Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: EXTRAIR MÚSICAS MP3 DE RÁDIOS DA INTERNET

Antonio Vilhena - 18/04/2006

Por coincidência outro dia li a respeito sobre uma dúvida sobre este assunto lá no Fórum do BoaDica, e minha filha, que gosta de ouvir rádios da internet, me perguntou a mesma coisa: Como capturar uma música que está tocando na rádio da internet?

O pessoal que ouvia rádio em aparelho de som (portáteis ou não), muitas vezes quando ouviam uma música legal no rádio imediatamente colocavam uma fita K7 no gravador e começava a gravar... Alguns até deixavam uma fita em branco sempre no gravador para aproveitar estas ocasiões, ou para gravar programas específicos (ainda me lembro dos meus tempos onde gravava os programas da rádio El Dourado FM ou então da Rádio Fluminense FM). Era um sufoco conseguir saber o nome de uma música, ou poder mostrar a alguém uma música que tinhamos descoberto mas não sabíamos nada dela...

Só que de um tempo para cá, tudo mudou!!!! Raros são os aparelhos de som que possuem gravador de K7, raros até os que possuem LEITOR de K7, e acho que com a invasão do CD, até no carro (que é onde o pessoal mais ouvia as fitas), o K7 está sumindo... Com esta situação ficamos meio no "impasse". O que fazer então quando ouço uma música legal? Como gravar? Ficar procurando na internet pelo nome da música "chutando"? Infelizmente nem sempre temos o nome da música ou do artista. Com a proliferação da Internet, da Banda Larga, da Rádio Internet, e por fim do CD, cada vez fica mais difícil gravar uma música para ouvir depois ou querer saber mais dela!

Vale lembrar que este tipo de gravação de música (de rádio normal ou rádio internet), é de uma música nem sempre na sua melhor qualidade, afinal tanto no rádio normal como na rádio internet, a música não possui uma qualidade excepcional. Aqueles que gostarem REALMENTE da música e a quiserem para si, gravem num CD ou em um MP3 Player, e levem para uma loja de CDs para poder mostrar ao vendedor qual é a música que vocês querem comprar o CD! Hehe, mais uma utilidade também para o MP3 player portátil!

Bom, voltando então ao nosso tema: como gravar uma música a partir de uma rádio da internet!

Existem vários programas que fazem isto (o nome desta atividade em inglês é streaming rip), mas resolvi selecionar um programa que encontrei que é bem interessante, é gratuito (participante dos projetos do Sourceforge) e principalmente, trabalha como plug-in ao Winamp (que é extremamente interessante pois concentra as "atividades" de áudio no meu micro num mesmo programa e interface), e junto com o Winamp, torna-o uma ferramenta cada vez mais poderosa e fácil de usar!

Uma das coisas muito interessantes também neste plugin, é que ele possui a facilidade de gravar as músicas SEPARADAMENTE, ou seja, ele consegue perceber quando uma música inicia e quando acaba, separando as músicas automaticamente, além de organizar as músicas salvas com relação à estação de rádio de onde ele foi pega.

Vamos à instalação:

Vá na página do programa http://streamripper.sourceforge.net e baixe a versão específica para seu Winamp (atenção que a versão disponível é para o Winamp versão 2 ou versão 5)

Após o download faça a instalação que é bem simples:

Será mostrada um aviso se quer colocar o plugin como default, clique em SIM

Após a instalação, ao chamar o Winamp, o plugin também será chamado. Basta verificar na sua barra de tarefas:

Clique 2 vezes nele para abri-lo e configurarmos as opções (OPTIONS) do programa:

Caso você use um servidor proxy, deve colocar aí o endereço dele:

Você deve marcar o diretório onde deseja gravar as músicas salvas, se quer salvar tudo junto ou separado, e algumas informações adicionais interessantes (como a adição do ID3, etc).

Caso queira alterar o modo como ele irá nomear as músicas, vá na opção de PATTERN:

O resto é detalhes, que você pode ir experimentando.

Daí, é só chamar o bom e amigo Winamp, selecionar para ele listar radios da internet, selecionar uma rádio, e colocar para tocar:

Na hora que você desejar gravar uma música, é só clicar em START na janela do Streamripper

Na hora que desejar parar basta clicar em STOP.

Como falamos no início, uma particularidade interessante deste plugin, é que ele organiza as gravações no diretório que você indicou, tornando fácil a identificação da música.

Não se assuste por ele informar no diretório INCOMPLETE. Isto é normal, e a música está completa (na realidade este incomplete é de outras facilidades/produtos deste mesmo desenvolvedor).

É isto aí. Modo simples e fácil de gravar uma música que você "ouviu na rádio".

IMPORTANTE: lembre-se de utilizar esta facilidade/ferramenta, respeitando os direitos autorais dos artistas! Não incentivamos e repudiamos pirataria, em todas as suas formas: música, artigos, produtos, imagens, programas, etc. Se gostou da música, vá na loja e compre o CD, ou em alguns casos, você pode até ter a facilidade de fazer um download de empresas que já oferecem download de músicas legalmente!

Por fim, vale lembrar que se você tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR