Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

MICROSOFT WINDOWS VISTA - PROCEDIMENTOS PARA MIGRAÇÃO

Antonio Vilhena - 12/02/2007

Desde o dia 30 de janeiro deste ano de 2007, o novo sistema operacional da Microsoft foi finalmente lançado e disponibilizado no mercado varejista!

Você irá encontrar (disponível desde o ano passado), muitas informações, publicações, livros, sites, reportagens, etc., sobre o sistema. Queiram ou não, gostem ou não, ele foi lançado finalmente e isto é uma realidade que não dá para ficar indiferente (aliás, já não é de hoje que as novidades da Microsoft movem com todo o mercado).

Por causa deste lançamento veremos mudanças em vários produtos (para se adaptarem ao Vista ou para consertarem possíveis problemas), mudanças em hardwares, em softwares, em sistemas completos. Alguns se ajustando, outros assumindo que o usuário terá que mudar para novo modelo, enfim, estes próximos meses serão bem interessantes em relação ao mercado de informática, onde várias mudanças irão ocorrer neste sentido até estabilizar novamente!

PS: até os que "odeiam" o produto ou a Microsoft terão que ao menos conhecer o produto, portanto, também terão que se adaptar/ajustar ao mercado!

Olhando pelo lado do usuário final, comum, eu me colocando também neste foco, temos algumas coisas a fazer, que basicamente é:

  • Saber se nosso sistema (micro) suporta o novo Windows Vista
  • Como existem vários "modelos" de Windows Vista, saber escolher qual o que melhor atende às necessidades

Neste artigo iremos ver a parte relativa a "suporte do sistema ao Windows Vista", e num próximo artigo iremos ver em mais detalhes as diferentes versões do Windows Vista!

Para sabermos se o sistema que temos (hardware e software) já está ou não preparado para suportar o novo sistema, poderemos utilizar algumas ferramentas já disponibilizadas pela própria Microsoft, afinal ela é a maior interessada em que você faça a migração para o novo sistema.

Você pode ir na página do Supervisor de Atualização do Windows Vista, que é uma ferramenta que você irá baixar no seu micro e que segundo a própria Microsoft: "ajuda os usuários do Windows XP a identificar qual edição do Windows Vista atende a suas necessidades, se seus computadores estão prontos para uma atualização para Windows Vista e quais recursos do Windows Vista poderão ser executados em seus computadores". Após o download do supervisor, basta instalar, que ele irá produzir um relatório como o que está abaixo (rodado em um Windows XP Professional OEM).

A instalação é simples, perguntando somente se concorda com o contrato, o diretório de destino e se quer um ícone na área de trabalho:

Ao executar, o programa acessa a internet, portanto, caso esteja utilizando firewall, será avisado (no meu caso do Zone Alarm, tive que liberar para ele acessar)

Logo em seguida o programa começa:

e ao clicar em INICIAR A VERIFICAÇÃO, irá passar para uma tela onde além de mostrar que está fazendo a pesquisa, você pode "passear" pelas diversas versões do VISTA:

Após conclusão da verificação, será apresentado um link para as páginas de relatório (clique em VER DETALHES)

O aplicativo informa se o micro está apto ou não para rodar o Vista e no caso de problemas, você poderá ver detalhes sobre as especificações de cada um:

No caso de dispositivo:

O que deve acontecer nos dispositivos (acima peguei somente parte do relatório gerado no meu sistema), é que novos drivers deverão ser lançados para maior compatibilidade com o novo sistema, produtos que não sejam muito antigos, dificilmente deixarão de ser suportados.

Com relação aos programas...

O aplicativo lista os programas que poderão apresentar problemas de compatibilidade. Como vocês podem ver no relatório gerado acima, até o Driver do Mouse da Microsoft (IntelliType) está listado!

Vários destes aplicativos deverão lançar versões novas para o Vista. Como indicado acima, ele apontou meu antivírus e meu firewall como não sendo compatíveis. Como não pretendo trocar nenhum deles por outros fornecedores no momento, minha migração para Vista com certeza não será tão cedo!

Por fim, o aplicativo fornecerá para você (para impressão ou salvando em disco), uma "Lista de Tarefas", contendo justamente a análise realizada. Você poderá então depois procurar com calma soluções para os problemas listados, ANTES de fazer a migração para o VISTA!

Bom, como primeira parte das tarefas necessárias para você fazer a migração, esta é BÁSICA, ou seja, saber se você PODE OU NÃO rodar o novo Windows.

Resolvendo este problema inicial (que deverá impactar MUITOS usuários para esperarem um pouco mais), você terá que em seguida decidir para "qual versão" de Windows Vista migrar! Este será o assunto de um próximo artigo nosso! Acompanhe por aqui!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu Windows Vista? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR