Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

UTILIZANDO AGREGADOR DE CONTEÚDO RSS

Antonio Vilhena - 02/05/2006

Recentemente liberamos aqui no BoaDica o nosso canal de conteúdo de notícias no padrão RSS para captura das novidades, mas apesar de ser uma tecnologia que vem crescendo seu uso na internet neste ultimo ano, muita gente não usa ou não conhece como funciona, então, resolvi montar aqui este artigo para tirar algumas dúvidas e para alguns, apresentar uma ferramenta que pode ser muito útil para nos manter atualizados.

O "grande barato", na utilização de RSS, é que ao invés de o usuário correr atrás do conteúdo, o que fazemos é trazer o conteúdo até nós! Ou seja, fazemos com que o trabalho de "coleta" do conteúdo que estamos interessados passe a ser feito automaticamente pelo computador, sem intervenção do usuário, ganhando com isto tempo, produtividade e agilidade.

Para aqueles que deixam o computador sempre ligado, já pensou em quando for usar o micro, já ter disponível num programas as manchetes de notícias que te interessam? Saber se houve algum tutorial novo em um site específico? Se tem algum arquivo novo para download em sites marcados? Se houve atualização em alguns blogs específicos que estejam sendo acompanhados?

Para aqueles que não deixam o computador sempre ligado, você irá ligar o computador, e ir adiantando suas tarefas diárias (leitura de emails, execução de rotinas específicas), e trabalhando em segundo plano, o computador estará coletando o conteúdo que você já pré-definiu antes, assim, ao acabar por exemplo de ler os emails, você poderá ler as manchetes/notícias do dia, e por aí vai!

Enfim, com um agregador de conteúdo, conseguimos automatizar algumas das funções que antes tínhamos que "correr atrás". Agora, o conteúdo é que corre até nós!

Mas como funciona isso?

Basicamente o RSS é um arquivo XML, disponibilizado pelo site que possibilita que outros micros (usuários), procurem e acessem as informações listadas no arquivo de maneira personalizada. Este arquivo por exemplo contém a relação das últimas notícias disponibilizadas pelo site, ou ultimas atualizações, etc. Este arquivo/padrão deve ser utilizado por um programa específico de leitura de canal RSS (chamado de feed), e este programa é que percorre a internet procurando por atualizações nestes arquivos de "feed" marcados por você que são de seu interesse.

Este programa irá então mostrar para você estas entradas, com as informações de conteúdo, e links necessários para acessar diretamente o conteúdo caso seja de seu interesse em ir ao site para ver o conteúdo.

Existem alguns "padrões" utilizados na internet para disponibilização destes "feeds". Os mais comuns são o RSS 2.0, RSS 1.0, e o ATOM. É interessante que você utilize um programa "agregador de conteúdo", que suporte todos estes formatos, pois aí você não terá limitações na hora de assinar os conteúdos.

Para assinar um conteúdo RSS, normalmente os sites colocam "botões" indicadores específicos onde normalmente tendo um programa agregador instalado, basta clicar com o botão direito e marcar para "assinar" este conteúdo:   

Bom, uma maneira de entender melhor o funcionamento é vocês verem os passos para instalar um programa agregador de conteúdo, e a assinatura de alguns canais...

Alguns exemplos de programas "agregadores de notícias" (freewares)

O programa que eu pessoalmente uso é o RSS Bandit. Ele é específico para Windows 2000, 2003, XP, mas foi o que mais me atraiu. Tem em português, e é gratuito.

Seguem os passos para instalação:

Produto instalado, e ele é chamado automaticamente...

Se você só irá utilizar este programa como agregador padrão, pode clicar no SIM, e marcar para não ser mais perguntado sobre isto...

Após a instalação, no caso de você estar conectado atrás de um proxy, ou seja, não está conectado com o modem diretamente na internet, você deve configurar as conexões de rede:

Clique em FERRAMENTAS -> OPÇÕES

Na janela que abrir, escolha Conexão de Rede:

Você pode optar para que o programa obtenha as definições iguais as que são utilizadas no Internet Explorer, ou então configurar manualmente para quem sabe os valores:

Pronto, produto instalado e configurado! Agora vamos ver o uso dele assinando um serviço de notícias:

Por final, segue como fica no seu dia-a-dia (este é o meu pessoal):

Alguns canais interessantes:

Além destes a maioria dos sites de jornais, e grandes portais mantém uma opção de conteúdo em RSS.

É isso aí! Creio que com isto você já tem uma boa noção sobre o que é e como se usa um agregador de notícias RSS.


Por fim, vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar! E não se esqueça de assinar o RSS de Notícias do BoaDica (é só clicar aqui do lado):

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR