Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

FAZENDO O BENCHMARK DE SUA MÁQUINA!

Alucard - 27/05/2006

Vamos começar com a definição da palavra em si: ?Benchmark? é uma medida, uma referência, um nível de performance, reconhecido como padrão de excelência para um processo específico.

Qual o objetivo do benchmark?

Como dito, será feita um comparativo de performance de sua máquina, com finalidades do tipo:

  • Saber como vai a ?saúde? de sua máquina!
  • Entender melhor o funcionamento de cada parte da máquina!
  • Através dos comparativos, você poderá identificar se algum hardware específico esta com baixa performance!
  • Poderá identificar problemas em pontos específicos de sua configuração!
  • Planejar a compra do hardware necessário para a sua necessidade!
  • Causar inveja aos outros mostrando que seu computador é melhor!
  • E outros...

Para começar, vamos fazer o download dos programas necessários.

Temos no site FUTUREMARK 2 excelentes programas para isso. O primeiro o PCMARK-2005, que irá verificar a performance da máquina com tarefas do dia-a-dia. E o segundo, o 3DMark-2005, que é muito famoso no que se refere ao benchmarking de placas de vídeo!

Existem versões mais novas, porém mais pesadas, e por isso decidi usar especificamente essas.

Baixemos também o SANDRA (System ANalyser, Diagnostic and Reporting Assistant), no site da SiSoftware. O SANDRA é um programa MUITO bom para testar os específicos hardwares do seus sistema como veremos mais a frente.

Quando falamos de hardware, fica quase impossível não citar o grande e famoso EVEREST .
No site da Lavalys, poderemos fazer o download do mesmo.

Temos também o SUPERPI, que nada mais é do que um programa que calcula o famoso PI (π), criado pela Universidade de Tókio, mais precisamente pelo professor Yasumasa Kanada.

Teoricamente, mede a performance de um processador, porém na vida real não quer dizer absolutamente nada! De que adianta calcular 1 milhão de casas decimais em poucos segundos, se no processamento real do dia-a-dia, não é o tipo de processamento que é usado? Jogos e programas não são programados em uma linguagem PI! . Mas, bem ou mal, é uma excelente ferramenta para testes também.

PC-MARK-2005 

Essa é a tela inicial do PCMark-05, ele demora um pouco pra carregar, espere.

Ele é divido em 3 partes principais: na esquerda os resultados do teste anterior, ao centro você tem detalhes do seus sistema, e à direita, os resultados obtidos no teste atual. Vamos clicar em ?Run PCMark? e esperar o fim dos testes!

Ao fim dos testes, teremos o resultado, baseados na performance de sua máquina ao realizar as funções descritas. Vá na aba ?results? e veja a pontuação feita em cada função, como mostra a imagem a seguir:

Outros testes e resultados são disponibilizados apenas na versão paga do programa.

3D-MARK-05 

Esse é famoso! Qual entusiasta por jogos nunca ouviu falar do 3D-Mark? Usado amplamente para medir a performance do sistema como um todo focando exclusivamente o uso da máquina em jogos de última geração. Sua tela inicial é similar a do Pc-Mark.

O 3D-Mark 2005 tem muitas opções de configuração, como filtros de imagem, configuração e outros, porém são configuráveis apenas na versão paga do programa. Basta clicar em ?Run 3DMark? para iniciar os testes. São demonstrações de jogos que passam pela tela, enquanto o programa faz os cálculos de performance, basta esperar acabar! Ao fim, será exibida a tela com a pontuação que sua máquina fez nos testes. Clique em ?Details? para maiores detalhes.

 

SiSoftware SANDRA 

Outra grande ferramenta usada para medir a performance de sua máquina, é o SANDRA (System ANalyser, Diagnostic and Reporting Assistant). Ao abri-lo, clique na aba BENCHMARK para exibir essa tela:

Cada um dos ícones representa um módulo de benchmark a ser analisado, a seguir, um deles escolhido aleatoriamente.

Temos em destaque: no alto o nome e a descrição do benchmark a ser medido, ao centro os resultados do seu equipamento (current cpu no caso) e os outros a serem usados como comparativo, na parte de baixo, informações do teste realizado e lá embaixo, o botão de ?refresh?, que serve para iniciar ou atualizar um dado benchmark. Ao clicar no botão, o teste é iniciado, então, sempre espere o mesmo ser finalizado. Sinta-se a vontade para fazer todos os testes necessários, assim como vasculhar o SANDRA como um todo, ele é um programa excelente para identificar e diagnosticar seu hardware.

EVEREST Ultimate Edition 

O Everest é um excelente programa para identificar seu hardware, porém também possui uma pequena parte para benchmark como podemos ver a seguir.

Assim como no SANDRA, temos o botão de ?refresh? que irá iniciar ou atualizar o benchmark. E na parte da direita será exibido o resultado, comparado com outros sistemas.

SUPER PI 

Este programa foi criado em Tokyo, ele nada mais é do que um programa muito simples e muito usado para testar estabilidade em overclock e a ?velocidade? do processador! Costuma-se usar o cálculo baseado em 1 milhão de casas decimais, como mostrado nas fotos a seguir.


Por fim, vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Bons testes e benchmarks para vocês!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR