Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

COMPRANDO UM DISPOSITIVO FLASHDRIVE USB (PEN DRIVE)

Alucard - 04/08/2006

Vamos primeiramente entender o que é esse dispositivo. Uma memória USB flash drive, o famoso pen-drive, é um dispositivo de armazenamento de dados composto de uma memória flash, e tem sua fisionomia semelhante a um isqueiro ou um chaveiro. Antigamente vinham acompanhados de uma interface USB 1.1, porém atualmente só se encontra tais dispositivos com a interface USB 2.0, que é 40x mais rápida que a antecessora e retroativamente compatível. A interface é capaz de transferir até 480Mbps, porém o que define a velocidade de leitura e escrita no caso dos pen-drive, é a velocidade da memória usada em sua construção.

O que observar na hora da compra?

O item que inicialmente nos chama a atenção é a capacidade do pen-drive. Hoje em dia temos uma gama enorme, que varia de ?pequenos? 16MB até incríveis 8GB .

Dependendo do uso que será dado, não só a capacidade deve pesar na hora da compra. Outro fator importantíssimo é a velocidade da memória FLASH utilizada.
Esse fator chega a pesar mais no preço final do que a capacidade do dispositivo. Porém quanto mais rápido, maior será a sua sensação de satisfação com o produto. Imagine que em seu trabalho você carregue pesadíssimas apresentações em macromedia flash ou PowerPoint. De pouco adiantará ter um enorme espaço disponível, se na hora de rodar essa apresentação ela se apresentar lenta.

Essa velocidade varia normalmente de 8 MBps na leitura e 4 MBps na escrita, até 24 MBps de leitura e 18 MBps na escrita. E alguns pen-drives e similares tem a capacidade de ler e escrever ao mesmo tempo.

Observe que você carregará esse pequeno dispositivo para todos os lados, em diversas situações. Logo tenha em mente que dependendo da maneira que ele será carregado, a robustez do produto deverá ser levada em conta. Existe desde o mais simples com o corpo feito em plástico, passando por alumínio e até um modelo da Corsair que acho muito interessante por ser extremamente emborrachado e a prova d´água (Flash Voyager mostrado abaixo)!

Ainda nesse quesito, vou apontar um detalhe que achei essencial, é o fato da tampinha que protege a conexão USB do pen-drive se destacar completamente do corpo do produto. Sinceramente, pra perder uma tampinha dessas não requer muito esforço não é? Logo, se você for uma pessoa que perde pequenas coisas facilmente, prestes atenção a esse detalhe e busque algum pen-drive cuja tampa não se destaque completamente ou que fique presa por algum tipo de alça!

Visando uma maior segurança dos dados carregados, muitos fabricantes incluem um software de proteção dos dados escritos em um pen-drive, encriptando com senhas e até mesmo uma pequena chave de segurança que irá impedir a escrita no dispositivo, assim impedindo que algum dado importante seja apagado acidentalmente.

Um pouco sobre MP3 player´s

Com a evolução dos circuitos de memória flash e a grande quantidade de arquivos de mídia digital, era inevitável o aparecimento de uma maneira de poder usufruir desses arquivos de mídia enquanto se transporta os dados.

Os atuais MP3 player´s multimídia fazem tudo o que você possa imaginar em termos de mídia digital.

Dependendo do modelo que você escolha, você poderá não só carregar seus dados e ouvir músicas, como poderá fazer slideshow de fotos em uma TV, ver vídeos diretamente na tela do aparelho. Uma verdadeira mão na roda para longas viagens, caminhadas ou exercícios.

O que observar na hora da compra de um MP3 player?

Similar aos pen-drive´s, devemos observar os detalhes de capacidade de armazenamento (atualmente na casa dos GigaBytes), a velocidade que a memória flash utilizada proporciona e a construção física do aparelho.

Mas vamos adicionar aqui mais uns pequenos detalhes, afinal, você não irá só carregar os dados de um lado para o outro, você irá usufruir os mesmos enquanto os carrega.

Como um bom apreciador de músicas, creio que nada seja mais importante do que a qualidade do áudio do player.

E como você fará para saber se a qualidade é boa ou não antes comprar o produto? Simples, pelas especificações que vem escrita, seja no site do fabricante, seja na caixa do produto. Se não houver nenhuma menção, não compre, pois quem quer vender um bom produto, não tem por que esconder a qualidade do mesmo.

Procure pela característica chamada normalmente de ?Faixa de freqüência? ou ?Frequency Range? caso esteja comprando um produto importado, ela deve indicar as freqüências de 20 Hz até 20 kHz (20 Hertz corresponde aos graves, e 20 kHz aos agudos, quando atende a essa faixa de 20-20, significa um som de alta qualidade).

Um detalhe básico que faz uma boa diferença é o formato de mídia suportado pelo aparelho! Vamos lembrar que nem sempre você irá ouvir um arquivo em MP3, ele pode estar em formato WMA (Windows Media Audio), ou WAV. Com a devida evolução, esse detalhe se tornou muito importante, pois atualmente esses players são capazes de reproduzir imagens e vídeos, como AVI, MPEG-1/2/4-SP, Windows Media Video (WMV) 9, Motion-JPEG, DivX 4 e 5 e XviD.

E de que adiantará o player ter altíssima qualidade de som e vídeo, reproduzir todos os formatos necessários se outro pequeno detalhe não for observado.

O tempo de autonomia da bateria ou da pilha. No caso de comprar um produto alimentado por pilhas, normalmente as AAA, não se esqueça de adquirir pilhas recarregáveis para não ter o gasto constante com pilhas.

É isto aí... antes de fazer a sua escolha, levante suas necessidades e compre o produto que irá atender melhor ao que você quer!


Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar seu PEN DRIVE? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR