Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

GRAVANDO SEUS VÍDEOS DE JOGOS

Antonio Vilhena - 19/10/2006

Já tinha muito tempo que eu não usava meu micro para jogar pois além do excesso de trabalho, o meu micro era meio velho e não ajudava! Como neste ano eu "me dei de presente" um micro muito melhor, resolvi comprar alguns jogos para me atualizar com o que anda acontecendo nesta área (afinal de contas, jogo também é cultura, e ajuda em muita coisa, principalmente raciocínio)!

Encontrei vários jogos interessantes, e bem baratinhos (série Classics da Eletronic Arts), e me animei a comprar alguns para começar!

Comprei o primeiro: Medal Of Honor - Allied Assault!

Algumas pessoas tinham me indicado ele, fazia parte da tal série Classics, podia jogar sozinho ou na internet, e ele possuia vários "MODS", ou seja, alterações desenvolvidas por terceiros, de forma que se o jogo realmente me cativasse eu poderia baixar um MOD (ou comprar no caso dos MODs mais sofisticados) e ter um novo jogo (novo cenário, novos objetivos, novas armas, etc)! Gostei! Comprei! Instalei!

Bom, realmente o jogo era o que eu esperava, gostei bastante, mas... eu queria enviar algumas "cenas" do jogo para alguns amigos (até para animar eles a comprar também e jogarmos juntos online), e eu não tinha a mínima idéia como fazer!!

Resolvi vasculhar pela internet, e acabei achando uns utilitários bem interessantes, que resolvi colocar aqui pois alguém pode ter a mesma necessidade e não ter idéia como fazer.

Basicamente testei 3 utilitários, todos shareware (você poderá testar antes e ver se atende ao que quer):

O mais utilizado pela galera (e o que vamos mostrar aqui), é o FRAPS.

Além destes, você também pode utilizar o próprio Windows Media Encoder do seu Windows/Microsoft que é gratuito (para quem registrou o Windows direitinho lá na Microsoft)!

Capturando jogo com o FRAPS: http://www.fraps.com/

Este programa é o mais utilizado pela galera de jogos. É simples, funcional e fácil de instalar e usar.

A versão shareware permite que você grave até 30 segundos, e ele coloca uma marca dágua no topo do filme.

Defina na tela a seguir se deseja iniciar o programa junto com o Windows, ou se deseja ele minimizado...

Esta tela a seguir mostra onde será mostrado o display de captura do programa (em que canto da tela).

Na tela a seguir você define onde irá salvar o vídeo de captura, que tecla será definida para iniciar a caputra, se irá gravar som ou não, e tamanho da captura.
Recomendamos na captura que você utilize a opção de HALF-SIZE a não ser que você tenha MUITO espaço disponível em disco.

Caso queira tirar capturas de tela estática, o FRAPS também permite isto. Defina na tela a seguir que tecla usar para isto, o formato da imagem e onde irá gravá-las.

É isto aí! Bem simples não?

Agora minimize o aplicativo, e chame seu jogo... você ira ver no canto da tela (que você definiu) as informações do FRAPS na tela do jogo... veja o exemplo a seguir:

Mas se você capturar esta tela "PELO FRAPS", não irá aparecer as informações dele:

Bom, a tela acima, foi utilizada a tecla de captura do FRAPS, mas falta agora a captura do "VÍDEO" do jogo...

Para isto, com o jogo rodando, basta você ativar a captura (com a tecla que você definiu na configuração do programa, no nosso caso aqui F9), que os números do FRAPS na tela do jogo irão se tornar vermelhos e você saberá que ele estará capturando...

ATENÇÃO: a captura do filme de um jogo é feita em AVI, e normalmente ocupa muito espaço em disco (2 minutos em meia tela são mais ou menos 400MB).

Após a captura, que é feita em avi, recomendo fortemente que você passe o filme para DIVx ou MPG pois caso contrário terá arquivos enormes para poder ver/enviar/usar. Você poderá também transformar seu vídeo em um "filme em flash" para poder colocar em seu site pessoal, ou para dar sua contribuição em algum site de discussão de jogos, etc.

Usando o SUPER (para fazer a conversão de padrão de vídeo, e diminuir a qualidade para diminuir o arquivo resultante), e cortando a sequencia, segue um pequeno trecho da captura feita (a qualidade não está boa pois seria um arquivo muito grande o que iria atrapalhar aqui o site), utilizando neste caso aqui, um vídeo em flash com streaming bem baixo.

É isso aí. Agora você já poderá enviar para seus amigos aquele trecho especial que você fez uma manobra radical, ou então alguma parte do jogo que tenha dúvidas, e por aí vai...

Tendo mais dúvida sobre jogos, é só você dar um pulo lá no Fórum BoaDica, onde você sempre encontrará uma galera muito companheira e solícita em ajudar e bater papo sobre diversos assuntos de informática.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR