Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

MONTANDO UM ARQUIVO ISO COMO SE FOSSE UM DISCO, NO LINUX

Ricardo Almeida (AG Sistemas) - 06/03/2006

Dando continuidade ao aumento de artigos sobre Linux aqui na seção de dicas, aqui segue mais uma que poderá ajudar aos que estão indo para este novo mundo do linux.

Com a chegada da banda larga e dos softwares Peer-to-Peer, é cada vez mais freqüente a disponibilidade para download de imagens de CDs no formato ISO.

No entanto, muitas vezes se grava o CD, gasta-se uma midia, para descobrir que o ISO estava corrompido ou não é o que se espera.

No Linux, é muito simples você montar o arquivo ISO como um disco, permitindo ler e verificar o seu conteúdo antes de gravar o CD. Na verdade, você pode inclusive usar direto o arquivo .ISO como se fosse um CD real!

Para este processo, nós precisamos primeiro abrir uma janela de terminal e nos transformarmos em "root". Isso é necessário porque o comando "mount" é de uso restrito ao usuário "root".

Para nos transformarmos em "root", nós usamos o comando "su". Ele irá solicitar a senha. Você precisa dela, caso contrário, nada feito.

Depois, imaginemos que o arquivo ISO é "/home/ricardag/disco1.iso" (lembra da dica anterior?).
Muito bem, o comando que realiza esta mágica é

mount -o loop -t iso9660 /home/ricardag/disco1.iso /mnt/cdrom

A partir deste momento, o diretório "/mnt/cdrom" reflete o conteúdo da imagem ISO; voce pode ler os arquivos à vontade - mas lembre-se, da mesma forma que um CD-ROM, o conteúdo de /mnt/cdrom está read-only.

Você pode usar outro diretório no lugar do "/mnt/cdrom", lembrando que, enquanto o ISO estiver montado no diretório o seu conteúdo original não aparece (aparece só o conteúdo do ISO).

Quando terminar de usar, e novamente como "root" (lembra do comando "su"?), execute

umount /mnt/cdrom

Se você estiver usando Windows, não se desespere: existe um utilitário freeware chamado Daemon Tools (http://www.daemon-tools.cc/) que permite montar uma imagem ISO como um drive do Windows.

Mas atenção:

1) Só funciona em Windows 2000 ou Windows XP. Win95/98/ME estão fora.
2) Leia com atenção as perguntas do instalador e DESMARQUE as opções de instalar os programas de anúncio que o instalador leva consigo (AdWare)

Se se tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR