Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

INSTALAR TECLADO ABNT2 NO DOS

Savio - 28/01/2005

Esta dica que pintou lá no Fórum do BoaDica, colocada pelo nosso colega SAVIO, é muito útil para os que ainda possuem máquinas menos poderosas ou que vez por outra precisam dar um boot em DOS, e infelizmente não conseguem configurar o teclado.

Atualmente todas as revistas, jornais, sites, etc., só falam de windows, e cada vez mais está difícil de encontrar informações como esta, por isto, resolvi colocar aqui também na área de dicas para poder facilitar quem estiver necessitando desta informação.

Não se esqueça, tendo alguma dúvida a respeito ou querendo conversar sobre informática, dê um pulo no Fórum do BoaDica (http://www.forumboadica.com.br), lá tem uma galera super legal que poderá ajudar nas suas dúvidas ou poderão participar de um papo legal sobre informática.


Vira e mexe alguns usuários aqui do fórum que utilizam com freqüência aplicações no bom e velho DOS, perguntam como configurar o teclado para o padrão Português ABNT2, como consegui configurá-lo no meu micro resolvi postar o procedimento, que foi o seguinte:

1. Copiei os seguintes arquivos para C:

KEYB.COM
KEYBOARD.SYS
KEYBRD2.SYS
MODE.COM
COUNTRY.SYS
EGA.CPI
DISPLAY.SYS

2. Inseri as respectivas sintaxes abaixo ao Config.sys e Autoexec.bat:

CONFIG.SYS

DEVICE=DISPLAY.SYS CON=(EGA,,1)
COUNTRY=055,850,COUNTRY.SYS
INSTALL=MODE.COM CON CP PREPARE=((850) EGA.CPI)
INSTALL=MODE.COM CON CP SELECT=850
INSTALL=KEYB.COM BR,,KEYBRD2.SYS

AUTOEXEC.BAT

KEYB BR,,KEYBRD2.SYS /ID:275

Após esse procedimento reinicie o computador, depois de reiniciado as teclas cedilha (ç), til (~) e as outras funcionarão normalmente no DOS de acordo com a informação do teclado.

Observações:

  • O AUTOEXEC.BAT e o CONFIG.SYS encontram-se em C:\, para visualizá-los é preciso que a opção Mostrar todos os arquivos esteja habilitada em Opções de pasta -> Modo de exibição.
  • Para editar o AUTOEXEC e o CONFIG, selecione-o, segure SHIFT clique com o botão direito sobre o arquivo, clique em Abrir com e selecione um editor de texto tipo o WordPad.
  • Os demais arquivos encontram-se no diretório C:\WINDOWS\COMMAND.
  • O sistema operacional utilizado foi o Windows 98.

Espero ter ajudado...

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR