Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

NO-BREAK APC 1200VA (BR1200BI-BR) - PARTE 2

Antonio Vilhena - 24/05/2007

No artigo anterior (NO-BREAK APC 1200VA (BR1200BI-BR) vimos as características básicas deste no-break, os detalhes específicos da sua instalação (conexão da bateria), e avaliação geral do mesmo. Neste artigo vamos ver a parte de como conectar o no-break ao seu micro e como instalar o software de controle no seu sistema.

Primeiro vale ressaltar que é COMUM este no-break ser vendido SEM O KIT de conexão, ou seja, se não estiver bem especificado que vai junto, o normal é não ir o kit.

Aí pode começar seu primeiro grande problema... a conexão do no-break ao micro se dá através de um cabo nada comum: numa ponta (que liga no micro), é um conector USB, na outra (que liga no no-break), é um conector RJ45, porém de 10 vias o invés do normal de 8, o que é muito pouco utilizado por aqui, ou seja, até para mandar fazer é complicado. Prepare-se para tentar conseguir o cabo original junto à APC ou alguma revenda que encomende isto para você (http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=AP9827).

OBS: Uma boa tentatica/dica, é você ligar para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da APC e informar que você recebeu da revenda a informação que o cabo seria entregue pela própria APC, que na propaganda da APC vinha a informação de que o cabo vinha junto, etc., e com isto tentar que a APC envie o cabo para você sem custos (na 2ª ligação que fizemos conseguimos isto, mas tenha em mãos a nota fiscal de compra). 

Bom, supondo que você conseguiu o cabo, no "KIT" de conexão deve ter vindo também um CD com o programa Power Chute. Caso não tenha o programa, terá que baixá-lo lá do site da APC (http://www.apcc.com/tools/download/), onde você encontra versões para Apple Mac OS X, Windows 98, Windows Me, Windows 2000, Windows XP e mesmo já para o Windows Vista (este último e uma versão nova só para ele).

É interessante notar que o modelo que estamos avaliando não tem lá (talvez por este modelo ser BR), e portanto terá que pegar o programa colocando outro modelo no grupo SR (eu coloquei o BR800BLK), e utilizei a versão 2.0 (para Windows 2000, Windows XP)... atenção, será necessário se registrar, etc.... ou seja, o processo é bem "não-amigável"! Pedi um kit/CD para uma revenda (Datatri).

Bom, passada esta etapa inicial que desanimou um pouco, fomos para o processo de instalação do programa, onde também ocorreram vários "probleminhas" (só de "tentativa de instalação" foram umas 5 vezes), tanto com relação ao programa como a seu conteúdo.

Vejam que maravilha de contrato de uso (abaixo)!! O programa simplesmente não mostrou nada no local do contrato!

Depois do "sofrimento" de achar as informações no site da APC, desmarquei esta opção de registro pois já estava ficando cansado de tanto problema.

Mesmo respondendo que não, ele informa que irá "enviar informações" para a APC, também respondi que não!

Após a instalação, aparece o ícone na barra de tarefa

Clicando com o botão direito nele, aparece a opção de chamar o aplicativo bem como atalhos para algumas áreas dentro do aplicativo.

Mandamos abrir o aplicativo e com isto é aberta a tela inicial do mesmo, de onde você pode entrar em várias de suas áreas (configuração, monitoramento, etc.). É interessante a tela com os atalhos de tarefas rotineiras bem como a informação geral.

Na opção de performance, podemos ver que existem bastantes opções e controles para "histórico" e "tipo" de problemas... como imaginado, características que são mais fortemente direcionadas para o mercado corporativo.

Como estávamos fazendo o teste só com as "caixas de som" ligadas nele (para ver como seria sua reação), é bem interessante verificar que ele monitora bem o consumo (veja abaixo o consumo de 6 Watts) e calcula o tempo de duração da carga baseada no consumo.

Um problema que é bem comum em no-breaks é o "envelhecimento" da bateria, onde ela perde suas propriedades de retenção de carga. Nestas ocasiões não tem muita solução a não ser trocar a bateria. Neste programa você pode optar que seja feito um teste automático da bateria periodicamente, de forma a você não ser surpreendido quando necessitar do equipamento e a bateria não corresponder na retenção e disponibilização de carga.

Depois das opções de monitoramento, temos as opções de configuração...

Achei esta opção interessante... não adianta ficar emitindo alarmes se não existe ninguém para ouvi-los!

Nestas opções de notificação é outro local onde notamos seu direcionamento para empresas. Nos produtos mais para o mercado SOHO, são oferecidas opões para aviso através de internet, através de SMS, etc., já neste caso, nenhum tipo de aviso é oferecido a não ser o alarme.

O sistema de ajuda se encontra dentro do aplicativo e possui bastante informação.

Devido à alguns testes que estávamos fazendo, tivemos que "desinstalar" este programa... prepare-se para aborrecimentos! Além de só desinstalar se o equipamento estiver fisicamente conectado com o cabo (ou seja, você não pode retirar o equipamento ANTES de desinstalar), o processo foi penoso e com vários erros!

Bom, durante o seu uso não fizemos "stress" com relação ao funcionamento da sua função como no-break. A empresa APC é reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos, e com certeza até hoje o no-break está em funcionamento na bancada sem problemas, porém como estamos ressaltando desde o artigo anterior, ESTE, não é o melhor produto para o mercado SOHO e principalmente NÃO É o produto mais adequado para usuários finais! Muito pouco amigável tanto na implantação do hardware como no software, poucas opções de funcionamento e avisos, problemas em várias etapas desde a retirada da caixa até colocá-lo em funcionamento, enfim, é um produto que se baseia na sua qualidade de fabricação e não na facilidade e opções de uso.

Referência: http://www.apc.com/


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu No-break? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR