Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

REVIEW DO COOLER S754-08C9225H3 DA VCOM

Alucard - 21/05/2007

Sabem quantos técnicos de informática é preciso para testar um cooler? Não? ...bem... nem eu sei! Por isso pra evitar problemas, chamei um amigo médico e um outro amigo desocupado para fazer o review desse cooler! Eles são mais conhecidos por Jaguar.rj e Danilo_Souza do Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br)!

É isso aí! Vamos analisar esse cooler, que apesar de seu nome extenso, pode ser apelidado de Vcom H3, para soquete 754, 939 e AM2. (ele também tem uma versão para soquete 775 Intel).

O Vcom H3 se baseia na tecnologia de heat-pipes para melhor dissipação do calor. Os heat-pipes são pequenos tubos de cobre com um líquido próprio para resfriar dentro deles. Ao ser aquecido esse líquido vai para o topo do heat-pipe, que devido às aletas de alumínio e ao cooler, novamente se resfria e repete o ciclo.

Existem alguns modelos de marcas bem mais caras no mercado, então decidimos colocar em teste para ver se esse cooler que tem seu preço médio inferior aos 50 reais é uma boa compra.

Podemos ver no site do cooler Vcom H3 suas características básicas, porém aqui vamos mais a fundo.

Aqui vemos o cooler em si e sua base nada polida!

Vamos comparar com cooler BOX da AMD,

que também possui uma base nada polida, além da pouca área de dissipação e essa gosma nojenta que só serve para colar no processador depois e aquecê-lo mais ainda!

Devido ao nervoso que dava ao olhar para aquela base enrugada do H3, fizemos um rápido lapping para deixá-la realmente lisa.

A colocação do H3 é simples e rápida, 

Apesar de seu tamanho, ele não chega a ficar apertado ou esbarrar em outros componentes.

Agora vamos esquentar as coisas para ver a real performance! .

Nossa configuração é um Atlhon64 X2 3600+ núcleo Windsor e uma ABIT KN9S. O Gabinete é um Vcom também, com ventoinha de 120mm na traseira, um de 80mm na parte da frente e a fonte em si também tem uma ventoinha de baixa rotação para ajudar na ventilação interna.

Primeiro vamos ver como o cooler box da AMD se comporta. É claro que tiramos aquela gosma nojenta que vem junto e usamos uma pasta térmica decente, no caso a Akasa-450.

Ligamos a máquina e após 15 minutos monitorando, usando o Everest salvamos essa imagem da tela:

O núcleo primário está em 35ºC e o segundo em 30º, nada mal. Porém o teste começa mesmo quando botamos a CPU a 100% de utilização.

Após apenas 5 minutos o núcleo primário subiu 19ºC (54ºC) e o secundário em 22º (52º) e reparem também que a temperatura do PWM (controlador de tensão) e todas as outras também aumentaram. Por isso sempre ressaltamos que não interessa o cooler que se use, é imprescindível uma boa ventilação interna no gabinete.

Deixamos a máquina desligada por uns 20 minutos, fizemos a troca dos coolers, passamos novamente a pasta térmica da Akasa. Vamos à performance do H3.

Hmmm... 33ºC para o primeiro núcleo e 27º para o segundo, em idle após 15 minutos, nenhum milagre, mas ao menos já sentimos que algo mudou.

E como a vida não é fácil pra ninguém, muito menos para o cooler, vamos botar a máquina pra suar.

E agora sim vemos como o H3 é capaz de segurar a temperatura do processador. Após 15 minutos, 10 a mais do que o cooler BOX, as temperaturas ficaram realmente baixas, somente 10ºC acima (43º) para o primeiro núcleo e 9ºC para o segundo núcleo (36ºC).

Uma ótima performance, e até mesmo incrível pelo baixo custo que esse cooler tem em relação a performance e o silêncio que ele proporciona.

Pesquisando pela internet eu achei um artigo de um usuário do mesmo cooler para o soquete 775 Intel, e também se mostrou uma excelente compra em cima do cooler BOX que a Intel oferece.

Em resumo, se estiver precisando de um bom cooler sem pagar mais pelo nome de uma marca, o Vcom H3 é o produto que você procura.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu cooler/ventoinha? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR