Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ANÁLISE DO COOLER PARA VGA EVERCOOL VC-RF

Alucard - 19/09/2006

Era um dia como qualquer outro, liguei minha máquina e de repente, NHÉÉÉÉÉÉ.... aquele barulho de ventoinha horrível vindo de meu gabinete...

Abri o gabinete e vi que estava vindo do cooler da placa de vídeo. Desmontei e pinguei uma gotinha de óleo e tudo voltou ao normal. Porém já fiquei meio ?encucado? e resolvi pesquisar sobre coolers para placa de vídeo.

Encontrei ótimos produtos da Zalman, como o VF700Cu, e o VF900 entre outros, porém com preços acima dos 130 reais!

Em uma breve pesquisa pela internet e conversando com alguns colegas do fórum, acabei esbarrando com o cooler em questão, o VC-RF da Evercool.

Em uma primeira vista, pensei se tratar de um cooler muito simples e pequeno, que provavelmente não ia dar conta do recado, e seu preço de apenas 40 reais me fez duvidar mais ainda de sua capacidade.
E eu não podia estar mais enganado, e veremos a seguir alguns detalhes sobre ele.

Na caixa já vemos o produto em si acompanhado de 8 dissipadores de calor para as memórias.

Ao abrir veremos também uma tomada para adaptar o cooler na fonte caso não queria ou não possa ligá-lo na placa-mãe, os parafusos para sua montagem e um pequeno tubo de pasta térmica.

Uma ótima surpresa eu tive ao virar o cooler para ver sua base. Aliás, 2 ótimas surpresas: a primeira foi seu peso, que demonstra ser um produto realmente feito 100% de cobre e a outra foi o perfeito acabamento de sua base, praticamente um espelho.

Vamos aos testes:

Deixei o cooler original da placa e em idle (repouso), e com isso o sensor da placa de vídeo marcava 50º C.

Rodei alguns programas como o 3Dmark-2005, GunMetal e Aquamark para ver se causava aquecimento, e apesar de causar, sentia que não era o tipo de carga que eu queria colocar na placa de vídeo para ela realmente aquecer.
Então, eu fiz a árdua, dura e cansativa tarefa de ficar jogando por 1 hora seguida o famoso Elder Scrolls 4: Oblivion, conhecido mundialmente pelos seus gráficos perfeitos e pesadíssimos.
Após uma hora, já com a janela de monitoração de temperatura aberta, o sensor marcava 74º.

Vamos ao processo de colocação do VC-RF. Simples e rápido.

Aqui temos a minha placa de vídeo, uma 6600GT da XFX com seu cooler de fábrica. Para retirar o cooler original, basta soltar as presilhas plásticas que o prende.

Aqui temos a 6600GT ?pelada?. (eu já tenho nela os dissipadores de calor nas memórias da Zalman).

O VC-RF vem com uma furação em seu corpo, e mais dois extensores para com isso, se adaptar a virtualmente quase todas as placas de vídeo do mercado. Simples e eficaz.

Vamos aplicar um pequena gota de pasta térmica no centro do DIE da placa de vídeo, a pressão do cooler irá espalhar uniformemente sobre o mesmo.

Para prendê-lo basta colocar as presilhas de plástico na furação como indicado e fazer pressão. Pronto, está instalado.

Fica um visual simples e bonito, e com seus dois led?s (azul e vermelho), dará um brilho extra para seu gabinete, observando também que seu tamanho reduzido não irá causa problemas caso o usuário queira utilizar outra placa em SLi ou CrossFire, ou simplesmente utilizar o slot logo abaixo da placa.

Ao religar meu computador, a primeira surpresa: O nível de ruído dele é menor do que o cooler original, mesmo lubrificado. Praticamente inaudível.

Deixei a máquina descansar por 5 minutos após o boot e abri a monitoração de temperatura, e a segunda surpresa: apenas 40º em Idle (repouso). 10º C a menos, uma ótima diferença.

E novamente comecei o árduo, cansativo e duro trabalho de jogar Oblivion por uma hora de novo (eu sei que é um trabalho sujo, mas alguém tem que fazê-lo).
Após uma hora de Oblivion castigando a placa de vídeo, o sensor marcava apenas 59º, palmas pra ele .

Não tenho mais o que dizer, este é um excelente produto, com um excelente custo/benefício, silencioso e fácil de instalar e o melhor, é barato.

Agradecimentos em especial para o colega MAGACHO do fórum, que me indicou esse cooler e mostrou alguns reviews na internet para eu me sentir mais seguro na compra.


Finalmente, procurando onde comprar seu Cooler? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR