Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PORTABLE APP?S, OS APLICATIVOS PORTÁTEIS!

Alucard - 04/08/2006

Um portable app, ou aplicativo portátil é um programa que você pode carregar com você para qualquer lugar em um dispositivo de armazenamento portátil e carregar em qualquer ambiente Windows.

E o que você precisa pra isso? Vejamos:
Nada de hardware específico e nada de software complicado, basta baixar o programa, instalar no seu pen-drive, Ipod, Mp3 Player, Câmera Digital ou qualquer dispositivo de armazenamento portátil e executar o programa.

Você terá a possibilidade de carregar sempre com você seu navegador de web, com seus favoritos e configurações pessoais, ótimo para mostrar aos amigos aquele site que você se interessou. Poderá carregar seus e-mails em seu bolso, seu programa de comunicação instantânea com sua lista de amigos!

E tudo isso será usado na máquina que você quiser, e ao retirar o dispositivo da máquina, não deixará nenhum rastro de sua visita!

Vamos aos programas mais utilizados...

Portable AbiWord:

Um editor de textos muito eficaz e leve. Compatível com o famoso Microsoft Word, OpenOffice, arquivos RTF, HTML e outros. Tem capacidade de correção de erros e a opção de mudar a língua padrão dele. Possui disponível também, uma série de plugins que podem ser adicionados à sua instalação.

Para instalar, basta fazer o download do aplicativo, e descompactá-lo diretamente em seu pen-drive (ou outro dispositivo desejado).

E para executá-lo, bastará clicar duas vezes no ícone do PortableAbiWord.exe e pronto.

O programa é bem simples e intuitivo de se usar, mas em caso de dúvidas, a página de suporte irá prover maiores detalhes sobre o uso desse programa.

Portable ClamWin:

Esse é uma mão na roda em alguns casos, trata-se de um anti-vírus para carregar no bolso! Ele não possui a capacidade de buscar automaticamente por vírus, você tem que iniciá-lo e mandar buscar em um arquivo específico, ou no computador como um todo. Porém na hora do aperto, poderá salvar sua máquina.

Possui apenas um ?falso-positivo? conhecido, que é o arquivo \PortableVLC\vlc\plugins\libmux_ps_plugin.dll: Trojan.Xombe.HTTP.A FOUND que é visto como um vírus, porém não é! É apenas um arquivo de outro aplicativo portátil que veremos a seguir.

Para instalá-lo, basta fazer o download do instalador e executá-lo, durante a instalação, basta apontar para o dispositivo portátil e pronto!

Novamente, em caso de dúvidas, basta ir até a página de suporte do produto.

Portable FireFox:

Esse é famoso! O popular concorrente do Internet Explorer esta disponível também em versão de bolso! Tudo o que você tem na versão original do FireFox, você poderá desfrutar aqui, como: navegação em abas, bloqueador de pop-up, maior segurança, update automático e muito mais.

A instalação segue o mesmo esquema, basta fazer o download, clicar duas vezes no executável e instalar no dispositivo removível desejado.

O Portable FireFox possui umas peculiaridades, como por exemplo, o JAVA Virtual Machine precisa estar instalado na máquina local, ele não ?carrega? o java em seu dispositivo removível, e outras menores. Maiores detalhes você obtém na página de suporte do portable firefox.

Portable Miranda IM:

Esse é mais conhecido pela galera opensource que costuma usar Linux. O Miranda é um programa de mensagens instantâneas que suporta multi-protocolos, como MSN, Yahoo, AIM, e praticamente todos os programas do mercado. Possui uma enorme gama de plugins e opções de personalização.

Assim como os outros, a instalação é simples: basta fazer o download do programa, e instalar no dispositivo removível. Ele irá criar toda a estrutura de diretórios sozinho.

Na página de suporte, teremos além das corriqueiras dicas, links para os plugins do Miranda, e vou dizer... São muitos!

Portable ThunderBird:

Outro famoso no pedaço. Leve, seguro e rápido, o ThunderBird ganhou o coração daqueles que procuravam uma alternativa ao Outlook da MicroSoft.

Com essa versão de bolso do ThunderBird, você poderá ter seus e-mails e sua agenda de endereços a todo o momento com você, sem deixar rastros na máquina após seu uso. Você terá inclusive a opção de enviar/receber e-mails criptografados para maior segurança.

Seguido o mesmo padrão de instalação, basta fazer o download e na hora da instalação, apontar para o dispositivo removível desejado.

Não deixe de visitar também a página de suporte para saber maiores detalhes ou sanar alguma dúvida.

Outros...

Muitos outros softwares podem ser encontrados pela internet, uns loucos por ai foram capazes de desenvolver maneiras de preparar até jogos para carregar por ai!

A lista de softwares portáteis ainda inclui o famoso OpenOffice, que conta com um editor de textos, planilha eletrônica, editor de imagens e aplicativo de banco de dados. Tem também o GIMP que é um equivalente mais leve do PhotoShop, para carregar sempre com você. E destaco também o VLC Media Player, um levíssimo reprodutor de multimídia capaz de reproduzir até DVD?s.

Tenha em mente de sempre praticar o uso correto dos aplicativos portáteis e seus dispositivos, evitando desplugar diretamente o pen-drive e derivados ao usar os programas, pois fatalmente essa ação irá corromper os dados. Use sempre a opção de remover o hardware com segurança, que o Windows oferece!

E outro detalhe é que os antivírus A-VAST e ANTIVIR acusam falsos positivos de vírus ou trojans em muitos aplicativos portáteis! NÃO são vírus nem nenhum tipo de programa espião, isso é uma falha dos antivírus citados.

Referencia bem interessante nesta área: http://portableapps.com/


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu PEN DRIVE? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR