Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALANDO A PLACA DE CAPTURA ENCORE ENL-TV FM - PARTE 2

Antonio Vilhena - 09/06/2006

No artigo passado vimos como foi o processo de seleção para escolher a placa de vídeo/captura mais adequada, e na 1ª parte deste artigo vimos como instalar os drivers para suporte da placa de vídeo pelo sistema.. Veremos agora como fazer a instalação do programa de TV.

Bom, agora com o suporte já instalado, Vamos instalar os software para uso da placa. Chame o CD da placa que está no seu aparelho de CD. Irá abrir o programa de instalação dos utilitários para uso da placa.

Atenção, caso você NÃO TENHA instalado o DirectX versão 9 na sua máquina, é interessante PRIMEIRO, fazer a instalação do DirectX no seu sistema.

Para saber se você tem ou não ele instalado, execute: Iniciar -> Executar -> DXDIAG

Irá abrir a tela de informações do DirectX que está instalado na sua máquina:

Caso a sua versão seja MENOR que 9.0, então clique na opção de DIRECTX no aplicativo da placa da Encore, que ela fará então a instalação do DirectX 9 para você.

Bom, como no meu caso (e acho que na grande maioria), já teremos o Directx 9 instalado, vamos então para a instalação do software de TV da placa.

Clique em Setup Utility, para chamar o programa de instalação do ENLTV

Clique em

Clique em para o contrato de uso.

Este é o diretório onde o programa será instalado. Clique em

O programa fará então a instalação....

Depois ele irá chamar o aplicativo de TeleText automaticamente...

Clique em

Este é o diretório onde será instalado... Clique em

Aqui é o nome de grupo de programas no "iniciar" que será criado. Clique em .

Pronto. Instalou TUDO! Agora será preciso dar boot no seu micro, pois vários drivers foram instalados, novos suportes, etc!

Após o Boot, clique no Botão INICIAR, e veja o grupo de programa que foi criado para o suporte da placa (também é colocado um icone do ENLTV na sua área de trabalho).

Chame o programa de TV da placa (ENLTV) para que possamos fazer a configuração da placa para o Brasil..

Será aberta a tela abaixo automaticamente, onde você deverá selecionar o tipo de padrão de TV (para o Brasil escolha PAL_M)

A entrada de áudio (Audio Input) e saída de áudio (Audio Output), bem provavelmente já estarão configuradas corretamente (os valores aí são específicos para a MINHA placa de som).

Após clicar em , você poderá configurar o diretório onde ficarão as imagens e os vídeos que você quiser capturar (pode configurar depois também), bem como o tipo de imagem da captura (BMP ou JPG) e padrão do vídeo desejado (AVI, MPEG1, MPEG2, MPEG4, VCD, SVCD, DVD e HIDVD), bem como a qualidade desejada.

Clicando em , ele irá para a parte de configuração dos canais de TV. Deixe marcado o Brasil como país, e selecione o tipo de conexão/TV que você usou na placa (se foi tv a cabo, ou somente tv de antena aberta).

Após marcar isto, clique no botão de SEARCH que o programa irá procurar os canais automaticamente para você.

Assim que finalizar a procura dos canais, ele irá avisar e você poderá apagar os canais que não estiverem 100% ok (ele consegue marcar inclusive os bloqueados como sendo válido, mas só é mostrado chuvisco). Eu pessoalmente deixo todos, ainda mais que de vez em quando alguns canais bloqueados são "liberados de brinde" em alguns meses pela minha operadora de tv.

Finalizando então o parte de canais, clique em para a ultima etapa, onde você poderá escolher o tamanho do vídeo e alguns parâmetros extras (como podem ser mudados depois, clique em )

Pronto! Seu programa foi instalado e irá aparecer então o aplicativo de TV da placa...

A instalação realmente é muito simples, e com a instalação básica dificilmente você terá problemas!

Tem muita coisa neste aplicativo de TV para ser usada, portanto, vou colocar a seguir somente uma imagem que peguei lá na própria Encore com as funções básicas.

1. Chave de seleção de fonte de imagem (tv, vhs, etc)
2. Procura de canais
3. Controle de Volume
4. Controle/Seletor de canais
5. Tela (clique 2 vezes para tela cheia)
6. Lista de canais disponíveis
7. Janela cheia dividindo em várias telinhas 1 para cada canal

Vale lembrar que clicando com o botão direito na maioria na tela, irão aparecer as diversas opções de controle e configuração.

Agora é ir usando e experimentando...

Eu estarei também aprendendo e fazendo algumas experiências com ela! E já estou com algumas idéias para colocar em novos artigos... é só esperar para conferir!


Gostaríamos de agradecer à Supply House pela conversa e pelo fornecimento dos equipamentos para teste!

Vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar sua placa de captura? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR