Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALAR TECLADO ABNT2 NO DOS

Savio - 28/01/2005

Esta dica que pintou, colocada pelo nosso colega SAVIO, é muito útil para os que ainda possuem máquinas menos poderosas ou que vez por outra precisam dar um boot em DOS, e infelizmente não conseguem configurar o teclado.

Atualmente todas as revistas, jornais, sites, etc., só falam de windows, e cada vez mais está difícil de encontrar informações como esta, por isto, resolvi colocar aqui também na área de dicas para poder facilitar quem estiver necessitando desta informação.


Vira e mexe alguns usuários aqui do fórum que utilizam com freqüência aplicações no bom e velho DOS, perguntam como configurar o teclado para o padrão Português ABNT2, como consegui configurá-lo no meu micro resolvi postar o procedimento, que foi o seguinte:

1. Copiei os seguintes arquivos para C:

KEYB.COM
KEYBOARD.SYS
KEYBRD2.SYS
MODE.COM
COUNTRY.SYS
EGA.CPI
DISPLAY.SYS

2. Inseri as respectivas sintaxes abaixo ao Config.sys e Autoexec.bat:

CONFIG.SYS

DEVICE=DISPLAY.SYS CON=(EGA,,1)
COUNTRY=055,850,COUNTRY.SYS
INSTALL=MODE.COM CON CP PREPARE=((850) EGA.CPI)
INSTALL=MODE.COM CON CP SELECT=850
INSTALL=KEYB.COM BR,,KEYBRD2.SYS

AUTOEXEC.BAT

KEYB BR,,KEYBRD2.SYS /ID:275

Após esse procedimento reinicie o computador, depois de reiniciado as teclas cedilha (ç), til (~) e as outras funcionarão normalmente no DOS de acordo com a informação do teclado.

Observações:

  • O AUTOEXEC.BAT e o CONFIG.SYS encontram-se em C:, para visualizá-los é preciso que a opção Mostrar todos os arquivos esteja habilitada em Opções de pasta -> Modo de exibição.
  • Para editar o AUTOEXEC e o CONFIG, selecione-o, segure SHIFT clique com o botão direito sobre o arquivo, clique em Abrir com e selecione um editor de texto tipo o WordPad.
  • Os demais arquivos encontram-se no diretório C:WINDOWSCOMMAND.
  • O sistema operacional utilizado foi o Windows 98.

Espero ter ajudado...

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR