Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

NO-BREAK APC 1200VA (BR1200BI-BR)

Antonio Vilhena - 16/04/2007

Recentemente disponibilizamos um artigo sobre um No-break que tínhamos recebido (TUTORIAL: Instalando No-break Inteligente SMS) e por coincidência recentemente precisamos adquirir outro No-break e optamos por utilizar um concorrente direto do modelo já analisado, até para podermos fazer uma comparação melhor com relação aos produtos e podermos passar nossas impressões para os usuários aqui do site.

No Brasil e no exterior, os equipamentos da APC usufruem de uma fama muito saudável com relação à qualidade de seus produtos, e como o preço de um modelo equivalente ao que fora analisado da SMS (que era de 1400 VA), achamos que seria uma boa opção para escolhermos!

Obtivemos então o equipamento da APC, modelo BR1200BI-BR.

Um item que é muito importante observar na compra de um No-break (DE QUALQUER MARCA), é verificar que tensões de entrada ele suporta! Muitos no-breaks que são vendidos aqui, suportam SOMENTE 110V, e não oferecem a opção de também suportar 220V, assim, verifique antes de comprar, se for necessário é claro, que o modelo seja ou não bivolt. (o modelo escolhido por nós era bivolt).

Bom, recebido o equipamento, abrimos a caixa e a primeira coisa que se nota é a quantidade de informações na própria caixa!! Realmente interessante... deu para começar a animar!

O equipamento é sóbrio, sem ser muito chamativo, mas transmite uma impressão de segurança muito boa (afinal, No-break tem muito a ver com este tipo de "sentimento": segurança).

Abrimos a caixa, retiramos o equipamento, e notamos o aviso de que, POR SEGURANÇA, a bateria não estava conectada. Achamos interessante este tipo de preocupação!

 

Aqui vale uma "avaliação"...

Ao mesmo tempo que é interessante este tipo de preocupação com segurança, durabilidade, etc., em que a bateria não esteja conectada no equipamento, por outro lado é algo muito incômodo para o usuário final.... você até pode achar que é algo simples, mas neste caso: NÃO É!!!!!!!!!!

Para "conectar a bateria", é necessário a retirada da frente do equipamento, que apesar de vir bem explicado no manual, é uma atividade que pode sim gerar problemas (quebrar o encaixe, desconectar fios, etc.), além de a conexão em si do cabo da bateria no conector, não é simples... talvez tenhamos tido "pouca sorte", mas o cabo vermelho que deveria fazer a conexão era muito curto, e somente com a utilização de um alicate para puxar o cabo e com uma atenção SUPER REDOBRADA para não fazermos nenhuma besteira ao tentar puxar o cabo, é que foi possível fazer a conexão!

Este tipo de atividade em um No-break que cada vez mais vem sendo utilizado por usuários finais (afinal de contas as máquinas estão ficando bem mais potentes e os no-breaks menores já não dão conta), não é algo que irá agradar ou sequer transmitir segurança ao usuário... muito pelo contrário! Ah, e antes que me esqueça... o próprio manual que acompanha o produto avisa e realmente acontece... ao tentar encaixar no conector específico, poderão ocorrer faíscas, ou melhor dizendo: IRÃO OCORRER FAÍSCAS!!! Não se assuste!

Enfim, uma etapa que para usuários finais é totalmente inaceitável... poderiam pensar até em um modelo específico para usuários finais onde esta etapa não fosse necessário, ou algum tipo de solução menos "grotesca"....

Bom, passado esta etapa, fechamos o gabinete novamente, ligamos o No-break na tomada, e os leds frontais de aviso (verde e amarelo) ligaram indicando que estava tudo correto!

Conforme o manual do mesmo, é necessário um tempo de carregamento de 12 horas para garantia de sua autonomia...

Isto feito, conectamos os equipamentos, e procuramos no manual sobre a parte de software de gerenciamento... outra surpresa: O NO-BREAK NÃO VEM COM SOFTWARE NEM CABO PARA GERENCIAMENTO!!!!!!!! É OPCIONAL!!!! Não é nem para fazer download, tem que COMPRAR em separado!

O equipamento possui na sua traseira as tomadas de força, as tomadas RJ-11 para proteção da conexão telefônica, e possui uma tomada RJ45 (a mesma que a ethernet) para conectar o cabo de dados, só que tanto o cabo como o Software devem ser comprados EM SEPARADO! Sim, é pago, e até agora não conseguimos obter este item para compra (a maioria das lojas não o possuem)!

Resumindo:

O equipamento impressiona pela qualidade, pelo acabamento pela "solidez" e "segurança" que transmite, porém desaponta EM MUITO, pela dificuldade da instalação e por não oferecer gratuitamente o gerenciamento do mesmo! Ou seja, o seu sistema operacional não conversará com o equipamento e portanto, não irá oferecer segurança e automação do seu desligamento quando houver falta de energia!

É um produto mais caro que os concorrentes, e nitidamente direcionado para o mercado que não envolva usuários finais!

Estaremos procedendo à procura do kit de conexão (cabo + software) para que possamos verificar como funciona sua interface em conjunto com o sistema operacional. Assim que conseguirmos iremos colocar em outro artigo por aqui!

Características Técnicas:

  • Capacidade de Potência de Saída: 600 Watts / 1200 VA
  • Potência Máxima Configurável: 600 Watts / 1200 VA
  • Tensão nominal de saída: 120V
  • Tipo de Forma de Onda: Senoidal aproximada
  • Conexões de Saída: (8) Brazilian 2P+T (Bateria de Reserva)
  • Tensão nominal de entrada: 120V
  • Freqüência de entrada: 60 Hz +/- 2Hz
  • Tipo de Conexão de Entrada: NEMA 5-15P
  • Comprimento do Cabo: 1.83 metros
  • Intervalo de tensão de entrada ajustável para as principais operações: 92 - 156,180 - 270V
  • Tipo de bateria Bateria: selada Chumbo-Acido livre de manutenção: a prova de vazamento
  • Tempo de recarga típico 12 hora(s)
  • Quantidade de RBC? (cartuchos de bateria): 2
  • Tempo de autonomia típico em meia carga: 15.7 minutos (300 Watts)
  • Tempo de autonomia típico em carga total 4.2 minutos (600 Watts)
  • Painel de controle: Display de LED de status com indicadores de On line : Em Bateria : Troca de Bateria e Sobre Carga
  • Alarme sonoro: Soar alarme quando na bateria : Alarme distinto de pouca bateria : tom de alarme continuamente sobre carregado
  • Dimensões: 165 x 200 x 330 mm (altura, largura, profundidade) 
  • Peso Líquido: 15.00 KG
  • Porta de comunicações: USB
  • Software de gerenciamento: opcional
  • Proteção de linha de Dados: Fax / Modem / DSL (RJ-11)
  • Proteção contra surtos de até 450 Joules
  • Disjuntor reinicializável
  • Modelo bivolt automático

Referências: http://www.apc.com/


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu No-break? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR