Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

MOUSE BLUETOOTH DA TARGUS

Antonio Vilhena - 15/04/2007

Recentemente fizemos um artigo aqui sobre um mouse para notebook da Microsoft (veja em MICROSOFT NOTEBOOK OPTICAL MOUSE), onde dizíamos o quão necessário era a utilização de um mouse quando tínhamos um uso contínuo do notebook. O problema é que se começarmos a colocar penduricalhos demais no notebook, acaba virando um "meio-desktop"! Desta forma uma das maneiras de se evitar este tipo de coisa, é a utilização de dispositivos sem fio e que só sejam "ativados" quando se faz uso contínuo do equipamento.

Desta forma, é muito interessante que primeiro, ao comprar o notebook, tentar optar pelo máximo possível de conexões no equipamento (rede wifi, bluetooth, ethernet, USB, etc), e passar a escolher os periféricos que melhor utilizam estas conexões e compartilhem entre outros periféricos.

Na área de rede sem fio, uma das vantagens da utilização da rede bluetooth, é que já começam a aparecer diversos dispositivos para conexão, e a preços interessantes (mouse, headphone, impressora, câmera, celular, etc.), além de poder conectar diferentes computadores através desta rede, etc.

Como eu já utilizo meu celular sincronizando dados através do bluetooth com meu micro (veja artigo TUTORIAL: INSTALANDO INTERFACE BLUETOOTH), resolvi testar a utilização de um mouse bluetooth em substituição a um com fio ... (um dia estes fios todos vão sumir ) e de quebra, poderia utilizar o mesmo mouse tanto no notebook quanto no desktop, bastando ter o adaptador ou a rede bluetooth disponível!

O equipamento que selecionei para o teste é um mouse bluetooth da Targus, que apesar de não ser muito conhecida aqui no Brasil na área de hardware, é bem conhecida na área de maletas e bolsas para notebook. Lá no exterior eles também fornecem vários equipamentos que suportam esta área, que são mouses, fones, etc.

O que achei mais interessante neste conjunto foram 2 fatores:

  • Eu não precisaria de outro tipo de "rede" no micro (eu já estava usando o bluetooth e aproveitaria ele)
  • O mouse vem com pilha recarregável, que é recarregada direto no próprio mouse!

Pode parecer brincadeira mas muitos que conversam comigo sobre a utilização de dispositivos de entrada de dados (mouse/teclado) sem fio, sempre levantam o problema "e se acabar a pilha no meio de um trabalho?". Apesar de eu falar que sempre são dados diversos avisos do status da pilha e necessidade de trocar "ANTES" de realmente acabar, sempre ficam preocupados com o problema... pois bem, neste mouse, isto foi resolvido de modo direto: as pilhas do mouse são recarregadas ligando ele na sua saída USB sempre que precisar! Prático não é?

Bom, no pacote do produto veio o mouse, as pilhas recarregáveis, um cabo USB para ligar no mouse para recarregar a pilha, CD de driver e suporte, manual, e uma bolsinha para acomodar o mouse e o cabo que é bem simpática para guardar na mala do notebook quando não estiver em uso.

Alguns dados técnicos/características adicionais do mouse:

  • Dimensões: 9,5 x 5 x 3,5 cm
  • Peso: 64 gr
  • Distância máxima de alcance do bluetooth: 10 metros
  • Suporte a SO: Windows 2000 e XP
  • Suporte a gerenciamento de energia próprio (avisa no próprio mouse por luz quando da necessidade de recarregar)

O primeiro passo é colocar as pilhas no mouse, que se acomodam no local logo abaixo da capa superior do mouse:

 

Antes de ligar o mouse, como é recomendado, vamos primeiro instalar o software e drivers de suporte:

Coloca-se o CD no leitor que o aplicativo irá iniciar automaticamente:

A instalação é tremendamente simples! Informa-se o local onde o software de suporte será instalado:

E pronto. O suporte para ele já está instalado!

Se o seu sistema já possui a rede bluetooth ativada, ela irá aparecer na barra de tarefas do seu Windows:

E agora clicamos nela para reconhecer o novo dispositivo que acabamos de instalar:

Clica-se na opção de adicionar dispositivo:

Nesta hora, é necessário que você pressione o botão na parte inferior do mouse (ele ficará com uma luz piscante), para que o seu sistema possa encontrar o mouse!

O sistema encontrou o mouse (verifique que colocou inclusive o nome dele nos dispositivos)

É perguntado se existe alguma chave de acesso ou senha para acessar o dispositivo. O mouse não usa chave de acesso (diferente de celulares, impressoras, etc.), portanto, basta você marcar a opção "NÃO USAR CHAVE DE ACESSO".

Pronto, o seu mouse já foi reconhecido e o suporte instalado. O sistema já permitirá o uso do mesmo no Windows

No ícone de mouse que aparecerá na sua barra de tarefas você encontrará várias funções interessantes que poderão ser realizadas com seu mouse, como por exemplo controle de dispositivos multimídia, etc.

Se você usa um notebook com programa específico para controle de redes/dispositivos bluetooth, as telas podem ser ligeiramente diferentes, porém os passos deverão ser mais ou menos os mesmos.

Com o passar do tempo você verá quão agradável é utilizar um notebook com mouse, e principalmente com mouse sem fio! Com o software/suporte instalado, basta quando quiser tirar o mouse da mala, ligar, e clicar no botão para "reconhecer o mouse". Na mesma hora, ele é capturado e passa a ser usado! Uma maravilha!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu mouse? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR