Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

ANÁLISE DA PLACA-MÃE ASROCK K7S41-GX - PARTE 2 - COMO ATUALIZAR O BIOS

Lucas Vasconcellos - 03/11/2004

Mini Tutorial - Como atualizar o BIOS

Nosso amigo Hot LVT lá do Fórum do BoaDica, comprou a placa-mãe em destaque na dica Análise da Placa-mãe Asrock K7S41-GX - Parte 1 e aproveitou para compartilhar com o resto do pessoal que acessa o site, maiores informações sobre ela, e devido ao sucesso da dica, resolveu dar uma incrementada com um mini-tutorial sobre atualização da BIOS da placa mãe!

Apesar do tutorial ter sido feito tendo como base a placa referenciada acima, na realidade é um processo que vale para a grande maioria das placas-mãe, e com certeza a ASROCK em especial (mudando poucas coisas conforme o utilitário utilizado para a atualização do BIOS


Bios - Basic Input Output System - O BIOS é um software primário do sistema, um pequeno programa encarregado de detectar e reconhecer todo o hardware, realizar o boot, e fornecer informações básicas para o funcionamento do sistema. Ele é um programa desenvolvido complexamente para cada modelo de placa-mãe, não podendo ser utilizado em nenhuma outra placa mãe.

Agora que sabemos o que é o BIOS, e pra que serve, podemos entender a necessidade de sua atualização. Novos processadores, correções de problemas, novos recursos, são alguns dos motivos que forçam os fabricantes a disponibilizar novas versões de BIOS, "ensinando" à placa-mãe a reconhecer e trabalhar com novas peças.

Durante uma atualização de BIOS, os dados contidos nos chips de memória Flash Ram são TOTALMENTE rescritos, o que torna um processo de duração curta, algo perigoso e arriscado. Um simples esbarro no botão de Reset, ou falta de fornecimento energético, ou qualquer outro imprevisto, pode INUTILIZAR o BIOS, e sem ele a placa mãe se torna inútil.

Por isso, antes de fazer a atualização, é necessário alguns cuidados. Certifique-se que o arquivo de atualização que você baixou é o correspondente ao modelo de sua placa mãe, e se possível, ligue o PC em um NO-BREAK.

Em especial, ensinarei agora como atualizar o BIOS da placa-mãe em destaque na dica.

O primeiro passo é fazer o download do programa a ser utilizado para escrita na memória Flash Ram, que amigavelmente chama-se Flash, e do arquivo de atualização (K7S41GX190.zip para esta placa mãe, nesta data).

Baixe o programa Flash clicando AQUI.
Baixe o arquivo de atualização clicando AQUI.

A última versão do BIOS desta placa na data em que estou escrevendo esta dica, é a 1.9.  Este arquivo geralmente vem compactado, para facilitar o download, então após baixá-lo, ainda será necessária a sua descompactação, utilizando, por exemplo, o Brazip, ou Winzip, ou outro tipo de descompactador para arquivo ZIP (veja na área de programas do site http://www.boadica.com.br/programas caso não tenha um ainda instalado no seu micro).

Após a descompactação, teremos o arquivo K7S41GX1.90, um arquivo desconhecido pelo Windows, que só terá utilização juntamente com o Flash.exe. Para facilitar o acesso aos arquivos, é interessante criar uma pasta nomeada "BIOS" no diretório raiz (C:\).

Copie o programa Flash e o arquivo de atualização já descompactado para a pasta criada.

O segundo passo agora, é com auxílio de um Disco de Boot de algum Windows da família 9x entrar em uma plataforma mais segura e menos comprometida, o DOS (caso não tenha, veja a dica: DISCOS DE BOOT que você terá acesso ao disco desejado). Após a inserção do Disquete no drive, reinicie o computador, apertando continuamente a tecla F11, até que apareça uma janela com opções de Boot. Escolha a primeira opção (Floppy), e aguarde a janela de opções.

Depois de carregada a janela de opções, Escolha a opção "2. Iniciar o computador sem suporte a CD-Rom", e aguarde até a inicialização do sistema (no caso o DOS).

O DOS irá iniciar no diretório do disquete ("A:\>"), como o programa e o arquivo necessário estão no seu disco (HD), utilize o comando "C:" para obter acesso à partição C:. A linha de comando estará como "C:\>", temos que obter acesso agora à pasta BIOS, onde colocamos os arquivos necessários, digite então o comando "CD BIOS". Para listar os arquivos contidos na pasta, digite o comando "DIR".

Verifique se a linha de comando atual é "C:\BIOS\>", e para iniciar a atualização digite "FLASH.EXE K7S41GX1.90". O programa começará a reescrever a BIOS automaticamente (MUITO CUIDADO NESSE PROCESSO).

A janela neste momento deve ser a do AMI FLASH UTILITY, mostrando a descrição do Chipset, o nome do arquivo de atualização, o tamanho do arquivo, etc. Logo abaixo das descrições, você poder notar um Demonstrador de andamento do Processo, que indica que a atualização esta sendo efetuada.

Após o termino da atualização, aparecerá amigavelmente a mensagem "FLASH ROM UPDATE COMPLETE - PASS. PLEASE RESTART YOUR SYSTEM", um aviso de que a atualização foi efetuada com sucesso, e que é necessário reiniciar o sistema. Digite então o comando "Restart".

O computador reiniciará, neste momento pode ocorrer um falso erro, o computador pode não reiniciar, ficando ligado, porém sem resposta, NÃO SE ASSUSTE isso ocorre em varias placas, basta desligar o PC pressionando o botão Power do gabinete, por 6 segundos. Após desligar, ligue novamente o PC, já pressionando a tecla F2. Note que a BIOS já esta atualizada, mencionando a versão 1.9.

O setup será iniciado, entre na aba EXIT, depois selecione a opção LOAD DEFAULT SETTINGS, então pressione ENTER. Agora escolha a opção EXIT SAVING CHANGES, e pressione ENTER.

Pronto! Não foi tão difícil foi?

Maiores informações: http://www.asrockamerica.com

Para dúvidas, ou bater papo sobre esta placa ou outras informações sobre placa-mãe, etc., não deixe de dar um pulo lá no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br onde temos uma área específica sobre placa-mãe além de várias outras interessantes. Temos uma postagem específica sobre esta dica em: http://www.forumboadica.com.br/viewtopic.php?t=56772

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR