Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ANÁLISE DO COOLER PARA VGA EVERCOOL VC-RF

Alucard - 19/09/2006

Era um dia como qualquer outro, liguei minha máquina e de repente, NHÉÉÉÉÉÉ.... aquele barulho de ventoinha horrível vindo de meu gabinete...

Abri o gabinete e vi que estava vindo do cooler da placa de vídeo. Desmontei e pinguei uma gotinha de óleo e tudo voltou ao normal. Porém já fiquei meio ?encucado? e resolvi pesquisar sobre coolers para placa de vídeo.

Encontrei ótimos produtos da Zalman, como o VF700Cu, e o VF900 entre outros, porém com preços acima dos 130 reais!

Em uma breve pesquisa pela internet e conversando com alguns colegas do fórum, acabei esbarrando com o cooler em questão, o VC-RF da Evercool.

Em uma primeira vista, pensei se tratar de um cooler muito simples e pequeno, que provavelmente não ia dar conta do recado, e seu preço de apenas 40 reais me fez duvidar mais ainda de sua capacidade.
E eu não podia estar mais enganado, e veremos a seguir alguns detalhes sobre ele.

Na caixa já vemos o produto em si acompanhado de 8 dissipadores de calor para as memórias.

Ao abrir veremos também uma tomada para adaptar o cooler na fonte caso não queria ou não possa ligá-lo na placa-mãe, os parafusos para sua montagem e um pequeno tubo de pasta térmica.

Uma ótima surpresa eu tive ao virar o cooler para ver sua base. Aliás, 2 ótimas surpresas: a primeira foi seu peso, que demonstra ser um produto realmente feito 100% de cobre e a outra foi o perfeito acabamento de sua base, praticamente um espelho.

Vamos aos testes:

Deixei o cooler original da placa e em idle (repouso), e com isso o sensor da placa de vídeo marcava 50º C.

Rodei alguns programas como o 3Dmark-2005, GunMetal e Aquamark para ver se causava aquecimento, e apesar de causar, sentia que não era o tipo de carga que eu queria colocar na placa de vídeo para ela realmente aquecer.
Então, eu fiz a árdua, dura e cansativa tarefa de ficar jogando por 1 hora seguida o famoso Elder Scrolls 4: Oblivion, conhecido mundialmente pelos seus gráficos perfeitos e pesadíssimos.
Após uma hora, já com a janela de monitoração de temperatura aberta, o sensor marcava 74º.

Vamos ao processo de colocação do VC-RF. Simples e rápido.

Aqui temos a minha placa de vídeo, uma 6600GT da XFX com seu cooler de fábrica. Para retirar o cooler original, basta soltar as presilhas plásticas que o prende.

Aqui temos a 6600GT ?pelada?. (eu já tenho nela os dissipadores de calor nas memórias da Zalman).

O VC-RF vem com uma furação em seu corpo, e mais dois extensores para com isso, se adaptar a virtualmente quase todas as placas de vídeo do mercado. Simples e eficaz.

Vamos aplicar um pequena gota de pasta térmica no centro do DIE da placa de vídeo, a pressão do cooler irá espalhar uniformemente sobre o mesmo.

Para prendê-lo basta colocar as presilhas de plástico na furação como indicado e fazer pressão. Pronto, está instalado.

Fica um visual simples e bonito, e com seus dois led?s (azul e vermelho), dará um brilho extra para seu gabinete, observando também que seu tamanho reduzido não irá causa problemas caso o usuário queira utilizar outra placa em SLi ou CrossFire, ou simplesmente utilizar o slot logo abaixo da placa.

Ao religar meu computador, a primeira surpresa: O nível de ruído dele é menor do que o cooler original, mesmo lubrificado. Praticamente inaudível.

Deixei a máquina descansar por 5 minutos após o boot e abri a monitoração de temperatura, e a segunda surpresa: apenas 40º em Idle (repouso). 10º C a menos, uma ótima diferença.

E novamente comecei o árduo, cansativo e duro trabalho de jogar Oblivion por uma hora de novo (eu sei que é um trabalho sujo, mas alguém tem que fazê-lo).
Após uma hora de Oblivion castigando a placa de vídeo, o sensor marcava apenas 59º, palmas pra ele .

Não tenho mais o que dizer, este é um excelente produto, com um excelente custo/benefício, silencioso e fácil de instalar e o melhor, é barato.

Agradecimentos em especial para o colega MAGACHO do fórum, que me indicou esse cooler e mostrou alguns reviews na internet para eu me sentir mais seguro na compra.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu Cooler? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR