Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: TRANSFORME SEU MICRO DE CASA NUM SERVIDOR DE PÁGINAS DA INTERNET

Antonio Vilhena - 24/02/2005

Parte 2: Micro com Windows XP Pro e Servidor IIS

No nosso tutorial inicial: Tutorial: Monte um servidor Internet no seu micro de casa, vimos como colocar um nome internet no seu micro, utilizando o serviço do no-ip (como existem outros tipo o DynDNS), de forma a qualquer um na internet poder chamar seu micro pessoal (quando ele estiver acessando a internet), através de um nome pré-estabelecido nos servidores de Nome, na internet inteira, ficando então de fácil memorização acessar seu servidor pessoal.

Depois. dando continuidade, aprendemos a colocar o micro como um servidor de páginas (webserver), de forma que qualquer um que chamar na internet http://seu_nome.no-ip.com (este seu_nome foi o domínio que você cadastrou no serviço do no-ip conforme indicado na dica anterior) será apresentada então, as páginas do seu servidor web (webserver), porém utilizando o sistema Windows 98. Vamos ver agora como fazer utilizando um Windows XP Professional.

Epa! Porque Windows XP Professional? (você pode ter pensado...)

Bom, a Microsoft assume a posição de que o Windows XP Home NÃO possui suporte para atuar como servidor WEB, não ofereceu suporte para o IIS (Internet Information Server) nesta versão de Sistema Operacional, e pior, NÃO FUNCIONA nesta versão de Windows a solução do PWS (Personal Web Server) utilizada no Windows 98. Resultado... quem comprou o Windows XP Home, não tem como utilizar "oficialmente" o sistema como servidor de páginas. (Você poderá ver esta informação na própria Microsoft no chamado Q304197 do Microsoft Knowledge DataBase, onde a solução dada é: "Use a Versão PRO" ). 

Existe algumas soluções "paliativas" para o problema acima:

  • Instalar o IIS do XP Pro no XP Home através de algumas alterações no registro, algumas trocas de dll, etc, porém sem "suporte oficial"
  • Instalar programas Proxy de terceiros: uma solução seria o Abyss Web Server que é um servidor WEB, com várias opções interessantes, e o mais importante: FREEWARE. Ou seja, é baixar e testar!

Bom, deixando este ponto resolvido, vamos então vamos preparar nosso Windows XP Pro para ser um servidor Web


INSTALANDO o IIS:

O suporte para serviço de publicação de página web no Windows XP, como falado, é fornecido pelo aplicativo IIS (Internet Information Server), que está presente no CD do Windows XP Home.

É bem possível que na sua instalação do Windows, você já tenha instalado ele no seu micro sem saber, portanto, vamos conferir...

Abra o Painel de Controle -> Clique duplo no Adicionar ou Remover Programa.

Irá aparecer uma janela com os programas instalados no seu micro, mas selecione a opção de Adicionar/Remover componentes do Windows (como mostra abaixo a figura)

Irá aparecer então uma janela com os componentes do Windows instalados no seu micro (estarão com uma marca ao lado do nome). Verifique se o componente Internet Information Services (IIS) está marcado. Se estiver marcado, ele já estará instalado.

Como curiosidade, se clicar em DETALHES, estando o componente IIS selecionado, irá aparecer o serviço que nos interessa que é o Servidor de World Wide Web (só por segurança, verfique se TODOS as opções de subcomponentes do IIS estão selecionados.

E... Pronto! Se você não tinha o IIS instalado, ele irá pedir o CD do Windows XP e irá instalar.

Para verificar se a instalação ocorreu sem problemas, abra uma janela do Internet Explorer e chame a página WEB no seu próprio micro: http://localhost/

Irá aparecer a tela abaixo, informando que o IIS está instalado e funcionando

Vamos conferir então se está tudo ok... e colocar nossa página que desejamos disponibilizar na internet para os demais...

Primeiro verifique se o Serviço de Publicação está como um serviço automático (se você não mexeu em nada, deve estar assim). Basta clicar em Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas -> Gerenciamento do Computador e olhar na opção de SERVIÇOS. Ele deve estar como Iniciado e Automático.

Vamos ver então como está configurado o servidor de páginas no seu XP.

Logo abaixo do "Serviços" mostrado acima, tem a opção do Internet Information Services. Se você clicar no + ao lado do ícone, irão aparecer as opções relativas ao servidor web que ele fornece. (Veja na imagem abaixo). Clique com o botão direito do mouse no "Site da Web Padrão", para você ver alguns detalhes com relação ao seu servidor web, ou seu "site internet" (afinal, já está no ar localmente).

Logo como primeira opção das propriedades do seu site irá aparecer o seu endereço IP (deixe como TODOS para que não tenha problemas no futuro com mudanças, etc), a porta TCP/IP padrão para serviços WWW que é a 80.

Uma das informações ESSENCIAIS que você precisa fornecer para o IIS, é ONDE estão as páginas do seu site. Como padrão, o IIS assume que estarão em c:\inetpub\wwwroot vamos deixar aí por enquanto...

É importante ver qual é a página inicial "PADRÃO" que é chamada quando alguém chamar na web http://seu_nome.no-ip.com. Esta informação se encontra na aba "Documentos" e como podemos ver, se ninguém especificar nenhuma página em especial, o próprio servidor irá procurar primeiro por um arquivo com o nome default.htm depois por um default.asp, depois por um index.htm e por fim iistart.asp, no diretório especificado na figura acima.

 

Eu preparei uma página padrão (index.htm) com um exemplo e coloquei lá no diretório para substituir aquela do Windows XP Professional mostrada lá em cima...

Pronto, agora, ao chamarem meu servidor http://seu_nome.no-ip.com  e eu estando com o No-IP iniciado, irá aparecer a página web abaixo (que é a que está como localhost):

 

Então nós temos um programa servidor de página rodando, uma página exemplo localizada lá, e falta só o pessoal da internet poder acessar!

Para isto, primeiro ativamos também o aplicativo do no-ip DUC conforme a dica TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA:

Pronto! Agora seu micro está disponível na internet através do endereço que você tem cadastrado no no-ip. Basta pedir para algum amigo, quando você estiver conectado na internet e com os 2 programas rodando (o no-ip e o IIS), chamar no navegador dele o endereço que você tem cadastrado no no-ip.

Atenção: Caso você tenha algum tipo de programa firewall pessoal, você deverá desativá-lo ou ele irá bloquear o acesso externo a seu micro (lembre de ativar novamente depois de testar).

Agora que você tem um servidor web em casa, poderá desenvolver sites de testes para seus clientes, sites de interesses pessoais para trocar idéias com seus amigos, etc. Lá no Fórum BoaDica, você encontrará uma área específica para troca de idéias sobre desenvolvimento de páginas, etc.


Não se esqueçam de conferir a dica anterior desta série: TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA bem como ficarem de olho nas novas dicas sobre serviços de internet no micro de casa que iremos disponibilizar!

Espero que tenham gostado, e qualquer coisa, nos vemos no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br e nas próximas dicas!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR