Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COLOCANDO COMENTÁRIOS EM ARQUIVOS

Antonio Vilhena - 15/01/2007

Outro dia me deparei com uma situação aqui na minha rotina do dia-a-dia do trabalho que tive interesse em facilitar mais o serviço bem como arrumar um jeito de identificar melhor os arquivos com que estávamos trabalhando (os nomes eram muito iguais, de forma mnemônica que facilitavam o arquivamento e ao micro mas não a operação por humanos, do mesmo jeito que um arquivo MP3 possui uma "tag-id" onde são colocadas várias informações relativas ao MP3), daí como solução para o problema me lembrei que alguns gerenciadores de arquivo possuem a facilidade de colocar uma descrição adicional para cada arquivo de forma a rapidamente poder saber do que se trata, principalmente se não foi a própria pessoa que criou o arquivo.

Andei dando uma olhada na internet sobre o assunto, mas aí me bateu uma curiosidade se teria alguma coisa sobre isto na própria Microsoft, e descobri que o Windows Explorer já traz este suporte nativo, sem precisar instalar nada. É só usar (pelo menos no Windows XP, que foi o que eu testei aqui).

Bom, como não vi muitos lugares contendo esta informação, e para o nosso caso aqui foi bem útil, resolvi colocar aqui também como forma de artigo, de forma que possa ajudar à aqueles que também possam estar querendo algo parecido e ainda não descobriram ou não se lembraram de usar esta facilidade. Este tipo de facilidade é muito interessante para quem usa o Windows Explorer no formato clássico.

Bom, vou colocar a seguir um esquema semelhante ao que usamos por aqui:

Abra o Windows Explorer, selecione o arquivo, e com o botão direito clique em PROPRIEDADES:

Atenção para se o arquivo for somente de leitura, DESMARCAR esta opção na tab "GERAL".

Clique então no tab RESUMO:

Nesta janela você poderá colocar algumas informações específicas sobre o arquivo.

O modo como usei por aqui, no momento estou usando somente o campo TÍTULO e o campo COMENTÁRIOS. No campo TÍTULO, coloquei um identificador (* - asterisco), para que eu rapidamente saiba que aquele arquivo eu já "cataloguei", e no campo COMENTÁRIO, coloquei a descrição do conteúdo.

Você pode por exemplo criar uma codificação para o "TÍTULO", tipo * para catalogado, # para arquivado, etc... Você irá ver porque usei este campo de "título" desta forma mais tarde!

Preenchido então esta página, clicamos no APLICAR.

Em seguida vamos à janela do Windows Explorer, e clicamos numa área vazia onde tem o "cabeçalho" da janela da direita (no meu caso após o campo "Data de modificação"). Irá aparecer todos os campos que você poderá listar no Explorer. Clique então em TÍTULO para que o campo de título passe a ser mostrado nesta janela:

Após clicar, irá ficar como abaixo. Veja que o (*) que colocamos no título como mostrei lá em cima, passa a ser mostrado no explorer.

Para ficar mais "aprazível", você pode reduzir para só mostrar 1 caractere nesta coluna, sumindo com a palavra "titulo", e ficando então com uma visualização fácil dos arquivos que possuem algum comentário:

Pronto, agora, de maneira fácil e rápida, você poderá ver a descrição do arquivo, bastando para isto que você selecione o arquivo que tenha o * lá na direita (no campo título), e deixando o mouse em cima dele:

Bom, esta foi uma das maneiras que encontrei de facilitar alguns serviços que eu tinha por aqui! Com certeza cada um poderá utilizar e recriar esta facilidade de uma maneira que melhor auxilie o seu uso do micro no dia a dia!

Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR