Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

BLOQUEANDO O XP DE FICAR SE CONECTANDO VIA INTERNET COM A MICROSOFT

Antonio Vilhena - 13/08/2005

Uma das coisas que mais ODIEI no Windows XP, é a mania dele ficar se conectando via internet, sem consultar o usuário, para tarefas específicas. Aliás, tudo que é MUITO AUTOMÁTICO, sem me consultar ANTES se quero ou não que seja assim, perde muito em meu conceito, e normalmente não utilizo programas/sistemas com este tipo de atitude.

"A princípio", é dito pela Microsoft que estas "conexões" na internet são funções específicas e não possuem o objetivo de controlar uso do computador do usuário, ou identificar o usuário, ou identificar autenticidade de produto, mas NO MÍNIMO, é extremamente ESTRANHO que estes tipos de conexões sejam feitas sem ser claramente explicadas para o usuário antes, e sem termos uma completa certeza do fato. Algumas "funções" que existem no Windows XP fazem isto, e muitos não tem nem idéia deste fato.

Além do "Windows Update" que "teoricamente" seria para analisar se há atualizações/correções para seu sistema junto à Microsoft, mas que a princípio é mostrado para você que esta opção está ativa, uma outra opção que verifiquei outro dia (não tenho o XP como sistema de uso diário meu, apenas no micro de testes), é a conexão do XP com um "servidor de sincronização de relógio. Você sabia?

Para verificar, clique duas vezes com seu mouse no relógio que existe na barra de tarefas:

Irá carregar a janela de configuração do relógio, mas veja o que você encontra na última aba, e marcada como padrão!

Eu pessoalmente não aceito que o sistema tome "decisões por mim", e mais, acho tremendamente ANTI-ÉTICO a Microsoft realizar esta configuração como padrão, sem consultar na hora da instalação. Você confia no que está sendo "conversado" entre os sistemas? Se o código é "fechado", como vamos saber/comprovar?

Ah, já ia esquecendo, mesmo que você esteja com o firewall nativo do XP ativado, ele não "bloqueia" ESTA conexão do sistema, nem te informa dela, apenas quem instalou OUTRO firewall teria sido alertado dela!

Vale lembrar também que além desta conexão que o XP fica fazendo na internet (para atualizar o horário), tem a já manjada conexão para procurar atualizações (Windows update) onde a marcação padrão (default) é a 1ª, ou seja, conectar na internet e fazer o download das atualizações automaticamente (o que eu também não permito):

 

E em alguns casos a opção de assistência remota também pode significar mais um acesso (pelo menos esta opção pelo que verifiquei na minha instalação veio desativada como padrão... ainda bem).


Além destes, você encontrará vários outros serviços "interativos" no seu XP (uma boa analisada no aplicativo de SERVIÇOS no seu micro você encontrará coisas no mínimo estranhas), como por exemplo o "registro remoto", "serviço mensageiro", etc. Vamos tentar fazer depois novas dicas sobre estes serviços para poder esclarecer realmente o que eles fazem, se é necessário ou não estar com eles ativados, e como fazer para desativá-los ou usá-los de maneira mais segura.

E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR