Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: IDENTIFICANDO PLACAS-MÃE

Alucard - 15/05/2006

Muitas pessoas compram hardware de informática sem saber maiores detalhes sobre o mesmo, o que leva muitas vezes a uma insatisfação relacionada à compra. Nesse artigo, darei foco às placas-mãe, pois as mesmas constituem a base da máquina como um todo. Lembrado de sempre ter em mente qual será o uso da máquina, para assim não gastar demais em algo que não utilizará, ou comprar algo mais barato que lhe deixará insatisfeito!

Vamos seguir os seguintes passos:

1) Ir ao site e pegar fotos das mobos pra comparar com a que irá ser comprada!

É de extrema importância que você já tenha em mente a placa que será comprada. Para isso, não deixe de visitar o site do fabricante da placa-mãe desejada e analise nos mínimos detalhes possíveis a placa que você escolheu.

Para ilustrar, aqui vai um exemplo de uma placa-mãe (ou a versão mais íntima da mesma, MOBO, que é a abreviação de motherboard):

Página de placa MSI K8N-Neo4-F

Vejo o site da MSI como um grande exemplo, pois é um dos mais detalhados e completo que conheço. Mas no geral, os sites dos fabricantes dizem ótimos detalhes do que irá ser comprado. E tão importante quanto, é analisar a foto do produto a ser comprado, pois assim, tendo essa foto em mente, poderemos evitar inclusive, produtos piratas e/ou remanufaturados!

2) Prestar atenção em revisões da mesma placa

Outra informação muito importante a ser vista nos sites dos fabricantes, é se a placa teve revisões diferentes.

Por exemplo, a um tempo atrás, tivemos a ABIT NF7 e a ABIT NF7 V2.0, ou seja, a ABIT viu que a placa não estava tão bem acabada quanto poderia, e revisou a mesma, lançando uma versão melhorada.

3) Olhar com atenção os adesivos e impressões na placa.

Espalhados pela placa-mãe, terão adesivos de identificação, tanto dos componentes da placa, como da placa em si!

Ferramentas de busca como o google irão ajudar demais nessa parte, pois bastará colocar o número de série descrito no adesivo, para obter maiores informações sobre o mesmo !

Em muitos lugares da placa, você verá também impressões na mesma. Desde o próprio nome e modelo, como o famoso FCC-ID, que é uma identificação única dada às séries de placas que entram no mercado, pela Federal Communications Commision. (http://www.fcc.gov/)

Veja na foto a seguir, um exemplo de FCC-ID:

Se formos ao site de busca do FCC, https://gullfoss2.fcc.gov/prod/oet/cf/eas/reports/GenericSearch.cfm , e colocarmos os dados como eles pedem, ou seja, os 3 primeiros caracteres do código no dado produto, e no segundo campo o resto do código, ele achará com precisão o produto procurado !

4) Bios e Programas!

Através da própria tela do POST (Power On Self Test, aquela telinha da contagem de memória), podemos ver pelo código da BIOS algumas informações da placa! Veja no topo da imagem o logo e o nome do fabricante, e na parte inferior, os detalhes da BIOS e da placa.

Aqui, descrevo uma BIOS da AMI por exemplo:
64-0925-005555-00101111-040201-VIA_K7

64 ? Informação do Chipets/BIOS
0925 ? Identificação do fabricante 
005555 ? Informação da versão 
00101111 ? Informação do processador e da ROM da BIOS

Não achei maiores detalhes sobre como identificar as BIOS de outros fabricantes, mas a estrutura é praticamente a mesma.

Sites dos fabricantes de BIOS:
http://www.ami.com/utilities/
http://www.phoenix.com/en/Customer+Services/BIOS/default.htm
http://www.wimsbios.com/

Mas e como identificar sua placa-mãe quando não é você que monta a máquina, ou quando a máquina já esta montada em sua casa e você não pode ou não quer abrir o gabinete para ver maiores detalhes? Entra aqui um excelente programa chamado EVEREST! (palmas para ele)

Esse programa é uma verdadeira ?mão-na-roda? dos técnicos e curiosos de plantão! Sinta-se a vontade para vasculhar cada cantinho desse programa e aprenderá muito sobre seu hardware! E podem fazê-lo despreocupado, esse programa apenas mostra informações, ele não altera nada em sua configuração!

Clique no ícone da placa-mãe, e depois novamente na opção placa-mãe, para aqui ver detalhes como: ID da placa, nome da placa-mãe, informações técnicas sobre a mesma, nome do fabricante, e até mesmo o link para a página do fabricante da placa!

Esse programa mostra muitas informações úteis, monitora temperatura e tem leves funções de benchmark (comparativo) .... se duvidar ele diz até o cheiro da placa !

Para obtê-lo, basta ir ao site do desenvolvedor, http://www.lavalys.com/index.php?page=products_index, ou aqui mesmo na área de downloads do BoaDica.

Outro excelente programa para obter detalhes sobre seu hardware, é o SANDRA (abreviação de System ANalyser, Diagnostic and Reporting Assistant.), porém esse ficará para outro tutorial! Pode ser obtido no site do desenvolvedor, http://www.sisoftware.net/, ou novamente aqui mesmo na área de downloads do BoaDica.


Por fim, vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar sua placa-mãe? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR