Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL: TRANSFORME SEU MICRO DE CASA NUM SERVIDOR DE PÁGINAS DA INTERNET

Antonio Vilhena - 11/01/2005

Parte 1: Micro com Windows 98 e Servidor PWS

No nosso tutorial inicial: Tutorial: Monte um servidor Internet no seu micro de casa, vimos como colocar um nome internet no seu micro, utilizando o serviço do no-ip (como existem outros tipo o DynDNS), de forma a qualquer um na internet poder chamar seu micro pessoal (quando ele estiver acessando a internet), através de um nome pré-estabelecido nos servidores de Nome, na internet inteira, ficando então de fácil memorização acessar seu servidor pessoal.

Dando continuidade, vamos agora colocar seu micro como um servidor de páginas (webserver), de forma que qualquer um que chamar na internet http://seu_nome.no-ip.com (este seu_nome foi o domínio que você cadastrou no serviço do no-ip conforme indicado na dica anterior) será apresentada então, as páginas do seu servidor web (webserver).

Existem algumas diferenças entre esta implementação utilizando o Windows 98 e o Windows 2000 ou Windows XP, basicamente devido ao fato de o Windows 2000 e o Windows XP utilizarem um aplicativo próprio, que já vem com o sistema, chamado IIS (Internet Information Services), que é um aplicativo bem completo de internet, e no Windows 98, não trazer junto, nenhum aplicativo próprio para isto, e portanto temos que procurar algumas alternativas para tal.

Estarei fazendo primeiro esta dica de implementação para o Windows 98 e depois faremos outra para o Windows XP e o 2000, já que estes usam o IIS já nativo no sistema!

IMPORTANTE: Praticamente TODAS as soluções de servidor para Windows 9.x requerem que no seu Windows tenha instalado o Windows Socket 2.0 (no TCP/IP). Para Windows 95, deve ser baixada esta atualização do site da Microsoft (clique AQUI), no caso de windows 98, ele já possui este suporte!

Portanto, vamos preparar nosso Windows 98...

Como falei anteriormente, o Windows 98 não traz suporte nativo para ele ser um servidor de páginas web por isto, deveremos instalar nele algum software próprio. Temos 3 opções básicas:

PWS:

Instalar a solução da própria Microsoft, que se chama Personal Web Server (ou PWS)

As versões OEM, pré-instaladas, do Windows nem sempre trazem o PWS, já o CD original do Windows 98 traz o PWS no diretório ADD-ONS.

Caso não tenha o CD com o PWS, você pode fazer o download diretamente do site da Microsoft pelo link: http://download.microsoft.com/msdownload/ntoptionpack/en/x86/win.95/download.exe (irá baixar o instalador, que ao ser executado irá baixar o pacote completo de em torno de 25MB). Caso deseje baixar o pacote (inclusive escolhendo idioma), vá no link: http://www.microsoft.com/ntserver/nts/downloads/recommended/NT4OptPk/win95.asp (não se assuste por aparecer no título Windows NT Option Pack). Selecione o idioma desejado e NEXT e daí é só fazer o Download:

Lembrar que: o PWS traz suporte para páginas em HTML e ASP além de Server Side Includes (SSI), Controles ActiveX, scripts Internet Server API (ISAPI) e Common Gateway Interface (CGI), acessa a banco de dados via ODBC (sem a necessidade de ter um Access instalado ou algum tipo de gerenciador de banco de dados), Secure Sockets Layer (SSL), porém para utilizar com páginas PHP é necessário instalar a linguagem PHP.

APACHE:

Instalar a solução do APACHE, que é um servidor web muito conhecido na internet, pois é muito utilizado em servidores Linux (ele tem uma versão para Windows também). Para baixá-lo, utilize o link: http://httpd.apache.org/download.cgi (são mais ou menos uns 6,5 MBytes)

Lembrar que o APACHE só traz suporte para páginas em HTML. Ele não suporta os componentes acima listados para o PWP (como o Activex, ISAPI, ODBC, etc), e para utilizar PHP é necessário instalar a linguagem PHP, e para utilizar ASP é necessário instalar algum tipo de emulador como o da Chilisoft (não funcionam muito bem), assim como os demais componentes necessitam também de suportes específicos.

Vale lembrar que o APACHE é uma solução mais utilizada em ambientes LINUX, onde ele se integra mais fortemente com o ambiente operacional.

Após a instalação do apache, basicamente o que deve ser feito é a configuração de um arquivo texto que contem toda as opções de uso e funcionamento do programa. Não há uma modalidade interativa de configuração/teste.

OUTROS:

Instalar uma solução comercial alternativa. Existem vários programas que transformam seu Windows num servidor de páginas, porém muito menos conhecidos que as soluções acima, e muito menos implementada, desta forma, vamos chamar apenas de OUTROS, e não forneceremos nenhum link específico (vocês poderão ver algumas opções na área de PROGRAMAS aqui do site BoaDica)

Para não ficar PESADA a leitura, e também para facilitar aqueles que desejam apenas 1 solução, estaremos fazendo NESTA DICA a versão PWS, que é mais completa para os casos de Windows 9x, e mais interativa! O servidor Apache como informado acima, irá requerer basicamente a edição do arquivo de configuração do mesmo (acessível direto pela relação de programas), e não apresenta opções de tela para análise ou dúvida.


INSTALANDO o PWS:

Depois de ter baixado o PWS acima (ou pego do CD do Windows), para instalar é bem simples (seguem algumas telas), e não tem praticamente configuração NENHUMA!


Tela de início da instalação


Selecione Instalação Típica


Deixe por enquanto o diretório padrão que vem marcado (pode ser mudado depois se desejar)


Depois de copiar os arquivos e atualizar algumas coisas, mostra a tela de Conclusão.
Caso alguma coisa dê errado na instalação, verifique se não é algum tipo de proteção que você tem instalado contra alterações em registro e coisas do gênero!


Este é o ícone que será colocado na sua área de trabalho


Este é o ícone da barra de tarefas ao lado do relógio


Ao chamar o programa irá sempre aparecer uma tela de DICA DO DIA. Se desejar, desmarque para não mais ser mostrada


Pronto, esta é a tela final do aplicativo de servidor de páginas internet do Windows 98 (PWS) no ar!

Agora que estamos com o servidor instalado no Windows, vamos dar uma olhada no que ele oferece...

Tomando como base a imagem acima, temos

1. Mostra o endereço LOCAL do seu servidor

2. Mostra que o servidor está no ar, e para pará-lo você deverá apertar o botão de PARAR

3. Mostra o local FÍSICO no seu disco onde estão as páginas a serem mostradas quando o site é chamado.

A seguir vemos o resultado quando utilizamos o endereço local no navegador:


Esta página é a de boas vindas do Programa. Para chamá-la, foi utilizado apenas: http://paula (paula era o nome do computador como mostrava no item 1 acima)

Os outros itens deste programa de servidor de página são:

  • Tour: Que apresenta um tutorial básico do que é o produto

  • Site da web: Que é um assistente para ajudá-lo a criar sua home page básica (possui alguns exemplos)

  • Publicar: Que é um assistente para ajudá-lo a colocar as páginas no ar.

  • Avançado: que possui algumas configurações adicionais (não vamos usar por enquanto, podendo deixar no padrão que foi instalado)

A criação de páginas não será abordado aqui, portanto, vamos ao que interessa que é colocar o servidor no ar para seus amigos acessarem sua página.

Se você utilizar o Assistente para criar uma homepage de exemplo, serão perguntadas alguns itens para você preencher, e automaticamente será criada uma homepage que será gravada no endereço físico conforme mostrado no item 3 da tela inicial do produto. Segue uma tela de exemplo que criei e que foi colocada pelo aplicativo no endereço físico acima, que é chamado quando se digita http://paula no navegador.

Bom, após chamar o programa do aplicativo e vendo que o mesmo está iniciado (o botão está escrito Parar ao invés de Iniciar), e já apresenta o endereço local e físico no disco, basta minimiza-lo que ele vai para a barra ao lado do relógio.

Então nós temos um programa servidor de página rodando, uma página exemplo localizada lá, e falta só o pessoal da internet poder acessar!

Para isto, primeiro ativamos também o aplicativo do no-ip DUC conforme a dica TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA:

Pronto! Agora seu micro está disponível na internet através do endereço que você tem cadastrado no no-ip. Basta pedir para algum amigo, quando você estiver conectado na internet e com os 2 programas rodando (o no-ip e o pws), chamar no navegador dele o endereço que você tem cadastrado no no-ip.

Atenção: Caso você tenha algum tipo de programa firewall pessoal, você deverá desativá-lo ou ele irá bloquear o acesso externo a seu micro (lembre de ativar novamente depois de testar).

Veja na página abaixo a imagem do meu micro (criei diferente daquela lá de cima do micro da Paula) sendo acessado pelo Carvalho, pela internet, no endereço do no-ip cadastrado por mim!

Agora que você tem um servidor web em casa, poderá desenvolver sites de testes para seus clientes, sites de interesses pessoais para trocar idéias com seus amigos, etc. Lá no Fórum BoaDica, você encontrará uma área específica para troca de idéias sobre desenvolvimento de páginas, etc.


Não se esqueçam de conferir a dica anterior desta série: TUTORIAL: MONTE UM SERVIDOR INTERNET NO SEU MICRO DE CASA bem como ficarem de olho nas novas dicas sobre serviços de internet no micro de casa que iremos disponibilizar!

Espero que tenham gostado, e qualquer coisa, nos vemos no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br e nas próximas dicas!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR