Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

Antonio Vilhena - 09/05/2005

Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido falar deste tal de VOIP nos jornais, revistas, televisão e internet, mas o que vem a ser este tal de VOIP. Na "teoria", é bem simples: utilizar o fato de a internet estar disseminada pelo mundo inteiro, e utilizar a internet para falar com outra pessoa, por voz, igual ao telefone. O que é mais interessante, é que funciona, é fácil de implantar, e como sua conexão com internet é "local", ou seja, você está conectado na internet da sua cidade (por discado ou por banda larga), já está incluído no seu "custo de uso da internet" (quem usa banda larga paga mensal e quem usa discado paga pulso local).

O que torna o VOIP mais interessante ainda, é que através da sua conexão com a internet, você fala com qualquer um NO MUNDO, ou seja, qualquer ponto ligado à internet, não importa em que lugar do mundo, pode falar com você, e sem você pagar nada adicional... É uma tremenda economia para quem tem parentes em outras cidades ou países, e mesmo quem tem empresas/clientes/fornecedores em outras cidades ou países, ou mesmo para quem quer apenas fazer amigos pela internet "conversando" por voz como um telefone. Seu um destes casos é o seu, seu custo telefônico irá cair drasticamente!

Mas como fazer isto? Como usar?

Bem, como vimos acima, a condição básica é as 2 pessoas estarem conectadas na internet (apesar de até existirem dispositivos para nem precisar de internet, mas não é o caso neste artigo) por computador, ter à disposição um microfone e uma caixinha de som (é bem interessante comprar aqueles headphones com microfone integrado... dê uma olhada na pesquisa de preços do BoaDica aqui no site, que você encontra por cerca de R$ 15).

Bom, tendo o microfone e a caixinha de som (ou o headphone integrado), primeiro conecte-os nas saídas de som e microfone do seu micro:

Os fornecedores de hardware estão procurando padronizar as "cores" dos conectores, portanto se seu hardware é novo e de um fabricante sério, ele estará seguindo a padronização de core como na imagem acima (rosa para o microfone, verde para a saída de som e o azul que é a "entrada de áudio", nós não iremos utilizar no momento).

Bom, após instalado, não esqueça de marcar no setup do som para ATIVAR o microfone (cuidado para não marcar por engano o item SEM ÁUDIO no painel de gravação - muitos sistemas vem com este item "Sem Áudio" marcado).

 

Pronto, já estamos prontos para ouvir e falar! Agora falta só instalar os programas necessários.

Você poderá usar vários programas para falar pela internet com outra pessoa. Os mais usados são o SKYPE, o MSN Messenger, o ICQ Voz, e outros, porém o Skype é um dos programas mais baixados (tem mais de 100 milhões de downloads), roda em vários tipos de sistema (Windows, MacOS, Linux, Pocket PC), possui suporte a vários idiomas (português inclusive) e é gratuito! É dos programas que mais estão se difundindo na internet, inclusive com opções para os que querem ligar "pelo skype" para quem não tem computador... mas isto é outro papo... para outro artigo...

Atenção: o Skype não é aprovado e testado para Windows 98 ou ME. Até pode funcionar, mas também pode haver problemas com interação com outros programas e o próprio sistema, portanto o pessoal que desenvolveu não indica o Windows 9x/ME como ambiente de uso.

O Skype foi desenvolvido pela mesma equipe que desenvolveu outro "sucessos" da internet: o Kazaa, que é um dos programas mais utilizados para troca de arquivos na internet. Estão fazendo diversos acordos com grandes empresas como Motorola, etc., e fornecendo o produto agora como componente isolado de computador, ou seja, alguns produtos (como celular), que poderão usar a estrutura de VOIP do Skype sem a necessidade de computador.

Bom, então, vamos ao software! Dê um pulo na página do Skype (http://www.skype.com) e faça o download do programa (cerca de 6 MB).

Após o download, vamos à instalação (é importante você instalar estando conectado na internet) .... Execute o arquivo baixado SkypeSetup.exe e teremos...

Escolha o idioma desejado para instalar:

Dê o aceite na licença de uso...

Defina o local no disco onde será instalado... pode deixar no padrão....

Defina se quer ou não iniciar o Skype sempre que o computador for ligado (eu pessoalmente não marco esta opção).

Pronto, acabou a instalação do programa.

Para usar o skype é preciso primeiro definir um "NOME" para você, ou seja, uma "CONTA" no skype que será como as pessoas irão te achar (este nome é único para o skype, ou seja, não haverá 2 pessoas com mesmo NOME DE CONTA no skype).

Você precisa então fornecer nesta tela um "NOME SKYPE" e uma senha (não adianta querer utilizar apelidos/nome já super manjados tipo: antonio ou josé, já existem centenas deles. Crie algo composto: nome+numero ou coisa parecida, de forma que seja "único" e de fácil memorização).

Após preenchido os dados, o programa irá se conectar à central do skype para criar sua conta.

Após a criação da conta, se não houver problema algum ele já te abrirá uma tela com informações sobre seu perfil pessoal. Você não precisa preencher nada se não quiser, mas se quiser, pode até colocar sua foto .

Pronto. Conta criada, e você já está conectado (veja o símbolo verde embaixo à direita do vídeo).

O programa abrirá um "Assistente de Introdução". Basicamente você pode "Fazer uma Chamada de Teste", e se já souber de alguém que use o skype, procurar os usuários para já incluir na sua relação de contatos.

Uma coisa que é super importante, principalmente para os que usam internet compartilhada. Na instalação o programa do skype já detecta automaticamente se você está utilizando um proxy, e se tiver, usa a porta específica ou a 80 como alternativa. Para os que não querem saber de detalhes técnicos, "ele faz tudo sozinho". Não precisa se preocupar. A instalação de teste deste artigo por exemplo, foi feita em um micro que estava utilizando uma conexão compartilhada com AnalogX Proxy, ou seja, não foi necessário alterar NADA na parte de opções de conexão para usar o skype através do AnalogX (ou ICS, ou outro programa de proxy), mas para os que quiserem mais detalhes, é possível definir a porta a ser utilizada, definir o servidor, etc.

Já vi acontecer de em algumas instalações não estar funcionando o microfone no Skype. Se você configurou direitinho conforme indicado lá no início deste artigo, deverá funcionar, caso contrário, verifique na parte de fones se está conforme indicado abaixo.

Na parte de opções de privacidade você poderá definir melhor quem poderá te chamar no Skype e quem poderá conversar com você. Cabe a você definir se quer só permitir que só pessoas autorizadas possam contactar você, ou qualquer um.

Bom, é isso! Agora você já pode usar o SKYPE como VOIP sem problemas.

Para usar, nada mais simples. Basta chamar e depois ir adicionando seus contatos (clicando no símbolo de + verde que aparece logo em cima da tela do skype). Você pode colocar direto nesta tela o nome do contato (alguém que você já sabe que tem o skype instalado por exemplo).

Ou então, pode pedir para o programa procurar.

A procura pode ser por "nome skype", onde irão aparecer os nomes contendo o que você digitou.

Ou no caso de Pesquisa avançada, você pode pesquisar por Nome Real, Pais, cidade, etc... É super interessante para por exemplo procurar conhecidos ou parentes que você não tem contato constante mas sabe possuir computador (geralmente de fora da sua cidade).

Um exemplo de como esta tecnologia é interessante, meu pai, que possui familiares em Portugal, agora com o skype instalado liga diariamente para lá, agora sem pesar na conta telefônica!


ATUALIZAÇÃO: Depois de já termos publicado esta dica, o nosso colega Carlos Dalto, nos lembrou de uma facilidade que é realmente interessante: Você pode usar o Skype TAMBÉM para se ligar com telefones normais (pessoas que NÃO USAM COMPUTADOR), através do pagamento de uma pequena taxa, ou seja, você falará pelo computador e a outra pessoa estará em um telefone normal.

São 2 modalidades: Skype IN e Skype OUT. O Skype IN é para você RECEBER ligações no seu computador, originárias de um telefone normal, e o Skype OUT é você realizar ligações para um telefone normal através do seu computador.

Para utilizar estas modalidades, você terá que pagar créditos, que poderão ser comprados através de um cartão de crédito ou do paypall, de forma parecida que é a utilização de cartão telefônico de celular ou de telefone público.

Vale ressaltar que é uma opção MUITO interessante no caso de você ligar para pessoas em outros países. O preço é realmente convidativo.

Com isto, cada vez mais a utilização do Skype poderá ser uma revolução e "salvação" nos seus custos de telefonia. Se você por exemplo utilizar o Skypeout para ligar para a Argentina, Inglaterra, Portugal ou Estados Unidos, você poderá economizar quase 90% por minuto comparando com as taxas normais da ligação através da Embratel.

Com certeza vale a pena realizar alguns testes e estudar sua utilização e viabilidade em muitas das vezes que usa-se a telefonia normal.


Não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito desta dica ou outras dúvidas, ou querendo apenas conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática, além de você encontrar área específica sobre internet, som, etc.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR