Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO UMA WEBCAM NO SEU MICRO PARTE 2

Antonio Vilhena - 15/07/2005

Aplicativos e usos de uma webcam no seu micro na internet - Vídeo Conferencia

Na dica passada desta série (Tutorial: Instalando uma webcam no seu micro) fizemos um "Passo a passo de como instalar um webcam no seu sistema". Pois bem, agora que temos um micro conectado na internet, e com uma câmera de vídeo (webcam) conectada nele, que tipo de aplicativos poderemos implementar?

Basicamente temos 2 tipos de uso:

  • Vídeo Conferencia
  • Monitoramento Remoto

Nesta dica de hoje, estaremos falando sobre videoconferência.

Vídeo Conferência:

O uso de câmera de vídeo para videoconferência, como o próprio nome diz são 2 ou mais pessoas, conversando (fazendo uma conferência), entre si, através não só de voz, mas também de vídeo. Seria uma maneira mais incrementada de uma conversa por voz (telefônica ou em conjunto), onde além de um poder conversar com o outro, também poderá ver o outro através da câmera dele. Com a popularização do VOIP, a inclusão de vídeo nesta modalidade é na realidade uma conseqüência de se utilizar mais novidades, mais recursos, e claro, em algumas ocasiões é uma solução interessante.

Algumas das vantagens neste tipo de aplicativo é o inter-relacionamento pessoal, ou seja, conversas informais, namoros, etc, além de poder "ver" pessoas que moram distantes e que há muito tempo você não tem contato (muito interessante por exemplo para quem tem família morando em outra cidade, estado ou país, ou então para "ver" pessoas que não se encontram há muito tempo).

Na área "profissional", não há muito a acrescentar numa conversa de negócios que necessite visualizar o interlocutor. É mais interessante uma "área de trabalho cooperativa" (onde ambos poderiam riscar, desenhar, etc), do que ver o rosto do outro. De qualquer modo, não deixa de ser um modo de "aproximação" de pessoas.

A utilização deste tipo de aplicativo é muito simples. Basta ambos os computadores estarem com suas câmeras ligadas, estarem ligados na internet, e utilizar um programa de comunicação de mensagens com suporte a vídeo.

Existem vários programas (Cuseeme, Paltalk, Camfrog, ICQVideo, MSN - Messenger. Voxmizer), que você poderá utilizar, além de "plugins" para alguns outros que já são usados só com voz (como por exemplo o Video4Skype) que basicamente o que vai definir qual usar será QUAL o seu grupo de amigos com quem você deseja ter uma conversa com vídeo, usa também, ou seja, se seu pessoal usa MSN, você terá que usar o MSN, se usarem o ICQ, terá que instalar o ICQ, e por aí vai! Muitas vezes você terá que ter mais de um destes programas para hora falar com alguns hora com outros.

Só para exemplificar como fica, segue uma tela de utilização do Messenger da Microsoft e do Video4Skype:


MSN Messenger

A utilização é bem simples. Basta ter instalada a câmera no micro, chamar o Messenger e clicar na opção de chamar uma conversa com vídeo como mostram as telas acima.


Video4skype
(exemplo do próprio site do Skype)

No Vídeo4Skype, você deverá também fazer a chamada do seu interlocutor, e podem aparecem no mesmo "espaço" você e com quem você está falando, já no Messenger são áreas separadas (mas você continua com as opções de escrita, etc, ativas).

Vale lembrar que a qualidade da imagem é totalmente dependente da qualidade da webcam utilizada, e do ambiente em que se está sendo feita a captura da imagem (se o ambiente está escuro, etc).

Junto com a conversa com vídeo, automaticamente também é ativado o som, ou seja, você VÊ e FALA com seu interlocutor.

Como falamos a utilização destes programas é mais para atividades pessoais, do que realmente algo prático.

Na dica seguinte iremos falar de "monitoramento", que aí sim poderá ter uma conotação um pouco mais prática.

E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre Windows, CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR