Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

AVALIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA WEBCAM 1300K

Antonio Vilhena - 06/04/2007

Eu andava meio insatisfeito com a webcam que eu tinha disponível aqui para a internet e para os meus testes (veja artigo TUTORIAL: INSTALANDO UMA WEBCAM NO SEU MICRO) pois a resolução dela deixava um pouco a desejar (350K pixels) sempre que eu usava para capturar alguma imagem/vídeo para fazer algum trabalho, além de mesmo no uso básico do MSN o pessoal achar que a qualidade era muito ruim... Por coincidência, ultimamente começou a aparecer muita divulgação de webcams melhores (de 1.3 Megapixels), que me animaram a fazer o upgrade!

Comecei a procurar na internet o que comprar, e o que vi foi muito "modelo" de câmera que informavam que tinha uma resolução mas não tinham... falavam que era de "1.3 mpx", mas capturavam foto/vídeo só em 640 x 480 em 15 quadros??? Tinha algo estranho...

Outra coisa interessante que já começa a aparecer nas webcams melhores, é zoom digital e "rastreamento da face". Quem for usar a webcam para monitoramento, estas funções podem ser muito interessantes.

Uma que atende a estes requisitos e que está sendo muito divulgada é a webcam da Microsoft VX-6000, porém infelizmente eu só tenho encontrado por um preço acima do que eu estava prevendo gastar...

Depois de procurar mais um pouco, encontrei uma opção interessante: 1300K (http://www.1300k.com.br). Além de a câmera ter a resolução que eu queria (1.3 Mpx), tinha todo o resto que eu achava importante e que eu tinha visto na Msoft (zoom digital, rastreamento de face), além de ter a opção de funcionamento com "visão noturna" (?... ainda vou ver como isto funciona direito )

Especificações Técnicas:

  • Sensor de 1300K efetivos (ou 1.3MegaPixel)
  • Resolução máxima real de 1280x960
  • Taxa de atualização máxima de 30 fps
  • Microfone embutido
  • Leds Infravermelhos
  • Zoom Digital de 3x
  • Smart Face Tracking
  • Captura instantânea de fotos
  • Conector USB 2.0 de alta velocidade
  • Detector de movimentos
  • Efeitos Especiais em tempo real
  • Apoio e presilha para monitores LCD
  • Foco de 1 cm ao infinito
  • Ângulo de visão de 45º x 60º
  • Comprimento do cabo de 145cm
  • Lentes com 5 camadas de alta qualidade
  • Ajuste automático da imagem para o ambiente
  • Resolução máxima interpolada de 4.0 MP ou 2304x1728
  • Imagens com formato 24 bit real color - XVGA ou CIF
  • Compatível com todos messengers (MSN, Yahoo, Skype etc)

Itens Inclusos no Pacote:

  • Webcam 1300K MI4
  • Protetor da lente
  • CD-Rom de Instalação
  • Manual de Instruções
  • Certificado de Garantia

Requisistos de Sistema:

  • PC com Windows 98 / ME / 2000 / 2003 / XP / Vista
  • Pentium III 700MHz
  • Disco Rígido com 200MB livres
  • USB 1.0 (2.0 recomendável)
  • Adaptador de vídeo com resolução de 800x600
  • Placa de som

Como eles vendem pela internet, e pode pagar parcelado no cartão sem juros, resolvi encarar porque estava dentro do meu orçamento! (como os produtos aparecem rapidamente no mercado, aconselho a dar uma olhada na Pesquisa de Preços do BoaDica pois aparecem fornecedores novos, outras opções de produto, etc...)

Em pouco tempo chegou minha encomenda, abri e apesar de simples e sem frescura, já fui logo colocando ela para trabalhar!

Vale notar o "clips" na base dela, que serve tanto como base como também para colocar/prender no topo de uma tela de notebook ou LCD (que são finas).

Ela tem interface USB além do tradicional pino de microfone, ou seja, você terá que ligar na USB que esteja perto do plug de entrada da sua placa de som.

Ela possui uns "leds" que pelo que li no site do fornecedor seria para a "visão noturna"... depois vamos ver como funciona isto!

Bom, como não dá para ficar com o equipamento sem usar, vamos à instalação... O manual é bem simples, pequeno, apesar de ter um passo a passo das imagens das telas que irão aparecer na instalação (apesar de imagens pequenas e preto & branco). Assim sendo, vou colocar as telas do que foi aparecendo durante a instalação aqui neste artigo também.

Antes de instalar a câmera, primeiro é necessário instalar os drivers, portanto ANTES de plugar a câmera, vamos instalar o SW (este processo de instalação será "parecido" para qualquer marca de câmera):

Coloca-se o CD no micro e automaticamente é carregado o aplicativo com os Drivers:

Seleciona-se a opção NO.H (ultima opção)

Basta clicar em INSTALL no instalador.

Depois de copiar os arquivos e instalar os drivers ele finaliza logo...

Marque a opção Não NÃO AGORA e avançar!

Marque para instalar o software automaticamente e avançar!

Pronto, os drivers e softwares básicos da câmera já estão instalados. Com eles você já pode usar no MSN ou Skype, capturar vídeo, etc.

O aplicativo básico é o AMCap que já é conhecido na área...

Ao plugar a câmera agora, ela já será reconhecida automaticamente pelo Win XP.

Bom, mas já que ela vem com outras coisas... vamos instalar também pois pode ser interessante... basta clicar na opção VP-EYE no aplicativo inicial do CD

Será chamado o programa de instalação do aplicativo VP-EYE

Após clicar em "INSTALL" (no monitor à esquerda), ele começará a instalar o aplicativo.

Rapidamente ele copia os arquivos para o disco e instala.

O aplicativo VP-EYE tem uma série de opções que não vou detalhar aqui, só mostrar alguma coisa...

Para testar se está tudo ok, chamamos o aplicativo AMCap:

Já é aberta uma tela (maior que a que normalmente é aberta nas webcams de 350K), e a webcam já deve estar funcionando!

Atenção: se você tem uma placa de captura, você deverá selecionar a câmera na opção DEVICES do menu.

Como sempre gosto de fazer, vamos ao item de opções (OPTIONS) do aplicativo...

Na primeira opção, é possível fazer ajustes de brilho, contraste, etc... você pode inclusive criar "profiles"...

Na opção de efeitos (EFFECTS), você terá uma série de efeitos que poderá aplicar na imagem/vídeo que está sendo capturado, como por exemplo similar uma foto antiga, ou criar um mosaico, ou uma lente de zoom no meio da imagem, além de poder colocar bordas (frames) na imagem.

Por fim, algo que é interessante para quem pensa em usar com monitoramento que é o ZOOM digital e o "tracking face" (rastreamento de face).

Estas opções todas podem ser melhor exploradas, e com certeza terão aplicabilidade diferente conforme o usário e o uso que vai dar para a câmera.

Já que estamos explorando a câmera, resolvi chamar o aplicativo VP-EYE!

TREMENDO SUSTO!!! TUDO EM CHINÊS!!!!!!

Bom, este ponto foi a maior roubada e poderia ser melhorado... mas ao menos deu para "safar" alguma coisa... clicando no circulo azul (no topo do lado esquerdo), você chama a tela de opções do programa e lá pode marcar para inglês:

Mas... isto não muda os botões do aplicativo, porém ao colocar o mouse em cima dos botões do aplicativo, o "hint" dica em amarelo, aparece em inglês. Não é o ideal, mas ao menos dá para quebrar um galho... isto tinha que ser melhorado... achei bem falho e falta de consideração com o nosso mercado...

Bom gente, acho que ainda tem algumas coisas a explorar nesta câmera (acho que podemos fazer um próximo artigo com algumas coisas específicas), e claro que tem algumas coisas a melhorar (principalmente este aplicativo VP-EYE que é bem "tronchinho"), e o manual (poderiam ter por exemplo um manual melhor e mais detalhado em PDF) mas o que é muito interessante, é poder dispor de uma webcam de melhor qualidade (1.3 Megapixels), com todas as funções das webcams top, e com um preço atrativo (metade do preço de mercado da VX-6000 da MSoft por exemplo na data de hoje).

Referências: http://www.1300k.com.br


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar sua webcam? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR