Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: CRIANDO UM DVD DE VIDEO-CLIPE - PARTE 2

Antonio Vilhena - 04/05/2006

Na dica anterior (TUTORIAL: CRIANDO UM DVD DE VIDEO-CLIPE - PARTE1) vimos como fazer um DVD pegando clips de diferentes discos, agora nesta 2a parte, vamos montar um dvd de vídeo a partir de arquivos MPEGs, ou AVIs.

Estes vídeos podem ser clips de música, filmes de cameras fotográficas (a maioria já salva em avi ou mpg), captura de algum filme maior, etc.

Assim, vamos supor que você tenha um diretorio no disco com os videos.

OBS: atenção que arquivos AVI podem ser montados com diferentes CODECs (codecs são padrões específicos de codificação do filme digital, e é necessário ter o codec próprio para poder "ver" o vídeo gravado no padrão de cada codec). Filmes AVI podem por exemplo ser arquivos gravados no padrão DivX mas que mantiveram a mesma extensão AVI. O ideal é que você tenha TODOS os codecs mais utilizados instalados no seu sistema! Querendo ver informações sobre instalação de CODECs, uma "BoaDica" é seguir o tutorial indicado lá no Fórum BoaDica: http://www.forumboadica.com.br/viewtopic.php?t=24753

Garantindo que você tem os Codecs instalados, vamos ao passo então de criar um DVD com diferentes "clipes" de vídeo:

Vários programas podem ser utilizados para isto, mas o programa que estaremos utilizando é o NeroVision 4, incluído no pacote do Nero versão 7. Ele muitas vezes vem num CD ao se comprar um gravador de DVD. Caso você não tenha, poderá baixar uma versão de avaliação em: http://www.nero.com

Assumindo que você já o tenha instalado, chamamos então a central de programas do nero (Nero Start Smart):

Escolhemos então ou nos aplicativos a opção de Nero Vision, ou então a oção "Crie seu próprio DVD de vídeo"

A chamar a opção de criar um DVD de vídeo, poderemos então começar nosso projeto:

Clicamos então na opção de Adicionar Arquivos de Vìdeo:

Vamos incluindo então os vídeos que desejamos (ou clicando com control para incluir vários, ou 1 a 1).

Um fato interessante é que ele pega os nomes dos arquivos para depois fazer a montagem dos menus, portanto se o seu vídeo já tiver um nome que auxilie a identificação do conteúdo, irá facilitar o processo mais tarde!

Não há problema se os vídeos estão em padrão MPG, DivX, AVI, MV2 etc. Se você estiver com os codecs instalados no seu micro, o Nero irá utilizá-los na compilação.

Após a inclusão dos vídeos desejados, Clique em AVANÇAR e iremos para a interface de montagem de menus!

Acima é a interface padrão, mas você poderá utilizar as que já estão instaladas junto com o pacote inicial do nero, ou então baixar lá do site do próprio Nero, uma série de fundos, padrões, modelos, etc, além de poder criar o seu próprio modelo. Vá clicando nas opções para ver outros modelos...

Você pode alterar a parte escrita, fontes, sombreamento, etc... Resolvi experimentar brincar um pouquinho com uns menus tri-dimensionais e animados...

Existem também já modelos pré-montados com animação 3D, etc. Além disso, você ainda poderá baixar vários gabaritos, botões, etc. lá do site do Nero! VALE A PENA O DOWNLOAD!

Quando estiver satisfeito, crie em AVANÇAR e irá para uma tela de preview do funcionamento do seu menu! Bem interativa (o controle ao lado "funciona"), e poderá ver como está o projeto na parte de interatividade com o usuário, sequências, etc.

As possibilidades de criação, animação, etc., na área de menus é muito grande! Com certeza aqueles que possuem criatividade irão se divertir muito e descobrir inúmeras possibilidades!

Clique em Avançar, que irá para a tela de "montagem" do seu DVD. Caso você não configure de antemão o padrão a ser utilizado, o Nero automaticamente irá pegar o padrão usado pela maioria dos vídeos.

Daí é só partir para gravar. Você poderá gravar no próprio DVD, ou numa pasta no seu Disco!

Lembre-se nesta hora é que o Nero irá codificar seus vídeos, etc., portanto, dependendo da potência do seu sistema, espere deixar ele trabalhando por 1 ou 2 horas para a montagem e codificação completa do DVD.

 

Depois de 1 ou 2 horas, finalmente você terá seu projeto pronto no formato do DVD, ou já gravado no DVD!

Pronto, montagem de DVD bem facilitada!

Pelo que observamos, o Nero nesta nova versão trouxe muitas novidades, e muitos aplicativos para facilitar o dia-a-dia de quem gosta de vídeos, imagem e som! Vale a pena separar alguns CDRWs e DVDRWs, para fazer uns testes, e experiências! Você com certeza vai se surpreender!


Por fim, vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Finalmente, procurando onde comprar? Veja na Pesquisa de Preços BoaDica

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR