Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: CRIANDO COLETÂNEA EM CD DE MP3 (PARTE 2 - CD-MP3)

Antonio Vilhena - 07/09/2005

Parte 2 - CD-MP3

Dando continuidade à dica anterior, onde mostramos a criação de um CD de Áudio, vamos agora nesta dica mostrar como montar uma compilação de CD de MP3, personalizada por você.

Algumas observações:

  • Alguns auto-rádios destes aceitam tanto CDR como CDRW. É importante se informar sobre isto pois já vi muitas reclamarem de não funcionar a gravação, porém era devido à utilização de CDRW ao invés de CDR.
  • É importante lembrar também que música possui direitos autorais, portanto, estamos assumindo que você está fazendo uma compilação de CDs que você já tenha adquirido! Não pirateie, respeite os direitos autorais dos artistas!

Bom, recordando, os passos que faremos serão:

  • Copiar (ripar) música de CDs em formato MP3
  • Colocar as músicas num diretório para podermos organizar
  • Ajustar/normalizar as músicas
  • Gerar um CD com as músicas desejadas a partir de um lote de músicas MP3
  • Finalizar o projeto

É importante lembrar que passar música de CD para formato MP3, perde "alguma" qualidade (afinal é um formato de compressão que utiliza algoritmos matemáticos), porém só mesmo alguns "puristas" para poderem notar (sem mentir) estas diferenças!

Vamos então ao projeto!

Como achei mais interessante colocar o máximo possível de imagens ilustrativas do processo, este artigo foi divido em 2, onde este será o de gravação de MP3 e o artigo anterior foi de gravação de CD de Áudio (CDA).

É interessante lembrar que um CD de MP3, para ser escutado em aparelhos que suportam este formato, são CDs simples, DE DADOS, ou seja, não possuem nenhuma característica específica. Alguns fatores/detalhes porém vale ressaltar, pois variam conforme o aparelho a ser utilizado para escutar o CD de MP3:

  • Existem aparelhos que possuem a capacidade de ler DIRETÓRIOS, ou seja, não há necessidade de se colocar TODAS as músicas num mesmo diretório, podendo fazer separação em diferentes diretórios e separar as músicas então por artista, ou por gênero, etc.
  • Existem aparelhos que possuem um LIMITE DE MÚSICAS MP3 POR CD, ou seja, só conseguem ler até um número específico de músicas/arquivos
  • Existem aparelhos que não aceitam que o CD contenha qualquer outro arquivo que não seja MP3, já outros não tem nenhum tipo de restrição quanto à isto
  • Existem aparelhos que procuram por arquivo de "PLAYLIST" (.mpu) já outros não suportam este formato
  • Existem aparelhos que "lêem" o "tag-id" da música MP3, e colocam no display, já outros só colocam o "nome do arquivo".
  • Alguns aparelhos possuem limite do tamanho do nome do arquivo
  • A maioria dos aparelhos mais novos vão incorporando estas características e muitas outras já utilizadas no ambiente de informática.

Enfim, o que isto mostra é que o formato ainda é "novidade" em muitos aspectos. Só recentemente ele saiu do ambiente de informática e tomou "de assalto" o mundo de áudio padrão do mercado! Ele realmente veio para ficar, e só temos a esperar mais e mais novidades com relação a este padrão nos aparelhos de áudio comum que utilizamos no nosso dia-a-dia.

Para copiar (ripar) as músicas do CD para dentro do computador, será necessário um programa para isto. Existem vários programas ótimos, inclusive o próprio NERO (programa de gravação de CD que vem com muitos dos alguns gravadores), porém como a opção de transformar as músicas em MP3 não é completa (full) em algumas cópias que acompanham os aparelhos de gravação, vamos optar por utilizar um programa que tenha a função de conversão para MP3 de forma COMPLETA e GRATUITA. Nossa opção será pelo programa Exact Audio Copy ou EAC (programa freeware ÓTIMO, especialista nesta função), que inclusive é bem mais completo que o NERO para este tipo de função.

Para gravar arquivos no padrão MP3, é muito importante a utilização de um "codec" que permita que você comprima a música neste padrão, mas que não perca muita qualidade no resultado final. Muitos programas que convertem música em MP3, o fazem resultando numa música em MP3, que quando tocada fica realmente HORRÍVEL com PÉSSIMA QUALIDADE. Esta inclusive foi uma das razões de demora do padrão "pegar" no mercado.

Para obter uma música em MP3, com um resultado realmente ÓTIMO, será necessário utilizar um "CODEC" (conversor) que realmente tenha boa qualidade, e o melhor para isto é o LAME MP3 CODEC!

É interessante você ir anotando as músicas que deseja juntar, o nome das mesmas, a ordem que deseja gravar depois, o tempo que cada uma tem, etc. Alguns dos programas irão dar esta informação para você, mas no final das contas, as decisões terão que ser tomadas por você (principalmente no que diz respeito à ORDEM de gravação das músicas).

Bom, supondo que você já tem ou o Nero instalado, vamos ao processo... 

Criando um CD de compilação de músicas em formato CD MP3:

Baixando o programa:

Primeiro é necessário realizar o download do programa EAC além de algumas outras opções, assim, será necessário que você realize os seguintes downloads:

Bom, após realizar o download, instale o EAC seguindo as opções padrão.

Após a instalação, extraia o arquivo de idioma português para dentro do diretório Languages do EAC (c:\Arquivos de Programas\Exact Audio Copy\Languages), É um arquivo TXT simples com o nome Portuguese-BR.txt.

Após a instalação do idioma no EAC, instale o Codec LAME em um local para ser usado pelo EAC (eu coloco direto no diretório do EAC).

Pronto, assim, após a instalação o EAC vai perguntar se você quer que ele configure o programa para você, onde respondendo que sim, ele irá preparar todo o ambiente para você:

Pronto, agora, já com os CDs separados, colocamos o primeiro CD no leitor/CDR para podermos copiar algumas das músicas. Após colocar o CD, teremos então na tela do EAC:

Se você for na opção de menu EAC, encontrará algumas coisas interessantes, como por exemplo: 

Na opção EAC -> OPÇÕES DO EAC:

Esquema para colocar nome dos arquivos de forma automática

Local/Diretório para extração:

Também é interessante verificar na opção de menu EAC -> OPÇÕES DE COMPRESSÃO, as informações configuradas pelo programa para conversão em MP3.

Bom, isto foi só uma amostra de quão completo é o programa, mas o que nos interessa é gerar nossos MP3, então, voltando a tela inicial do EAC, clicamos na opção de MP3:

Logo após clicar na opção, o programa começará a extrair/ripar os músicas:

Após a leitura da faixa, não se assuste irá abrir uma janela de comando como LAME realizando a compressão da música em MP3:

 

E isto irá continuar para todas as músicas que você selecionou no CD. Para cada CD, com as faixas que selecionou ele apresentará um resumo no final:

Ao final você estará então com um diretório no seu HD com as músicas em formato MP3 que você deseja gravar para um CD.

Normalizar/padronizar o volume das músicas (opcional):

Muitas vezes acontece de as músicas em CDs diferentes apresentarem níveis de volume diferentes. O resultado é que se ocorrer este caso nas músicas que separamos para gravar nosso CD personalizado, ao colocarmos este CD para tocar, poderá haver mudanças significativas de volume entre uma música e outra. Já pensou estar ouvindo uma músicas bem calma, em um volume tranquilo e ao passar para a música seguinte o volume ficar REALMENTE ALTO? E isto num carro?

Bom, para evitar isto podemos utilizar um programa para padronizar/normalizar o volume de todas as músicas que serão gravadas no CD.

Temos 2 opções. Ou utilizamos o próprio EAC para normalizar o volume das músicas ou utilizamos algum programa externo.

Para usar o próprio EAC, basta configurá-lo antes de extrair para que ele faça esta normalização para você.

Na janela principal, chame a opção EAC -> OPÇÕES DO EAC, e daí ir na aba  NORMALIZAR, escolhendo o nível ideal (você poderá inclusive definir o limite superior E inferior):

Outra opção seria a utilização de algum programa externo como por exemplo o MP3Gain (http://www.mpg123.de/) que é gratuito, mas EXCELENTE para esta finalidade.

Gravação do CD de Áudio (continuação):

Pronto, assumindo que você já realizou a captura (rip) das faixas desejadas dos seus CDs, agora basta realizar a gravação propriamente dita do CD.

Como falamos antes, um CD de MP3, não tem nada de especial e para seu computador ele nada mais é do que um CD de DADOS, onde serão gravados vários arquivos, cuja extensão é MP3. Assim, utilizando o NERO (que é um dos programas mais utilizados para gravar CDs), basta chamar a opção de GRAVAR DISCO DE DADOS.

Na tela principal do Nero então, ir colocando os arquivos MP3, na seção da esquerda e no final clicar em

Aos poucos você irá definindo alguns padrões para facilitar o manuseio das músicas. Algumas sugestões:

  • Separe em diretórios (ainda mais se seu equipamento suportar)
  • Coloque nome nos arquivos das músicas que facilite a identificação (eu utilizo o NOME DO ARTISTA, O DISCO, FAIXA, e NOME DA MÚSICA)
  • Dentro de um CD de MP3, cabem mais de 100 músicas, portanto, separe-as de forma que não precise ficar trocando de CD o tempo todo

Atenção: alguns leitores de CDs MP3, só aceitam ler CDs se os mesmos estiverem FINALIZADOS. Se este for seu caso, basta utilizar esta opção durante a gravação do cd, na janela que é aberta com as informações específicas para gravação, marcando como não querendo usar multisession, e que deseja finalizar o CD.

Daí é só clicar em BURN para gravar.

Pronto, ao final você já terá um CD-MP3, personalizado, montado com as suas músicas favoritas.

Algumas pessoas possuem o nero já em português ou em espanhol. As telas e o funcionamento é igual, só muda os termos utilizados.

Alguns tocadores de CD são muito "sensíveis" à qualidade do CD utilizado, portanto, é interessante: 

  • Não usar CDRW (a maioria dos tocadores de CD NÃO ACEITAM CDRW). Alguns aparelhos de carro aceitam, aparelhos de DVD de mesa normalmente aceitam;
  • Usar mídia (CDR) de boa qualidade. (na área da Pesquisa de Preços do BoaDica, você encontrará várias opções de mídia);
  • Para alguns aparelhos é essencial que esteja marcada a opção de FINALIZAR CD. Faça um teste para não ter surpresas depois.

E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR