Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: CRIANDO UM SISTEMA DE ARQUIVOS VIRTUAL NO LINUX

Jaguar - 22/12/2005

É isso mesmo, é possível criar um sistema de arquivos virtual no Linux, essa técnica é muito útil para ocultar arquivos e mantê-los seguros, longe de olhos alheios.

Então, vamos aos procedimentos:

Primeiro de tudo, abra o konsole, ou o terminal. O que vamos fazer agora é criar um arquivo simples, com o nome de "filesystem" usando o comando "dd". Vamos dar 128MB de tamanho para ele:

A sintaxe a ser usada aqui é:

usuário@nomedamáquina:~> dd if=/dev/zero of=/[caminho ou diretório]/[nome do arquivo a ser criado] bs=[número de bytes] count=[número de vezes a ser repetido o valor de bytes].

Aqui por exemplo, criei um arquivo chamado filesystem, na minha pasta /home/jaguar/ com 128MB (131072 x 1024 = 134217728 bytes).

Agora, teremos que criar um sistema de arquivos para esse arquivo que acabamos de criar. Para fazer isso, é preciso logar-se como root, usando o comando "su".

Já como root, digite a linha de comando, como especificado abaixo:

Quando for exibido uma tela de confirmação, digite "y" e tecle ENTER.

# mkfs /[caminho ou diretório]/[nome do arquivo] -t [o tipo de sistema de arquivos]

Isso vai transformar o arquivo filesystem em um sistema de arquivos do tipo ext3. Mas ainda não terminou... ainda é necessário dar permissão de escrita a esse arquivo, para isso, digite o comando abaixo:

Agora, é necessário criar uma pasta, em algum diretório de sua escolha. Eu optei por fazer no /home/jaguar. Eu darei a essa pasta o nome de "virtual":

Agora, vamos para a parte mais interessante teste tutorial... É a montagem deste sistema de arquivos virtual. Para fazer isso é necessário ainda estar logado como root. Observe como o comando "mount" será usado:

A sintaxe deste comando é:

# mount /[caminho ou diretório]/[nome do arquivo a ser montado] /[caminho ou diretório onde você criou a pasta] -o loop

É o mesmo comando usado para montar imagens de CD em uma pasta, criando assim, um "drive virtual", existentes no Windows, tais como o Alcohol 120%, Nero Burning ROM e outros softwares de gravação suportam emulação de drive de CD-ROM. Para montar uma imagem ISO por exemplo, use a sintaxe abaixo:

# mount /[caminho ou diretório]/[nome da imagem].iso /[caminho ou diretório onde será montado a imagem] -o loop

Agora, vamos dar privilégios de leitura e gravação neste diretório:

# chmod 777 [nome da pasta]

No meu caso:

# chmod 777 virtual

Agora, saia do modo root, digitando o comando "exit" no terminal e volte ao modo usuário.

Tente criar algum arquivo ou pasta dentro deste diretório. Eu criei um diretório chamado teste.

Se a resposta for afirmativa... Parabéns! Você acabou de criar o seu primeiro sistema de arquivos virtual. Através do konqueror, clique com o botão direito em cima da pasta que você criou, e veja em Propriedades, se o tamanho é o mesmo do arquivo que você criou como um sistema de arquivos, com 128MB.

Para desmontar o sistema de arquivos virtual, saia do diretório, em modo root, digite no terminal:

# umount /[caminho ou diretório]/[nome da pasta]

Agora que vimos que é possível criar um sistema de arquivos virtual, caberá a você decidir onde esconder o arquivo. Quando precisar guardar mais arquivos ou apagar, repita o processo de montagem novamente.

Mais uma dica muito útil... alguém pode tentar abrir o terminal e ver o que você digitou no histórico do shell, teclando o cursor para cima, para evitar isso, digite esse comando no terminal, dentro da sua home:

usuário@nome da máquina~> rm -rf .bash_history


Se se tiver algum tipo de dúvida com relação a esta dica ou qualquer outra dúvida de informática, dê um pulo no Fórum BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), onde tem uma galera muito legal que troca idéias, ajuda, participa em diversos assuntos técnicos, e com certeza poderão ajudar!

Ps: Eu não me responsabilizo por danos e perda de dados, o que significa que o usuário que decidir por realizar a operação descrita neste tutorial, fará por sua conta e risco.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR