Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

FAZENDO COM QUE O WINDOWS 9X NÃO FIQUE PEDINDO O CD DE INSTALAÇÃO

Antonio Vilhena - 17/06/2005

De vez em quando, ao instalarmos alguns programas, ou quando instalamos novos hardwares, o windows 98 acaba caindo em uma tela que pede para inserirmos o CD original do windows para ele poder finalizar a instalação (normalmente procurando um arquivo).

Eu pessoalmente acho isto UM SACO, ainda mais que nem sempre estamos com o CD do windows à mão, ou o danado está em outro local/sala, ou o CD acabou riscando, etc! Resultado, este pequeno problema pode inviabilizar uma instalação de HW ou programa por este pequeno detalhe!

Por causa disto, resolvi preparar esta dica "rápida", que mesmo muitos sabendo como fazer, com certeza irá ajudar a diversas outras pessoas que ainda não tem isto implementado.

ATENÇÃO: o Windows Millenium já implementa algo similar ao que descrevemos abaixo, portanto, só é válido fazer as atividades aqui descritas para Windows 9x.

Como os discos (HDs) que o pessoal tem usado estão cada vez maior, esta implementação não irá consumir "tanto" assim do seu sistema. São cerca de 120 MB que você irá separar para colocar os arquivos necessários para o Windows passar a se virar sozinho nestes casos.

O processo é bem simples... vamos lá:

  • Crie um diretório no raiz do seu disco C para o sistema (que tal: C:\W98 ).
  • Agora copie o conteúdo do CDROM do seu Windows 98, especificamente os arquivos de instalação (CAB), deles, que se encontram no diretório WIN98

Com isto, sempre que o Windows pedir pelo CD, os arquivos que ele necessita estarão agora neste diretório C:\W98 , porém, agora, vamos "informar" isto para ele, de forma a que nem pergunte mais onde se encontram os arquivos... Para isto, vamos incluir esta informação no Registro do Windows.

Vamos editar o registro:

OBS1: atenção, é interessante primeiro você fazer um BACKUP do registro do seu windows Veja em REGISTRO -> EXPORTAR ARQUIVO DO REGISTRO

OBS2: se você não se sente seguro em manipular o registro do Windows, faça-o somente com algum conhecimento do assunto, ou com algum suporte presente.

INICIAR -> EXECUTAR -> REGEDIT
(irá abrir a tela do registro do Windows)

Agora vá na opção HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Setup

Nesta opção de SETUP, clique nela, e procure pela opção (no lado direito SOURCE PATH).

Dê um duplo clique no "SOURCE PATH" e troque o conteúdo para o novo diretório onde você colocou o conteúdo do CD original (no nosso caso C:\W98).

Pronto, agora sempre que o Windows for procurar arquivos do Windows 98 para finalizar a instalação, irá procurar PRIMEIRO no diretório C:\W98 onde você realmente colocou, e não vai mais pedir que você insira o CD original.

E não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre Windows, CDR, DVD, impressora, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR