Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL - COMO INSTALAR HD SATA NAS PLACAS A7N8X DELUXE E E-DELUXE

Virilha Capoeira - 07/11/2005

Devido ao número grande de dúvidas no fórum, decidi montar esse tutorial para melhor explicar como deve ser feita a instalação de um HD SATA nessas placas da ASUS.

Para começar, devemos instalar nosso hd na porta SATA 1 na placa-mãe. Devemos também habilitar o jumper SATA ENABLE. Qualquer dúvida de como realizar essas operações, consulte seu manual, ele foi feito para isso.

Antes de começar o processo de instalação, devo esclarecer que o chipset NForce2 ULTRA 400 não possui controladora SATA nativo, então, baixe aqui os arquivos necessários para a instalação do HD e grave-os num disquete vazio. Esses arquivos são do software Silicon Image. Ele é o controlador SATA dessas placas.

Esse processo serve se você não tiver HD nenhum em sua máquina. Se você já tiver um HD IDE instalado e quiser utilizar o HD SATA apenas para armazenamento, basta instalar os drivers do software Silicon Image que vem no CD de instalação da placa-mãe.

Caso deseje baixar os drivers da Silicon Image mais atualizados ou caso não tenha vindo com sua placa mãe, basta ir no site da Silicon Image, e no caso específico listado nesta dica, clicar AQUI para ir direto para a página de download da SiI 3112.

PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Entrando no setup da máquina, devemos deixar a configuração assim:

Se você tiver instalado um HD IDE, ele aparecerá normalmente, mas se não tiver, as configurações serão iguais as da foto acima.

Na guia ADVANCED BIOS FEATURES, coloque o first boot device para CDROM. Iremos dar um boot pelo cd de instalação do Windows XP Professional nesse tutorial, mas podemos executar da mesma forma nas distribuições NT, 2000 e Server 2003.

A seguir, colocamos o cd do Windows dentro do drive de CD-ROM e o disquete com os arquivos do software Silicon Image.

Para sair do setup, apertamos F10 e salvamos as configurações do setup da BIOS. O computador reiniciará dando boot (inicializando) através do CD de instalação do Windows.

Após iniciar o computador através do CD do Windows, chegaremos num ponto super importante da instalação. Enquanto o CD estiver carregando os arquivos necessários para a instalação do Windows, várias opções irão ser exibidas na parte inferior esquerda da tela. Devemos prestar atenção até a opção "Pressione F6 se quiser instalar um drive SCSI ou RAID de terceiros...". Devemos imediatamente apertar a tecla F6 para que seja possível a instalação do HD SATA.

Logo após, outras opções serão exibidas, enquanto a instalação é carregada, mas nenhuma delas serão de nosso interesse. Aguarde até que o CD seja carregado e apareça a seguinte tela:

O Windows informa que não conseguiu detectar o tipo do seu HD. Como a controladora SATA não é nativa, devemos instalar agora o software utilizando as opções mostradas na parte inferior dessa tela:

Devemos escolher a opção ESPECIFICAR DISPOSITIVO ADICIONAL apertando a tecla E. Logo após, o disquete que gravamos os arquivos será carregado e seguinte tela aparecerá:

Escolha a opção referente ao sistema operacional que está instalando. No nosso caso, Windows XP. Novamente o disquete será carregado para a "instalação" do software. Logo após a seguinte tela será mostrada:

Pronto, agora é só apertarmos a tecla ENTER para continuar a instalação do Windows formatando e particionando, se necessário, nosso HD SATA.

Dica importante, logo após a primeira reinicialização, entre no setup da BIOS, opção ADVANCED BIOS FEATURES e altere o first boot device para SCSI, como mostrado na tela seguinte:

Mas atenção, essa opção serve APENAS se você instalou o Windows no o seu HD SATA e quiser que ele seja inicializável, caso contrário, o Windows não será carregado ou será carregado pelo seu HD IDE (se você tiver um).


E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR