerciais bem caros! Você poderá baixá-lo em: http://audacity.sourceforge.net

Não vou colocar os passos de instalação do programa, mas é realmente muito simples. Basta baixar e instalar.

Bom, com o programa instalado, vamos chamá-lo pra criar nosso toque especial, e abrimos o arquivo de música mp3 desejado.

Após isto, basta marcar a parte da música que queremos para o toque e apagar o resto da música (opção "Apagar fora da Seleção") pois não tem sentido colocar uma música inteira no toque, pois além de ocupar a memória toda do celular, acaba não sendo algo "especial". O interessante é marcar uma parte e retirar o resto e em alguns casos fazer montagens com parte de uma música ou de diferentes músicas (a criatividade não tem limite).

Retirando o restante da música que não nos interessa para o toque, ficamos com só um pedaço para poder "brincar" melhor.

Nesta parte você pode fazer experiências também com os filtros do programa, editar pequenos pedaços, fade-in, fade-out, etc... aproveite o micro e experimente bastante pois existem inúmeras opções de uso e customização.

Após finalizar a customização, basta exportar a música final como mp3.

Se você não customizou a biblioteca de suporte para mp3, será pedido agora que aponte para o arquivo específico (eu uso a biblioteca Lame MP3).

Após isto o arquivo com seu toque personalizado estará salvo no seu HD como mostra abaixo.

Bom, agora vamos colocar este toque no celular.

Como falei no início, como só tive acesso no momento a celulares da motorola, vou utilizar ele neste artigo.

Você deve ter instalado no seu micro o programa Motorola Phone Tools (que deve ter vindo junto com seu celular ou você comprou em separado), e após chamá-lo marcar o tipo de conexão que terá com o celular. Não conecte o celular ainda!

O programa pede para conectar o celular que ele irá customizar a instalação automaticamente...

O Windows detecta que o celular está conectado....

Após isto o programa Motorola Phone Tools, abre uma tela com uma imagem do seu celular e os acessos/ícones para o programa interagir com ele.

No caso em especial deste artigo, vamos utilizar o Multimídia Studio!

Além da transferência de arquivo ele também permite que você faça algumas operações com a música, porém o Audacity é muito mais poderosos e com mais ferramentas.

Selecione na aba do micro (My PC), a música que preparamos no audacity. Ele já abre no formato de edição, e informa as características da música.

Como já tínhamos feito no Audacity toda a manipulação na música para deixar do jeito que queríamos, basta clicar na opção TRANSFER TO PHONE para enviar a música para seu celular.

A música é transferida...

Pronto, você já está com um novo toque no seu celular. Você poderá verificar isto acessando com o Multimídia Studio, na área de File Transfer, os arquivos do seu celular.

Aqui está ele... na área de áudio (minha filha já tem vários toques super-transados por lá).

Depois disto, basta customizar na configuração interna do seu celular para utilizar o novo  toque que você colocou nele!

Como observação vale lembrar que é comum ter problemas no seu Windows quando se utiliza o Motorola Phone Tools (internet cai, MSN para de funcionar, etc.). Existem vários problemas de compatibilidade que se você não estiver conectado na internet, ou se depois reiniciar o Windows, tudo estará funcionando de novo.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR