Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COMPARTILHANDO SUA IMPRESSORA

Antonio Vilhena - 24/05/2007

Hoje em dia com o uso cada vez mais intenso da internet e com o barateamento do preço do micro e seus componentes, é cada vez mais comum encontrarmos casas onde se usam redes locais para os diferentes micros de casa, além de empresas pequenas onde todos os funcionários utilizam um micro próprio. Com isto, começa a aparecer uma outra necessidade, que é o compartilhamento de recursos da rede.

Já colocamos aqui no site artigos relativos a compartilhamento de conexão de internet (breve teremos mais artigos sobre este assunto que sempre tem novidades), porém começa a haver também pelos usuários, a necessidade de compartilhar outros recursos como a impressora.

Pelo fato de ser um dispositivo que ocupa um espaço razoável e não é utilizada o tempo todo, muitos não vêem a necessidade de se colocar uma impressora para CADA micro, mas sim, que vários micros possam utilizar a mesma impressora. Porém como fazer isto?

Para compartilhar a impressora podemos usar 3 modos distintos:

  • Compartilhar uma impressora através de um chaveador de impressora
  • Compartilhar uma impressora que esteja ligada a um micro e este ligado numa rede local
  • Compartilhar através de um "servidor de impressão"

COMPARTILHANDO COM UM CHAVEADOR DE IMPRESSORA:

Um chaveador de impressora é um dispositivo bem interessante, barato, e que atende muito bem quando deseja compartilhar uma impressora entre 2 micros próximos. Seria mais ou menos assim:

Existem 2 tipos de chaveador: automático e manual. No automático, como o próprio nome informa, o aparelho "identifica" que um micro está enviando algo para impressão, e dedica a impressora a ele enquanto estiver imprimindo, sem intervenção do usuário. Já no manual, é necessário que o usuário mude na chave localizada no aparelho, qual micro irá utilizar a impressora:

chaveador automático chaveador manual

Como informado antes, é uma solução bem simples e barata (principal atrativo), onde o custo é o preço do chaveador, mais o preço dos cabos paralelos ou USB utilizados para conectar os micros ao aparelho, porém não irá atender quando os micros estiverem um pouco mais distantes entre si ou quando houver vários micros desejando compartilhar várias impressoras. Alguns destes aparelhos apresentam também problemas de contato com o tempo (principalmente o manual).

COMPARTILHAR UMA IMPRESSORA ATRAVÉS DE UM MICRO LIGADO EM REDE LOCAL:

Este modo é um dos mais utilizados atualmente, pois a princípio não acrescenta custo algum, sendo necessário apenas um conhecimento um pouco maior de informática (para isto estamos aqui ), e um relacionamento entre os usuários. Na realidade a impressora será de 1 dos usuários e ESTE deve permitir que outros usem sua impressora. Apesar de tecnicamente não haver problemas, "socialmente", pode gerar "conflitos" (eu que o diga com minhas filhas brigando pelo uso da impressora aqui em casa )!

Esta solução funcionaria mais ou menos da seguinte maneira:

Como vemos, a impressora "PERTENCE" ao micro1 e ela só "enxerga" a rede e os demais micros através do micro1 a quem está conectada! Este micro possui controle TOTAL sobre ela, e ele "permite" que os outros a utilizem "através dele". Para fazer isto, o micro1 entra nas propriedades da impressora e seleciona a opção de compartilhamento dela (veja figura abaixo).

Ao ser "compartilhada" o Windows colocará um indicativo no ícone da impressora (aquela mão por baixo dela), informando que este recurso está disponível para outros na rede.

É importante ressaltar que o controle da impressora, seu "spool" de impressão, conexão, etc., é tudo feito pelo micro1, ou seja, esta opção causa algum impacto na performance do equipamento. Este impacto será tão maior quanto for a quantidade de arquivos enviados para impressão, o tamanho dos arquivos, fontes utilizados, etc. Assim, apesar de ser uma solução que não necessita de nenhum equipamento adicional, não tendo também nenhum custo adicional, ela é consumidora de recursos de um dos micros, e isto dependendo do trabalho que a impressora tiver, pode ser inviável sua utilização.

Como observação, vale lembrar que esta "solução" pode ser extrapolada para os limites "além" da rede local, ou seja, esta "rede" onde o micro está conectado pode ser a internet, onde teríamos algo como:

Este tipo de solução já foi mostrada no artigo anterior IMPRIMINDO REMOTAMENTE PELA INTERNET.

COMPARTILHAR UMA IMPRESSORA ATRAVÉS DE UM SERVIDOR DE IMPRESSÃO (Print Server):

Existe também outro tipo de solução, que é mais comum de ser encontrada em empresas, que é a utilização de SERVIDORES DE IMPRESSÃO (ou Print Server) mas que aos poucos vai aparecendo também no mercado SOHO. Basicamente o que se faz é substituir o micro da solução anterior, onde a impressora estava conectada, por um aparelho que irá atuar do mesmo jeito que o micro, porém, sem nenhuma necessidade de intervenção e sem impactar a performance de nenhum micro. O esquema de funcionamento seria então:

Com este método, a impressora passa a ter uma "identidade própria" na rede (endereço IP ou nome netbios, etc.), e fica disponível para todos os usuários da rede. Este aparelho não é muito caro, possuindo diversos modelos diferentes (para impressora USB, paralela, para rede ethernet, fast ethernet, wireless, etc.).

Sem Fio Com fio

Em empresas maiores, algumas vezes são criados "centros de impressão" no departamento, onde por exemplo, com a utilização de um servidor de impressão disponibiliza-se para os funcionários diferentes tipo de impressora conforme o serviço, ou seja, impressora de grande volume, laser colorida, etc., de forma que o usuário ao desejar imprimir, escolhe aquela que melhor irá atender suas necessidades, porém, mesmo em empresas menores, esta solução pode ser importante, principalmente se você possuir uma impressora especializada que seja um pouco mais cara e tem que ser usada por mais de 1 usuário, ou mesmo para poder distribuir melhor o serviço sem impactar a máquina de ninguém.

Pelos custos atuais de um servidor de impressão, já é bem viável sua utilização mais comum em qualquer lugar, até mesmo em home office (aqui em casa por exemplo são 3 micros, às vezes 4).

Como observação vale lembrar que algumas impressoras já possuem um "servidor de impressão" interno, ou seja, elas já vem preparadas para serem ligadas diretamente à rede (possuem uma saída RJ45 para conexão direta à rede), e algumas ainda possuem esta conexão como "opcional" a ser instalado na impressora.

Interface de rede já presente na impressora Placa de rede interna à impressora vendida como opcional

Recentemente começou a aparecer outra opção, que é a disponibilização de um servidor de impressão já interno nos ROTEADORES DE BANDA LARGA... como cada vez mais estão sendo usados estes roteadores nas conexões de internet no mercado SOHO, alguns fabricantes estão oferecendo então esta opção para tentar obter maior venda, o que é bem interessante e facilita o dia-a-dia.

Bom, é isto aí, já deu para todos terem uma boa idéia sobre o que pode ser encontrado como solução na área de compartilhamento de impressora. Num próximo artigo irei mostrar como instalar um servidor de impressão, e verão como é simples.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu servidor de impressão? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR