Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ENTENDENDO O VOIP

Alucard - 26/06/2006

Cada vez mais, as evoluções tecnológicas em telecomunicações nos proporcionam serviços e facilidades que antes mal poderiam ser imaginadas.

Aparecendo cada vez mais em nosso mercado, esta uma nova tecnologia das redes IP (principalmente a Internet), que é conhecida como VoIP ? Voice over Internet Protocol, traduzindo, Voz sobre Protocolo de Internet. Vamos entender um pouco mais sobre essa tecnologia.

A Agência Nacional de Telecomunicação - ANATEL tem como definição contida em seu glossário que o VoIP (Voz via IP) é a tecnologia que possibilita o uso de redes IPs como meio de transmissão de voz. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de voz, analógicos, em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela internet.

Com uma relativa largura de banda, (128Kbps já garante uma boa qualidade de voz, sendo de 256Kbps em diante melhor) é possível usar a capacidade de transporte do protocolo IP para transmitir voz.

E o que você ganha com isso? O principal ganho da tecnologia VoIP esta na grandiosa economia proporcionada, pois diferente da tarifação telefônica, que é baseada em distâncias geográficas e horário de utilização, o VoIP se baseia simplesmente na troca de pacotes via Internet.

Outra enorme vantagem é uma herança da rede IP, que é a característica conhecida por comutação de pacotes. Essa característica permite que os pacotes procurem automaticamente o melhor caminho disponível para que a comunicação seja estabelecida, aproveitando de maneira muito mais inteligente os recursos disponíveis e com a opção de ter contingência.

Um pequeno detalhe que eu chamo por sua atenção, é para não confundir VoIP com Telefonia IP. O conceito de VoIP define apenas a transmissão de voz, enquanto a telefonia IP abrange voz, vídeo, fax e outros serviços de telecomunicações.

Mas aonde entra a tão falada economia?

Essa economia que chega a superar a casa dos 70%, reside no fato de se poder realizar chamadas a longa distância com o custo do pulso local de sua conexão à internet, ou o custo de sua banda larga mais o valor cobrado pela operadora de VoIP e mais nada!

Fora o fato de que por ser um serviço da INTERNET e não do monopólio de alguma operadora de telecomunicações ou governo, haverá concorrência, e das grandes! Logo, com concorrência, quem sai ganhando é o usuário final!

E como funciona o VoIP?

Basicamente existem 3 maneiras de se comunicar usando o serviço VoIP.

1) Via telefone comum, com a utilização de um ATA (adaptador de telefone analógico).

Telefone comum -> ATA -> Modem Banda Larga -> Internet à Provedor VoIP

2) Usando um IP-Phone, que é um dispositivo, normalmente ligado a uma porta USB, que com suporte do software do fabricante, você terá literalmente um telefone funcionando em seu computador.

IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Provedor VoIP

3) Conexão direta via IP-Phone, que dispensa o uso de um provedor VoIP, visto que a conexão será equivalente a um ponto-a-ponto.

IP-Phone -> Modem Banda Larga -> Internet -> Modem banda Larga -> IP-Phone

Nos dois primeiros exemplos, depois que a conexão é estabelecida com o provedor VoIP, sua ligação poderá ser roteada para qualquer aparelho telefônico, convencional, celular ou outro serviço VoIP também.

Iniciando o uso do VoIP

Que tal agora nós começarmos a realmente usar o VoIP para sentir como é? Nada melhor que botar a teoria em prática para entender não é?

Um dos maiores nomes mundial de VoIP é o SKYPE, que possui uma versão para download que permitirá a comunicação gratuita de PC à PC, como se fosse um programa de mensagens instantâneas, porém de alta qualidade de voz.

No site http://www.skype.com/intl/pt/download/ você tem todas as informações necessárias para fazer o download, e um excelente guia de como começar a usar o SKYPE. Sendo que a SKYPE já esta difundindo o conceito de Telefonia IP que citei lá em cima, adicionando vídeo e outros serviços. A SKYPE possui todo o portfólio de serviços de VoIP para os mais diversos perfis de clientes.

Vamos dar uma olhada nas duas principais ramificações de serviços do Skype, o SkypeIn e o SkypeOut.

SKYPEIN ? Trata-se de um número telefônico regular, que seus amigos poderão discar de um telefone convencional e o seu Skype irá receber essa chamada.

Com isso, você pode morar no Rio de Janeiro por exemplo, e poderá estar viajando pela Europa, e algum amigo seu irá discar seu número local do RJ e seu Skype na Europa vai atender. Assim, seus amigos não precisam gastar com ligações interurbanas. Olha a economia aí de novo!

É claro que em uma viagem, você não fica o tempo todo ligado em seu computador, por isso o serviço já agrega um voice-mail (caixa de mensagem de voz), aonde ficarão armazenadas as ligações que você não pôde atender.

Atualmente o serviço custa 30 ? (euros) ANUAIS, o que significa uma assinatura mais barata que a da Telemar, e ainda lhe dá o direito de 10 números que podem ser espalhados pelo mundo (atualmente Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Polônia, Noruega e Suécia).

SKYPEOUT ? Com essa função, você poderá ligar do seu Skype para qualquer aparelho telefônico convencional ou celular em qualquer lugar do mundo com tarifas super-reduzidas (veja aqui o preço em reais). Como podem ver, a preço é muito inferior ao cobrado pelas companhias telefônicas! E não tem essa de período de preço reduzido, planos e mais planos e outras dificuldades... é um preço definido por minuto e ponto final.

Durante a pesquisa do material desse artigo, me deparei com um produto interessante, um telefone já todo preparado para trabalhar em conjunto com o Skype, sem-fio e com várias funções. O CIT200 da LinkSys (LinkSys é uma empresa representante da CISCO no Brasil). Para aqueles que adotarem o Skype como solução VoIP, esse telefone é uma mão na roda no quesito comodidade, pois poderá ter acesso a todas as funções do Skype em seu visor (que apesar de pequeno, atende às necessidades).

Se desejar um tutorial passo a passo de como instalar, você pode dar um pulo na dica: TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) que verá como é fácil a instalação.

 

Temos também a Google nesse campo da informática. Através do Google-Talk, poderemos usufruir do VoIP também.

O site http://www.google.com/talk/intl/pt-BR/ possui o programa para download e um breve guia para utilizá-lo.

Alguns provedores de acesso à internet nacionais oferecem serviços de VoIP, como o Terra e o UOL. Através dos respectivos serviços Terra-VoIP e do UOL-Fone.

Porém ambos tem limitações perante o Skype, como por exemplo, não criam números virtuais para que usuários que não estejam usando VoIP liguem pra você. Mas ainda criam uma ótima economia em ligações interurbanas ou internacionais.

Porém, temos aqui no Brasil, o provedor VoIP VONO, que vem como uma ótima opção ao Skype. Possui os mesmos tipos de serviço, possibilita a criação de números virtuais espalhados pelo Brasil e pelo mundo, várias opções de recarga dos créditos, ligações gratuitas de vono pra vono... e por ai vai. Você poderá conferir no link a seguir, todas as vantagens.

Ressalto algo que achei magnífico tanto no Skype quanto no Vono, que é o fato da conta ser totalmente detalhada, com hora de início e fim da conversação, preço do pulso, número de pulsos, número e IP que originou e número e/ou IP de quem recebeu.


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR