Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TV NA INTERNET

Antonio Vilhena - 15/11/2006

Ultimamente tenho separado um tempo para ver algumas novidades na internet que possam chamar a atenção, ou que sejam ao menos interessantes de se acompanhar, e por conta disso, recentemente recebi um artigo sobre uma empresa que está disponibilizando o conteúdo de TVs através da internet, utilizando protocolo próprio p2p, é a tvunetworks.

A princípio, me pareceu estranho esta empresa... sediada na China, poucas informações no site, aplicativo em beta, disponibilizando VÁRIOS canais da TV Americana (como ESPN, CNN, FOX, etc)... realmente parecia ser algo "não 100% correto". Como eu estava cabreiro, comecei a pesquisar o assunto, e realmente existem vários artigos sobre eles, inclusive alguns especulando sobre seus executivos, especulando o seu propósito, porque foi aberta "na China" e não nos EUA, etc., mas lendo com cuidado, realmente parece ser uma jogada "interessante", e não tem porque não ser "correta" (pelo menos em tese). Como o conteúdo é 100% o da TV, o aplicativo na realidade só está alterando o "MEIO DE TRANSMISSÃO", e não o conteúdo, ou seja, os canais de TV, são mostrados idênticos ao que é passado na TV, com seus anúncios, propagandas, merchandising, etc., só que ao invés de ver na TV, é visto pela internet. Só quem estaria "perdendo", seria o "provedor" da conexão a cabo, e não as empresas de TV.

Não sei no que isso vai dar, mas é acompanhar para ver, ainda mais que para os conglomerados de TV, a opção é interessante pois MAIS GENTE IRÁ VER SEUS PROGRAMAS, portanto, estes (que são os fornecedores do conteúdo), não tem do que reclamar.

Tirando este aspecto de direitos autorais, etc., de lado, é interessante ver o aplicativo em funcionamento. Na minha conexão de banda larga de 1MB pelo Velox, o vídeo aparece muito bem, sem interrupções, sem problemas de conexão, etc. Ao selecionar um canal ele leva um tempinho para equalizar a velocidade, carregar os buffers, etc., mas depois fica perfeito (testei com uns 5 canais hoje)!

O aplicativo ainda está começando na internet, mas aparenta ser interessante ainda mais porque eles também fornecem uma opção de você realizar o broadcast de conteúdo, ou seja, você pode realizar o download tanto do visualizador como do gerador de conteúdo de tv.

Para já, vou mostrar aqui como instalar o visualizador, e para quem não tem TV a cabo e quer acompanhar alguns canais interessantes (esportes, notícias, etc) no original, já pode ir se divertindo!

Para baixar o "player", vá na página da TVUNETWORK, e clique em download ou em "For TV Viewers":

Na página de download, clique para baixar o visualizador:

A versão que estou utilizando é a que está mostrada abaixo (vi vários artigos reportando erros em versões anteriores).

É necessário você ter instalado no seu micro o Windows Media Player 9 ou superior, sendo recomendado a versão 10 (o link também está na página caso necessite).

Após baixar o programa, execute, que será chamado o instalador:

Apesar de o instalador ter opção em português, o programa em si, é somente em inglês, porém sem mistérios...

O assistente de instalação é muito simples:

Escolha o local onde será instalado:

E pronto! Ele começará a instalação e terminará bem rápido:

Já pode mandar executar o programa:

Não há NENHUMA configuração a fazer! Ele deverá funcionar de primeira!

É importante notar que ele utiliza a porta 30629, e a 3951 (esta ultima como servidor pois ele é baseado em protocolos P2P), portanto, caso esteja utilizando algum firewall, é só permitir o acesso.

Ainda estão faltando melhoramentos no aplicativo, como por exemplo poder alterar suas configurações, etc., mas acredito que isto irá sendo melhorado!

Também não consegui levantar muitas informações sobre riscos de segurança, etc (afinal, é um programa P2P onde o micro é acessado de fora), ainda mais que eles possuem pouco tempo de divulgação, mas daí vale o aviso: esteja sempre atualizado com seu backup, seu antivírus, seu firewall e avalie os riscos de usar (eu por exemplo tenho um sistema separado só para estes testes).

Bom, como viram, é bem fácil, e aqueles que quiserem já podem se divertindo acessando alguns canais adicionais no micro, sem necessidade de placa de tv !


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR