Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO NOBREAK INTELIGENTE SMS

Antonio Vilhena - 06/11/2006

Muitos dos nobreaks hoje em dia, já são complemente integrados com seu sistema operacional, e são totalmente gerenciados pelo usuário. Já se foi o tempo onde o nobreak era só uma bateria e mais nada...

Hoje em dia, os nobreaks já possuem sistemas internos de controle e comunicação com o micro, facilitando a vida do usuário ou operador ou gerente de TI de forma a fornecer uma quantidade grande de informações do funcionamento da rede de energia que ele sustenta, bem como oferece diversas facilidades de aviso e alertas (desde simples alerta sonoro até o envio de emails, mensagens pop-ups, sms para celular, etc)! Para aqueles que atuam em redes este tipo de gerenciamento é essencial.

Infelizmente nem sempre a documentação vem muito detalhada sobre como se realiza a instalação, etc., e no ambiente atual de dependência da vida ao micro/internet, onde cada vez mais usuários domésticos ou escritórios se utilizam de nobreaks e necessitam de saber como instalá-los, resolvi fazer um tutorial de instalação de um nobreak inteligente.

O modelo selecionado foi o SMS Net 3+ de 1400 VA, que tem uma boa saída junto a escritórios ou usuários que possuem uma pequena rede ou vários equipamentos.

Este equipamento foi cedido gentilmente pela DATATRI Informática para que pudéssemos realizar esta matéria.

Primeiro vale a pena mostrar um pouco das características do nobreak: Nobreak Net 3+ Inteligente Alerta 24h - 700 e 1400VA

 

Principais Características

  • Nobreak Inteligente (ALERTA 24h) e interativo com regulação on-line
  • Microprocessado (microprocessador RISC/FLASH de alta velocidade, integrando diversas funções periféricas, aumentando a confiabilidade e o desempenho do circuito eletrônico)
  • Estabilizador interno com 4 estágios de regulação com função TRUE RMS, que permite uma melhor regulação de tensão de saída, pois o circuito leva em consideração as distorções harmônicas existentes na rede elétrica
  • Filtro de linha interno (modo comum e diferencial)
  • SELF FUNCTIONAL TEST: ao ser ligado, o equipamento auto-executa uma rotina de testes em seus circuitos internos
  • Battery Management: gerenciador de bateria; recarrega as baterias automaticamente e informa quando a bateria deve ser substituída
  • Forma de onda SENOIDAL por aproximação (retangular PWM controle de largura e amplitude)
  • Conector do tipo engate rápido para expansão de autonomia
  • Modelos Bivolt automático: entrada 115 -127/220V e saída fixa 115V
  • Saída para comunicação inteligente USB
  • ALERTA 24 HORAS - pacote de serviços, disponibilizado pelo Software de gerenciamento de energia SMSYS Power View, download gratuito no site www.smsalerta24h.com.br
  • Acompanha Extension Cord: +3 tomadas de saída, facilita a conexão dos equipamentos
  • Recarregador "Strong Charger"; permite a recarga das baterias mesmo com níveis muito baixos
  • Permite ser ligado na ausência de rede elétrica (DC Start)
  • Leds que indicam as condições (status) no nobreak: modo rede, modo inversor/bateria, final de autonomia, subtensão, sobretensão, baterias em carga, etc
  • Função MUTE (inibidor de alarme sonoro)

Proteções

  • Proteção no inversor contra sobrecarga e curto-circuito
  • Proteção para internet, linha telefônica/fax
  • Proteção contra surtos de tensão entre fase e neutro
  • Proteção contra sub/sobretensão de rede com retorno automático
  • Proteção contra sobreaquecimento no inversor com alarme e posterior desligamento automático.

Material Incluído na caixa:

  • O Nobreak propriamente dito
  • Manual
  • CD de instalação do Software de Gerenciamento
  • Cabo USB para ligar o micro no nobreak
  • Cabo RJ11 de comunicação

Bom, passemos então para a instalação do mesmo!

Liga-se o nobreak na tomada (atenção que você deve disponibilizar tomada de 3 pinos com terra), liga-se as tomadas do equipamento no nobreak (ele disponibiliza 5 tomadas na sua trazeira), e por fim liga-se o cabo USB no nobreak e em uma saída usb do micro (ATENÇÃO: caso você esteja utilizando Windows 9x, você só poderá ligar o cabo USB quando o programa mandar, ou terá problemas).

Tudo ligado, basta então ligar o nobreak! (ATENÇÃO: é recomendado que você antes o deixe ligado por 12horas seguidas sem nada conectado para que as baterias possam se carregar ao máximo).

Para ligar o nobreak, deve-se pressionar o "botão" enorme prateado na frente! O interessante é que não basta pressionar, mas deve mantê-lo pressionado por alguns segundos até o nobreak apitar informando que ligou! Isto é muito interessante para evitar possíveis acidentes de o nobreak ser desligado acidentalmente.

Bom, ligado o nobreak, tudo funcionando, passemos então para a instalação do software! Coloca-se o CD no micro e será iniciada uma "apresentação":

Basta clicar em VERSÃO STANDARD -> INSTALAR (se desejar nesta mesma tela tem-se o acesso ao manual e a um tutorial, além de outras informações.

Será chamado o programa de instalação do programa de gerenciamento do nobreak, e logo em seguida mostrada a licença de uso...

Escolhe-se o local de instalação no disco, e se iniciará a instalação...

 

 Durante a instalação será instalado também se necessário o ambiente JAVA:

Seleciona-se a instalação típica do ambiente JAVA:

Será instalado também se necessário os drives USB:

E NESTA HORA no caso de sistemas com Windows 9x deve ser conectado o cabo USB:

Como muitos programas atualmente, este também irá apresentar um aviso de que "não passou no teste de compatibilidade do Windows XP". Simplesmente IGNORE!

Pronto! Acabou a instalação!

Logo após a instalação, irá aparecer uma janela já do programa:

E em seguida uma janela onde mostrará que está testando seu computador:

Como neste teste ele acessa as portas de comunicação do micro, no caso de você ter um firewall ativo ele irá reclamar e informar do fato. CLIQUE EM DESBLOQUEAR, pois ele terá que testar suas portas de comunicação:

Após o teste ele irá informar as portas disponíveis:

Se você abrir o INICIAR, irá ver uma série de programas que ele instalou:

E chamando o programa SMSSys Power View, ele irá mostrar de início a janela para você informar que tipo de conexão que você irá usar, e ficará na barra de tarefas:

Clicando em OK, o sistema de gerenciamento irá iniciar, perguntando de cara sobre se deseja testar a bateria:

E logo em seguida será mostrada a tela principal do programa de gerenciamento:

Através desta tela principal podemos controlar a tensão na bateria, e potência que está sendo utilizada, a voltagem na saída, etc. De qualquer modo, podem ser ativados alertas para que você seja avisado quando houver problemas.

Além disto, você poderá também ativar o desligamento do nobreak e do sistema operacional. Isto é interessante por exemplo para escritórios que querem garantir que o sistema estará desligado no final de semana, ou à noite.

Tudo que acontece com o Nobreak é guardado em um LOG. Isto é importante para caso haja algum problema você poder depurar se houve algum problema nesta área, etc.

Você pode configurar alertas, definir um script para shutdown do sistema em caso de falta de energia, etc.

Na página de configuração definir em quanto tempo será iniciada a sequencia de shutdown e de avisos.

Neste sistema em especial, você poderá até enviar um aviso por email, e no caso de se utilizar a opção de ALERTA 24horas da SMS, acessar o site e enviar um SMS.

RESUMO:

Como vemos, o sistema de gerenciamento do nobreak é bem completo, permitindo diversas formas de avisar você no caso de haver queda de energia (SMS, mensagem, email, aviso, pop-ups, etc), além de manter um grande controle na parte de agendamento e ativação de rotinas como guardar no histórico tudo que acontece.

Para escritórios, sabendo usar, ele pode ser um grande aliado! Perder dados por falta de energia não tem mais sentido nos dias de hoje, pois os preços dos equipamentos são bem acessíveis.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

No caso de procurar informações técnicas sobre nobreaks, não deixe de olhar aqui na área de dicas do site, que você encontrará mais artigos!

Aproveitamos para novamente agradecer à loja Datatri Informática que gentilmente nos cedeu o equipamentos para avaliação.

Finalmente, procurando onde comprar seu NOBREAK? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR