Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: RECUPERANDO, COM O LINUX, DADOS DE UNIDADES DE MÍDIAS REMOVÍVEIS DEFEITUOSAS

Jaguar

Quantas vezes nos deparamos com esses problemas... aquele CD que falha em determinada parte de uma cópia por erro de leitura. Até aí, se o problema são os arranhões, a solução mais viável seria polir levemente a parte de leitura do CD, até que eles desapareçam gradativamente e com produtos apropriados para esse fim.

Mas existem casos mais graves, como riscos que danificam a área da platina do CD, nesse caso, apenas polir não vai resolver o problema... o mesmo caso se aplica nas mídias de DVD.

Os disquetes, apesar de serem arcaicos, ainda são utilizados, principalmente onde não existem redes interligando os micros... e quando danificados fisicamente, é praticamente uma tarefa impossível recuperar os dados que ali estavam... Os maiores inimigos deles são os fungos que deterioram o material magnético que compõem a superfície do disco flexível.

Verificá-lo com scandisk seria a coisa mais certa a fazer, mas há casos em que ele inutilizaria o disquete completamente.

No Linux temos um utilitário que recupera esses dados, tanto em disquetes, como em CDs e unidades de disco rígidos. É o dd_rescue, que vem em algumas distribuições Linux, mas também pode ser obtido em http://www.garloff.de/kurt/linux/ddrescue gratuitamente.

Mas, o que esse pequeno utilitário faz? Simples, se o arquivo estiver danificado, ele fará uma verificação de erros e copiará os dados bloco a bloco. Se algum erro for encontrado, o dd_rescue irá ignorar o bloco danificado.

O processo é muito semelhante ao do programa Badcopy para Windows, mas o dd_rescue tem a vantagem de ser gratuito.

Agora, vamos tomar alguns exemplos:

Temos um disquete cujo um arquivo está com um erro e o scandisk não conseguiu reparar, por não conseguir ao menos ler os blocos danificados, para usar o dd_rescue é necessário fazê-lo pelo console:

dd_rescue arquivo_problemático arquivo_reparado

Ex: Tenho um arquivo no meu disquete cujo o nome é Tutorial_Xine.sxw que não consigo abrir pelo Windows e quero salvá-lo no meu HD. Então, logo o comando seria:

Este comando irá verificar o arquivo Tutorial_Xine.sxw bloco a bloco, e se houverem erros de leitura, ele irá ignorar os blocos defeituosos, copiando somente os que estão intactos.

Mas, se quiser que o dd_rescue tente recuperar o tamanho original dele, use-o com a opção -A:

Isso fará com que o dd_rescue preencha os blocos defeituosos com blocos vazios, a fim de preservar o tamanho original do arquivo.

Você pode também recuperar dados de uma partição inteira de um disco rígido, ou de mídias removíveis:

Ex: Quero copiar uma unidade de disco rígido inteira ignorando os blocos defeituosos.

# dd_rescue /dev/hda4 WindowsXP.img

Ou se preferir, pode usar com a opção -A que já vimos anteriormente:

# dd_rescue -A /dev/hda4 WindowsXP.img

Caso queira recuperar dados de CD/DVDs defeituosos, a sintaxe é esta:

dd_rescue /dev/cdrom nome_da_imagem.iso


Ps: Não me responsabilizo pelos danos ou perda de dados, caberá ao usuário decidir se fará por sua conta e risco.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR