Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

JOYSTICK COBRA DA CLONE

Antonio Vilhena - 13/12/2006

Como já falei aqui antes, recentemente comecei a também usar meu micro para alguns jogos (depois do último upgrade agora já dá para encarar alguns mais parrudos), e uma das coisas que senti falta em alguns deles foi a utilização de um joystick.
É algo interessante de se perceber, mas cada jogo possui uma "interface de ação/utilização" mais apropriada! Para jogos de tiro em 1ª pessoa, você consegue melhores resultados usando mouse e teclado em conjunto, já em jogos que tenham algum tipo de "aeronave" (avião, helicóptero, etc), sem joystick, é muito mais complicado, precisando muito mais coordenação e atenção nos movimentos (menos intuitivo). Como eu estou fazendo uns testes com alguns jogos que possuem avião, resolvi testar também um joystick. Hoje vou colocar aqui o que instalei para meu uso pessoal por enquanto: o Joystick Cobra da Clone (mais tarde iremos colocar aqui outros produtos similares)

Uma das razões de eu ter escolhido este: primeiramente foi o preço bem atrativo, também pelo fato de ele ter botões suficiente para o que me interessava, ter conexão por USB para mim é muito importante, e não ser muito "pequeno" (medo de quebrar facilmente).

Primeiramente alguns detalhes técnicos:

  • Sistema Requerido
    • Windows 98SE / ME /2000 / XP
    • Porta USB
    • Direct X 8.0 ou superior
  • 12 Botões de Função
  • Sistema de Vibração (possui chave na base para ligar/desligar esta função)
  • Função Turbo, Thorttle (aceleração) e View Finder (ângulo de visão)
  • 4 eixos
  • Sistema de fixação por ventosas
  • Comprimento do Cabo: 1,80m +/- 5%

Com relação à estas características, o que me interessou bastante foi os 4 eixos de ação (muito interessante poder "rodar" o manche para alguns acertos em vôo), as "ventosas" que normalmente são ruins, neste equipamento realmente fixam bem a base, e o view finder (angulo de visão) na própria haste é interessante em alguns casos.

Bom, de posse disso, instalei para ver como ele se comportava no sistema.

Basta ligar, que o Windows XP automaticamente reconhece e logo em seguida passa-se para a instalação do driver específico dele:

Coloque o CD, e chame o SETUP.EXE que está no CD.

Irá começar então a instalação do controlador específico deste joystick. Clique em next, e irá aparecer o diretório de instalação

Quando perguntar se quer que conecte o windows update para achar o driver, responda que não (você irá pegar os drivers do CD)

Mande instalar automaticamente:

E pronto! Acabou a "instalação".

Logo após a instalação ele pedirá para re-iniciar o micro!

Depois de reiniciar, vá ao painel de controle e chame a opção de "controladores de jogo"

Irá aparecer o controlador de jogo que você acabou de instalar. Clique em PROPRIEDADES

Irá aparecer a tela da interface de controle do joystick:

É interessante nesta hora você realizar todos os testes aí apresentados, para ver se ele está com todas as funções funcionando (é só apertar os botões em seqüência). No manual apresenta uma seqüência para isto se desejar.

Algumas dicas:

  • Na hora de testar a parte de vibração (na aba vibration), lembre de conferir se esta função está ativa, através da chave que você encontrará por baixo da base do equipamento.
  • Para definir "funções" para os diversos botões, não utilize esta interface do driver, utilize a opção que normalmente é apresentada "dentro do jogo", pois normalmente os jogos permitem que você grave uma "profile" específica para você com o mapeamento das teclas.
  • Utilize uma superfície realmente lisa e rígida para apoiar o joystick e prender as ventosas de sua base. Superfícies porosas ou com irregularidades não fixam bem.

É isso aí, agora já dá para encarar alguns jogos que tenham avião! Depois estarei colocando aqui algumas experiências com outros controladores (já tenho mais 3 em mente e assim que tiver oportunidade testo eles também).


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar um joystick? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica. Aproveite agora que estamos na época de festas de fim de ano, e você poderá dar um bom presente, que "faz vista".

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR