Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: TRANSFORMANDO UMA X800GTO² EM UMA X850XT PE

Marcos Orlando - Mol14 - 25/01/2006

Recentemente adquiri uma placa de vídeo da Saphire, uma X800GTO2 e logo em seguida me deparei com um artigo muito interessante na internet em como fazer um MOD para transformar esta placa num X850XT PE! Como vários deram depoimento que funcionava, resolvi fazer também e como funcionou 100% achei interessante repassar esta experiência com os colegas aqui do fórum boadica (http://www.forumboadica.com.br) e o pessoal colocou como forma de dica aqui no site BoaDica.

Para quem quiser ver o arquivo original que me animou a fazer esta alteração, segue o link: http://www.techpowerup.com/articles/overclocking/vidcard/127/2

Considerações IMPORTANTES:

Tenha em mente que este procedimento envolve risco de danificar o seu Hardware, por isso faça-o por sua conta e risco. Nem eu nem o site assumiremos qualquer tipo de responsabilidade pela execução deste MOD. Ele só deve ser feito por quem tem conhecimento técnico sobre o que está fazendo.

Introdução:

Até a elaboração deste Tutorial o percentual de sucesso desse MOD é de 100%.

A placa que você deve procurar em todas as prateleiras das lojas é essa da figura a seguir, ela é uma edição limitada da Sapphire e não deve ser muito fácil de achar em território Tupiniquim. Seu nome: X800GTO²

A versão especial da Sapphire GTO é chamada de X800GTO². Como você pode ver na figura a seguir ela usa o Core da ATI R480 que também é usado nas X850 Pro, XT e XT PE.

A GTO² é um produto especial e exclusivo da Sapphire, nenhuma GTO comum e nem mesmo a GTO Ultimate usa o Chip que pode ser destravado. Se não existir um ?²? no nome da placa, então ela não poderá ser destravada.

Nenhuma placa com Pipelines defeituosos foi encontrada até hoje, portanto a chance de sucesso do MOD não deve ser menor do que 100%.

Não existe nenhuma versão AGP desta placa. Algumas lojas listam Sapphire GTO² AGP, mas provavelmente é uma GTO comum com o nome listado erroneamente.

Uma outra placa que pode ser destravada é a X800 GTO da Connect 3D, mas isso é um outro assunto. Não vou abordar nada sobre esta placa agora por razões que explicarei mais tarde.

A GTO² vem com 12 Pipelines habilitados de fábrica, mas é sabido que o R480 possui 16 Pipelines. O motivo da GTO² trabalhar apenas com 12 pipelines está escondido na BIOS.

O MOD apresentado a seguir permite destravar a GTO² para que ela passe a funcionar com 16 Pipelines.

O Mod:

Você vai precisar de:

  • Flash Utilitie Modificada -> Pegue Aqui
  • BIOS Desbloqueada -> Pegue Aqui
  • ATI Tool -> Pegue Aqui
  • Disco de Inicialização

Você deve possuir a Flashrom modificada para realizar a modificação na BIOS da sua X800GTO² e com isso desbloqueá-la, qualquer outro Flashing Utilities que não seja o apresentado acima não irá funcionar e a configuração de Pipelines da placa não será modificada.

NOTA: Muitas pessoas que tentaram fazer o MOD relataram o aparecimento de uma mensagem ?File not Found? durante o flasher. Isto ocorre porque o MOD é realizado em ambiente DOS, onde arquivos muito extensos são apresentados de forma diferente nesse ambiente, como por exemplo Powerco~1.bin. Para evitar esse tipo de problema basta renomear todos os arquivos para que eles tenham nomes bem simples e facilite o processo na hora de digitar os comando para realizar a Flash da BIOS e evitar surpresas desagradáveis na hora ?H?.

Realizando o MOD:

Ainda dentro do Windows instale o ATITool, vá em Settings -> Overclocking e repare que o número de pipelines reportado pelo ATITool é ?12?, faça isso apenas para confirmar.

Em seguida vá em Meu Computador -> Disquete de 3½ (A:) e já com o Disquete inserido no Drive clique com o botão direito e selecione ?Formatar?. Marque a caixa ?Criar um disco de Inicialização do MS-DOS e clique em Iniciar.

Agora que você já tem o Disco de inicialização do MS-DOS, pegue o Flash Utilities, e a BIOS modificada para 16P (ambos já descompactados) e salve dentro do Disquete.

Feito isso, reinicie o PC e entre na BIOS da sua Motherboard, configure a BIOS para inicializar o PC pelo Floppy e coloque o disquete que acabamos de criar dentro do Drive. Salve e saia da BIOS. O PC irá inicializar pelo disquete e nós entraremos no ambiente MS-DOS.

Importante: A tela acima mostra as linhas de comando do ?ATIFlash? mas lembre-se que para esse MOD estamos utilizando um Flashing Utilities modificado, portanto a tela serve apenas como ilustração.

Já dentro do MS-DOS, digite a seguinte linha de comando:

Flashrom ?s 0 oldbios.bin (Repare que no lugar de ?atiflash? é digitado ?flashrom?)

Isso irá salvar a BIOS da sua X800GTO² no disquete, esse procedimento será útil caso algo saia errado e seja preciso regravar a BIOS da VGA por algum motivo. De qualquer forma é bom ter esse arquivo salvo.

Agora digite a linha de comando a seguir:

Flashrom ?f ?p 0 bios16p.bin -> ?Bios16P? é o nome que foi dado ao arquivo.

Este comando vai realizar o flash da BIOS e habilitar os 16 pipes.

Pronto! Agora retire o disquete do drive e reinicie o PC.

É importante frisar que esse MOD serve apenas para liberar os 4 Pipes que estavam desabilitados pela BIOS da VGA, nenhum Overclock foi feito na VGA por enquanto, mas liberando esses 4 pipes a placa já se torna imediatamente uma X850XL sem precisar mexer no clock da GPU e nem nas freqüências das memórias. Lembra que a GPU da X800GTO² é igual ao das X850 Pro, XT e XT PE? Agora ficou idêntico, inclusive com o mesmo Nº de Pipelines. As diferenças agora são apenas as freqüências de funcionamento da GPU e das memórias e isso pode ser modificado usando-se o ATITool.

Depois de reiniciar o PC a X800GTO² irá passar a funcionar com os 16 Pipelines. Nenhum Drive de instalação será necessário.

Abra o ATITool e vá novamente em Settings -> Overclocking e veja que agora são mostrados 16 Pipelines.

Agora se você quiser, você pode aumentar a performance ainda mais com um OverClock na placa. Ela já é de cara uma X850XL mas caso você queira transformá-la em uma X850XT basta modificar os Clock de 400/490Mhz para 520/540Mhz. Ou mais ainda, ela pode se tornar uma X850XT PE com os Clocks 540/590Mhz.

Cuidado: As modificações são perfeitamente possíveis afinal as memórias e a GPU da GTO² foram feitas para trabalhar nessas freqüências, o único problema é que a refrigeração da VGA talvez precise ser modificada pelo fato do Cooler original de fábrica não ter sido dimensionado para freqüências tão altas.

Benchmarks:

Seguem alguns testes realizados na X800GTO² em Stock, com o MOD e com MOD e Overclock. Reparem nos ganhos de performance.

Connect 3D X800 GTO

Não só a placa da Sapphire pode ser modificada, a placa da Connect 3D também aceita o MOD, porém o arquivo da BIOS é diferente Ele pode ser baixado Aqui. O motivo pelo qual eu não abordei a modificação desta placa é que o MOD nela não é garantido. Parece que os novos lotes estão vindo com os Pipelines bloqueados não só pela BIOS, mas também via Hardware, por isso esse modelo se tornou um tiro no escuro, para não correr riscos caso realmente alguém queira aventurar esse MOD, procure a placa da Sapphire e siga esse Tutorial porque a garantia será de 100%.

Espero que tenham gostado...

Se tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde além de uma área específica sobre placas de vídeo, etc., tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR