Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: TRANSFORME SEU MICRO NUMA RÁDIO DA INTERNET

Antonio Vilhena - 07/09/2005

Dando continuidade às dicas sobre utilização do seu micro de casa conectado à internet com banda larga em servidor de diferentes serviços na internet, vamos ver agora mais uma opção interessante para os amantes da música, e os que querem curtir uma de DJ de sua própria rádio particular da internet. Além disto, pode ser utilizado também por rádios comunitárias, onde poderá realizar a divulgação de seu conteúdo/programação por vários pontos e estes fazerem a transmissão/veiculação.

Para fazer isto, vamos utilizar a já famosa dica de identificação do micro através do serviço do NOIP (ficará mais fácil "achar" sua rádio se ela tiver um nome fácil para guardar), além de alguns outros produtos/programas.

  • WINAMP - programa muito utilizado pela galera, e
  • o plugin SHOUTCAST que transforma o winamp numa rádio online

Importante: Ambos as opções são GRATUITAS (freeware), e podem ser utilizadas sem problemas nas nossas "demonstrações"

Bom, primeiro será necessário você baixar os arquivos para poder fazer o configuração da rádio.

Além é claro do WINAMP, você precisará baixar:

Passos:

1. Primeiro, é claro, é necessário instalar o programa WINAMP (caso seja a primeira vez que esteja instalando, não esqueça de re-iniciar seu computador).

2. Agora, vamos instalar o plug-in DSP:

3. E por fim vamos instalar o Servidor SHOUTCast:

4. Agora, vamos configurar o Servidor SHOUTcast.

Logo após a instalação do SHOUTcast, os atalhos para ele (pelo menos no meu micro) ficaram em Iniciar -> PROGRAMS (logo acima da opção PROGRAMAS) do iniciar. Mova-o depois para algum local de mais fácil acesso.

Bom, agora vamos chamar o SHOUTcast e passar para a configuração dele...

Clique na opção EDIT CONFIG:

O arquivo de configuração é mais ou menos auto-explicativo, porém vamos rever os principais pontos para podermos configurar em conjunto. O arquivo de configuração é um arquivo texto comum, vou destacar então só os pontos interessantes. Atenção que as linhas de comentário começam com ponto-e-vírgula (;). Abaixo seguem os parâmetros que é interessante analisar (o resto deixa no padrão/default).

MaxUser=32 Quantidade máxima de usuário que será permitido se conectar na sua rádio
Para saber um número aproximado, poderá usar o seguinte exemplo:
numa conexão com 256K se for transmitir em 24K, você poderá ter no máximo 10 usuário (240K)
Coloque 5 por enquanto
Password Senha para administrar este servidor de broadcast através da WEB. NÃO DEIXE EM BRANCO NEM DEIXE A PADRÃO QUE VEM DEFINIDA.
Coloque algo não óbvio
PortBase Esta será a porta TCP/IP de acesso ao seu servidor. O default é 8000. É importante anotar este valor e verificar se você precisa liberar esta porta no seu firewall, ou no caso de usar roteador, realizar o redirecionamento de portas do roteador para seu micro.
LogFile É o nome do arquivo de log sobre o que está acontecendo com seu servidor. Deixe o padrão mesmo: sc_serv.log
ScreenLog Deixe o default 1 (depois é interessante colocar como 0 se estiver rodando em background)
ShowLastSongs Define a quantidade de músicas a ser mostrada na listagem. Pode usar entre 0 e 20. Vamos deixar no default 10
ContentDir Este é o diretório a partir de onde irá ser realizado a transmissão de músicas. O padrão é "./content", ou seja, diretório \content\ a partir de onde está instalado o ShoutCast (normalmente c:\Arquivos de programas\shoutcast\). Deixe aqui por enquanto, deixe a linha comentada como está por enquanto, mas lembre-se de colocar as músicas lá neste diretório. Depois você pode ir alterando estes parâmetros.

Pronto, estas seriam as variáveis importantes de se definir agora. Depois com calma você pode ir experimentando as diversas opções de configuração.

Importante: sempre que alterar o arquivo de configuração, você deverá REINICIAR o SERVIDOR SHOUTCAST (clique em KILL SERVER)

Agora chame o WinAMP, e vá na janela de preferencias: (CTRL + P ou OPTIONS -> Preferences), PLUGINS -> DSP -> Marque a opção SHOUTcast DSP Plugin e clique em CONFIGURE.

Clique na aba OUTPUT, marque a opção OUTPUT1, e clique em CONNECTION.

Coloque 127.0.0.1 como sendo seu endereço, coloque a porta que você definiu na configuração (8000), marque a opção de Conect at Startup se desejar automatizar a chamada da rádio (caso contrário terá que realizar a conexão manualmente no seu endereço sempre que quiser ativar a rádio), e coloque a senha (password) que você definiu no arquivo de configuração do servidor anteriormente.

A princípio agora você já estará pronto para colocar sua rádio no ar.

Se você clicar no botão "Yellowpages", poderá customizar algumas informações que serão disponibilizadas inclusive no site da Shoutcast se você colocar sua rádio como pública:

Re-inicie seu computador, abra o winamp, e ative o servidor shoutcast e conecte o plugin (se você colocou para conectar no startup não será necessário realizar a conexão manualmente).

Pronto, agora vá no endereço: http://seu-ip:8000 e veja sua rádio no ar.

Na opção de Histórico de músicas teremos as músicas que foram tocadas:

E na opção de ADMIN teremos o acesso ao painel de controle de administração (após colocação da senha que definimos antes para o userid ADMIN):

A partir deste ponto poderemos fazer algumas customizações. A primeira delas é claro, é trocar o ENDEREÇO IP, por algo mais fácil de lembrar, e para isto, basta utilizarmos a dica MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA, e passarmos a usar um endereço do NO-IP, ficando então http://:8000 que com certeza fica mais fácil de divulgar para a galera.

Colocando como uma rádio "pública", você será inclusive listado no site da Shoutcast:

Além disto existem na internet alguns "gerenciadores de playlists", ou seja, programas para que você possa realmente atuar como um DJ de rádio na internet. Alguns são pagos, outros sharewares e vários gratuitos.

Você também pode desenvolver uma página na internet (veja dica de como montar um servidor de páginas), e daí colocar um link para sua rádio pessoal (além de propaganda, comerciais, etc). Aliás, você poderá gravar seus comerciais com microfone, transformar em MP3, e colocar na lista de reprodução da sua rádio...

Se você pensar que pode integrar um site (em ASP por exemplo), com o Shoutcast, pode implementar várias ferramentas dinâmicas, sugestões de ouvintes, votações, etc! Tem muita coisa para estudar/implementar nesta área. Este é apenas um "pontapé inicial" para aqueles que querem se aventurar neste caminho... mas lembre-se uma das variáveis mais importantes para poder ter uma boa qualidade de transmissão das músicas é a QUANTIDADE DE USUÁRIOS CONECTADOS x BANDA DISPONÍVEL NA INTERNET x QUALIDADE DA MÚSICA (samplerate). assim, no caso de uma banda pequena, não adianta nem pensar em ter muitos usuários, e nem pensar em colocar músicas em qualidade excepcional.

Para os que usam ADSL, lembre-se a velocidade de saída (upload) normalmente é BEM MENOR que a velocidade de entrada (download), e é pela de saída que deverá ser estimado o número de usuários, etc. (normalmente 64K).

Observação para os que usam roteador e para os que usam FIREWALL. Para poder colocar sua rádio no ar, você precisará ter as portas 8000 a 8005 abertas para conexão, portanto, no caso de roteadores faça o redirecionamento de portas, no caso de firewall libere estas portas, no caso de conexões de internet a rádio peçam para que seu provedor faça o redirecionamento destas portas.

Referencias sobre o assunto:

http://forums.winamp.com/forumdisplay.php?forumid=86

http://www.skinmaster.co.uk/taxonomy/term/27

http://www.shoutcast.com/download/serve.phtml

http://www.shoutcast.com/download/broadcast.phtml

E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR