Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

AGP X PCI-EXPRESS

Alucard - 26/06/2006

Atualmente tem estado muito ativo a discussão sobre o uso do PCI-Express, portanto, vamos a um breve comparativo para entender por que o AGP esta saindo de cena, sendo substituído pela PCI-Express.

X

Falando um pouco de AGP ...

Devido a crescente necessidade de performance gráfica dos computadores, a placa de vídeo ganhou uma atenção especial, se tornando mais importante que os outros dispositivos PCI, então em 1997 a Intel cria o AGP. O slot AGP é superior ao barramento pci pelo simples fato de usar um canal de comunicação próprio (não é barramento, barramento interconecta vários dispositivos em um único meio) entre ele e o processador, assim permitindo uma rápida comunicação. O Slot AGP tem uma característica chamada Endereçamento na Banda Lateral (Sideband Adressing soa muito melhor não acham?), que carrega os dados de endereçamento de memória por fora do pacote principal de dados. Além do que, os dispositivos PCI tem que copiar a informação da memória RAM do sistema, para sua própria memória de buffer para poder trabalhar, e o AGP consegue ler texturas direto da memória, através do GART (Graphics Address Remapping table).

Ao longo do tempo, teve sua largura de banda aumentada nas revisões, conhecidas como AGP2X, AGP4X e AGP8X.

Falando um pouco do PCI-Express agora ...

PCI-Express é uma implementação do barramento PCI, também desenvolvida pela Intel, que usa a mesma programação da arquitetura PCI, porém ?turbinada? por uma camada de comunicação física serial muito mais rápida. A camada física do PCI-Express não é mais um barramento, e sim uma rede de interconexões seriais ponto-a-ponto. (como dito, em um barramento, os vários dispositivos compartilham um único meio)

A solução da Intel também trabalha para em um futuro não distante, uma controladora PCI-Express independente do chipset (southbridge) utilizado em atuais placas-mãe.

Uma das grandes vantagens do PCI-Express sobre o AGP, está na escalabilidade e na versatilidade de sua interface.

Essas interfaces podem ser de 2, 4, 8, 12, 16 ou 32 vias de interconexão serial (conhecidas como PCI-ex 1x, 2x, 4x, 8x, 12x, 16x, e 32x respectivamente)

Com isso, dispositivos PCI podem ser adaptados ao PCI-Express com a simples mudança da interface física, e um dispositivo pci-ex 1X é 100% compatível com as interfaces de mesma capacidade ou maior. Você pode ligar um dispositivo pci-ex 1x em uma interface 16x sem o menor problema.

Por exemplo, enquanto o slot AGP serve somente para placas de vídeo, o PCI-Express pode utilizar virtualmente qualquer tipo de dispositivo que seja desenvolvido para ele.

Outra limitação reside na parte elétrica das interfaces, enquanto um slot AGP é capaz de prover 25W/42W para a placa de vídeo, o pci-ex 16X consegue prover 72W de potência para a mesma. A série de placas GeForce 6600GT é um bom exemplo, pois as versões para AGP necessitam de um conector de alimentação extra da fonte, enquanto as suas versões para pci-ex não utiliza tal conector.

Adicione a lista de vantagens, um melhor gerenciamento de energia, mais opções de design para as placas, a capacidade de hot plug/hot swap (trocar ou plugar dispositivos com a máquina ligada).

Em termos de largura de banda, o pci-express da um banho no AGP, devido a sua arquitetura ponto-a-ponto de vias (conhecidas como lanes), pois podem ser abertas até 32 vias de comunicação, enquanto no AGP, temos apenas um canal serial, que funciona a 66Mhz.

Barramento

Largura de Banda (MBps)

PCI

133

AGP-2X

533

AGP-4X

1066

AGP-8X

2133

PCI-Express 1X

250

PCI-Express 2X

500

PCI-Express 4X

1000

PCI-Express 16X

4000

PCI-Express 32X

8000

Na imagem abaixo, destacado em vermelho, uma placa equipada com 2 slot?s pci-ex 16X, 2 pci-ex 1X e ao lado, os tradicionais slot?s pci na cor branca.

Links úteis:

http://www.pcisig.com/home

http://www.intel.com/technology/pciexpress/devnet/


É interessante antes de comprar você avaliar bem as opções tanto em PCI-Express como em AGP. As placas de vídeo PCIe estão cada vez mais com preços atrativos e pela performance que oferecem são uma boa opção (além de você passar a utilizar uma tecnologia mais atual). Para acessar a página de pesquisa de preços da placas de vídeo aqui no BoaDica, clique em: Pesquisa de preços de Placas de Vídeo. Não esqueça que sua placa mãe também deve ter o suporte para placas PCIe: Pesquisa de preços de Placas Mãe.

Por fim, vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR