Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

MONTANDO UMA INTERFACE INFRAVERMELHO

José Dias - 21/12/2004

Quando por algum motivo precisamos trocar o nosso aparelho de telefone celular, encontramos sempre um pequeno problema: a agenda com os números de contatos de amigos e clientes que ao longo do tempo fomos adicionando naquele aparelhinho que agora irá ser substituído precisa ser digitada para o novo aparelho. O trabalho é enorme, afinal, na maioria das vezes temos que digitar tudo novamente.

As companhias de telefonia celular já estão oferecendo este serviço, não o de digitar, mas sim o de armazenar a agenda de telefones, desde que você se disponha a pagar.

A pouco tempo passei pela necessidade de trocar meu antigo modelo por uma mais novo, e o problema iria aparecer, decidi então que esta seria a última vez que iria digitar aquilo tudo novamente.

Optei por um aparelho que iria me permitir fazer back-up com o micro. Existem basicamente 3 tipos de conexões possíveis para estes casos: Cabo, Bluetooth ou através de uma interface infravermelho (IrDA).

Depois de pesquisar concluí que a melhor opção no meu caso seria a interface infravermelho (IrDA), pois só precisaria comprar a interface, e poderia usar também o meu Palm na mesma interface. O que não imaginei é que todas estas conexões possuem um preço bem salgado! Mas nada como uma boa pesquisa e achar pessoas que se propõe a trabalhar sério. Este foi o caso do Alain Gailland. O Alain conseguiu com muito sucesso montar a interface infravermelho, e não satisfeito, ainda detalhou com esquemas, "um faça você mesmo".

Isso teve tanto sucesso que agora ele produz os modelos para venda, já com o conector correto para a sua placa-mãe. Eu faço parte dos usuários que compraram a interface e estão felizes com o seu desempenho.

Abaixo, reproduzimos com a permissão do Alain o esquema de montagem da interface infravermelho (IrDA) para você.
Maiores informações sobre a interface infravermelho (IrDA) ou sobre o Alain Gailland, visite http://www.kiloco.com.br/

  • Aqui estão descritos os procedimentos para a construção de uma interface infravermelho (IrDA).

  • Antes de tudo, é necessário checar em seu micro se ele possui o barramento SIR (Serial IR).

  • Atenção: esse barramento pode receber outros nomes, dependendo do fabricante da sua placa-mãe. CIRCOM também é um nome bastante comum. Os procedimentos aqui descritos foram executados com êxito no Windows XP. NÃO foram testados em outras versões, mas teoricamente, também deverão funcionar.

  • Para fazer essa verificação, consulte o manual da sua placa-mãe ou procure-o no SETUP da sua BIOS. Ele deve estar habilitado e devidamente configurado (endereço e IRQ), a fim de não entrar em conflito com outros dispositivos existentes na sua máquina. Recorra ao manual novamente para informar-se de como fazer isso corretamente.

  • Feito isso, agora você deve proceder com a construção da interface. Os componentes poderão ser encontrados com facilidade em qualquer loja de componentes eletrônicos e você gastará pouco mais de R$ 10,00 com eles (peças + caixinha e fios etc.). A construção requer conhecimentos básicos de eletrônica. Portanto, recorra a algum conhecido seu para auxiliá-lo, caso necessite. O LED infravermelho emissor e o foto-diodo receptor devem ser montados alinhados lado-a-lado. A lista de componentes, esquema de montagem e demais dicas estão na figura abaixo. Após sua montagem, conecte corretamente o circuito ao barramento SIR da sua placa mãe, prestando atenção para não inverter nenhum fio. Veja mais abaixo como fazer a interface funcionar corretamente no Windows. Você poderá usá-la para sincronizar seu PALM, seu celular e conectar ao micro qualquer dispositivo compatível com IrDA.

Relação de peças:

resistores de 1/8
1 de 1k Ω
1 de 4.7k Ω
1 de 47k Ω
1 de 15k Ω
1 de 22 Ω
2 transistores bc 548
1 capacitor poliéster 10 nF
1 foto diodo receptor
1 led transmissor
placa padrão (cheia de furinho e trilhas)
caixinha, fio (usei um cabinho de cd rom)

O IR MODEM só aparece quando coloca o telefone celular do lado

  • para saber qual é o transmissor e qual é o receptor você pode ligá-los com uma pilha e com o auxilio de uma câmera fotográfica digital, você consegue "ver" quando o led "acende".

  • quando estiver tudo montado e instalado você também pode ver "piscando" o transmissor com o Windows ligado

  • fotos da placa:

componentes

Placa de Circuito Impresso

  • Lembre-se de verificar se sua placa aceita.

  • Espero ter ajudado a todos, que como eu, querem ter uma conexão IR no micro.

  • quanto a velocidade no meu caso com cel T300 SonyEriccson a velocidade é de 9600, já com o meu T610 SonyEriccson a velocidade pula pra 57600 (funciona tb a 115000 kbps mas fica desconectando) , por isso tem que verificar com seu equipamento.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR