Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL - COMO INSTALAR HD SATA NAS PLACAS A7N8X DELUXE E E-DELUXE

Virilha Capoeira - 07/11/2005

Devido ao número grande de dúvidas no fórum, decidi montar esse tutorial para melhor explicar como deve ser feita a instalação de um HD SATA nessas placas da ASUS.

Para começar, devemos instalar nosso hd na porta SATA 1 na placa-mãe. Devemos também habilitar o jumper SATA ENABLE. Qualquer dúvida de como realizar essas operações, consulte seu manual, ele foi feito para isso.

Antes de começar o processo de instalação, devo esclarecer que o chipset NForce2 ULTRA 400 não possui controladora SATA nativo, então, baixe aqui os arquivos necessários para a instalação do HD e grave-os num disquete vazio. Esses arquivos são do software Silicon Image. Ele é o controlador SATA dessas placas.

Esse processo serve se você não tiver HD nenhum em sua máquina. Se você já tiver um HD IDE instalado e quiser utilizar o HD SATA apenas para armazenamento, basta instalar os drivers do software Silicon Image que vem no CD de instalação da placa-mãe.

Caso deseje baixar os drivers da Silicon Image mais atualizados ou caso não tenha vindo com sua placa mãe, basta ir no site da Silicon Image, e no caso específico listado nesta dica, clicar AQUI para ir direto para a página de download da SiI 3112.

PROCESSO DE INSTALAÇÃO

Entrando no setup da máquina, devemos deixar a configuração assim:

Se você tiver instalado um HD IDE, ele aparecerá normalmente, mas se não tiver, as configurações serão iguais as da foto acima.

Na guia ADVANCED BIOS FEATURES, coloque o first boot device para CDROM. Iremos dar um boot pelo cd de instalação do Windows XP Professional nesse tutorial, mas podemos executar da mesma forma nas distribuições NT, 2000 e Server 2003.

A seguir, colocamos o cd do Windows dentro do drive de CD-ROM e o disquete com os arquivos do software Silicon Image.

Para sair do setup, apertamos F10 e salvamos as configurações do setup da BIOS. O computador reiniciará dando boot (inicializando) através do CD de instalação do Windows.

Após iniciar o computador através do CD do Windows, chegaremos num ponto super importante da instalação. Enquanto o CD estiver carregando os arquivos necessários para a instalação do Windows, várias opções irão ser exibidas na parte inferior esquerda da tela. Devemos prestar atenção até a opção "Pressione F6 se quiser instalar um drive SCSI ou RAID de terceiros...". Devemos imediatamente apertar a tecla F6 para que seja possível a instalação do HD SATA.

Logo após, outras opções serão exibidas, enquanto a instalação é carregada, mas nenhuma delas serão de nosso interesse. Aguarde até que o CD seja carregado e apareça a seguinte tela:

O Windows informa que não conseguiu detectar o tipo do seu HD. Como a controladora SATA não é nativa, devemos instalar agora o software utilizando as opções mostradas na parte inferior dessa tela:

Devemos escolher a opção ESPECIFICAR DISPOSITIVO ADICIONAL apertando a tecla E. Logo após, o disquete que gravamos os arquivos será carregado e seguinte tela aparecerá:

Escolha a opção referente ao sistema operacional que está instalando. No nosso caso, Windows XP. Novamente o disquete será carregado para a "instalação" do software. Logo após a seguinte tela será mostrada:

Pronto, agora é só apertarmos a tecla ENTER para continuar a instalação do Windows formatando e particionando, se necessário, nosso HD SATA.

Dica importante, logo após a primeira reinicialização, entre no setup da BIOS, opção ADVANCED BIOS FEATURES e altere o first boot device para SCSI, como mostrado na tela seguinte:

Mas atenção, essa opção serve APENAS se você instalou o Windows no o seu HD SATA e quiser que ele seja inicializável, caso contrário, o Windows não será carregado ou será carregado pelo seu HD IDE (se você tiver um).

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR