Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

REVIEW DO COOLER PARA PLACAS DE VÍDEO EXTREAM!

Alucard - 07/03/2007

Novamente, movido pela insaciável vontade de diminuir a temperatura desse item tão importante para quem curte jogos, a placa de vídeo, fui em busca de algum produto que tivesse excelente performance e baixo custo.

É aqui que entra a EXTREAM, uma empresa que entra de mansinho no mercado de informática, preenchendo a falta que temos de bons produtos com um visual mais atual e bons preços!

O produto em questão é o cooler para vga CVEX-CU1, que possui todo o seu corpo em cobre para melhor dissipação de calor.

No site vemos algumas fotos e as especificações do produto, vamos às minhas impressões.

Logo ao abrir a caixa vemos um belo cooler com seus itens para montagem, e são eles:

  • Tomada adaptadora de 5V e 12V para ser ligada direto na fonte.

     
  • O controlador manual de rotação.

     
  • Dissipadores de calor para memórias da placa de vídeo, já no formato BGA (ball grid array), que são os chips de memórias atuais, os ?quadradinhos?.

     
  • E os acessórios para instalação do cooler na placa de vídeo.

     
  • E o cooler em si

Dentro da embalagem também encontraremos um manual para sua montagem.

Falando do cooler em si, é um ótimo produto, como podemos ver pelo acabamento da base, que não possui nenhuma imperfeição, sendo praticamente um espelho!

Vamos botar a mão na massa e instalar essa beleza na placa de vídeo!

A simplicidade desse cooler e do seu dispositivo de fixação permite que ele seja encaixado em praticamente todas as placas de vídeo do mercado, mas sempre é bom dar uma olhada na lista de placas compatíveis no site ok?

A placa é uma Inno3D GeForce 7300GT DDR3 (500MHz/700MHz), reparem como o dissipador original é fino, dando pouca margem de dissipação de calor.
E eu sempre deixo minha placa de vídeo em overclock (625MHz/850MHz), o que gera um pouco mais de calor.

 

Basta soltar as presilhas que o dissipador original sai com facilidade.

É muito importante antes de se colocar no novo cooler, limparmos o núcleo da placa de vídeo. Sinceramente ainda vou descobrir que gosma é essa que os fabricantes colocam originalmente, é horrível de limpar, mas com álcool isopropílico, consegui deixar o núcleo bem limpo. (a sujeira que ficou do lado tava brabo de sair)

Vamos preparar primeiro o suporte de fixação do cooler, que ficará na parte de trás da placa de vídeo. Reparem que nele já está colocado os parafusos, as roscas menores e as arruelas de borracha.

Já do outro lado da placa, basta encaixar as arruelas de borracha e enroscar as roscas maiores até o fim. Prenda com firmeza, mas não vá achando que é um teste de força.

 

Reparem nas fotos acima que eu já coloquei os dissipadores de memória. Tenha uma boa mira, pois a interface térmica deles gruda rápido.

Depois, basta colocar uma pequena gota de uma boa pasta térmica para garantir que nenhuma micro-fissura vá atrapalhar a transferência de calor e apontar o cooler de acordo com as roscas já pré-fixadas.
Com o cooler preparado, coloque os últimos parafusos e vá apertando um lado de cada vez, para não fazer muita pressão de maneira desigual sobre o cooler. Indo um pouco de cada lado, pode apertar o parafuso até o fim sem medo.

E finalmente:

No gabinete podemos ver que não ocupa muito espaço, ele termina antes da chave de SLi como podem ver, logo apesar de apertado, ele poderia ser usado mesmo com 2 placas de vídeo.

Os led´s são um show a parte.

Tá tudo muito bonito, mas vamos aos testes.
Liguei a máquina com o cooler original e esperei 15 minutos para a temperatura ficar estabilizada, e no monitor da Nvidia, marcava 52ºC em repouso.

Logo depois, coloquei pra rodar os softwares 3DMARK-2005, em seguida o 2006, rodei o jogo Oblivion e por fim coloquei o mmorpg Silk Road com tudo no máximo, e após 30 minutos surrando a placa de vídeo, a temperatura era de 74ºC!

Desliguei a máquina e fiz todo o processo de montagem do Extream, religuei a máquina e deixei novamente 15 minutos em repouso para estabilizar a temperatura, e ao abrir o monitor da Nvidia, uma bela surpresa, apenas 41ºC em repouso.

E novamente tive o árduo trabalho de rodar jogos atuais e pesados por 30 minutos, rodei novamente os 3dMark´s, Oblivion e finalizei agora com o Hitman4: Blood Money, e novamente outra bela surpresa, a temperatura estava em somente 53ºC!

A temperatura ambiente do dia estava normal, nem quente nem fria, porém o importante a se observar é a variação de temperatura do cooler original para o Extram, que foi excelente a meu ver.
Mesmo a versão 100% de alumínio do extream se faz uma ótima compra de acordo com colegas do fórum que o compraram.

Creio que tenha sido a Zalman a lançar produtos com esse design interessante de aletas, vejam a semelhança desse Extram com o Zalman VF-700Cu !

Temos no mercado um excelente produto para refrigerar placas de vídeo, sem pagar mais somente pelo nome de uma empresa.
A Extream ainda tem outros produtos para refrigeração de CPU e Chipset que se mostram ótimas compras também.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu cooler/ventoinha? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR