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HP SERIE 600 COM OS PROBLEMAS MAIS COMUNS - PARTE 2

Virilha Capoeira - 18/11/2004

DESMONTANDO SUA IMPRESSORA HP SERIE 600 - primeira parte.

Nosso colega Virilha Capoeira, devido à grande quantidade de dúvidas sobre impressoras HPs da série 600 lá no Fórum do BoaDica, montou a dica abaixo junto com o h3, de forma a poder colocarmos aqui nesta área, com fotos, etc., para poder auxiliar também aos que não participam lá no Fórum, porém tendo dúvidas, é só dar um pulo !


Desmontar uma HP não é nenhum bicho de sete cabeças. É até fácil considerando o nível de dificuldade de outras impressoras, tal como a matricial FX2180 da Epson.

A HP, como em qualquer outra impressora, é formada basicamente por encaixes. Os encaixes são a maioria do tipo:

Não tem muito mistério, basta ter tranqüilidade e se você tem uma base de conhecimento e entende como a impressora funciona vá direto ao ponto. Antes de começar abrir sua impressora, ligue-a, abra a tampa, o carro se posicionará no centro e logo após retire o cabo da fonte. Isso impede que o carro fique preso no elevador impedindo que você o limpe ou faça qualquer tipo de teste.
Cuidado também para não virar sua impressora de cabeça para baixo, pois impressoras do tipo jato de tinta possuem um reservatório com o excesso de tinta. Se você virar a impressora essa tinta excedente poderá vazar e sujar sua impressora por dentro.

Vamos precisar de apenas 3 chaves:

É só não forçar muito os encaixes para não quebrar nada e seguir os seguintes passos:

PASSO 1

Para começar a desmontar nossa HP precisamos desparafusar os dois parafusos da frente que estão localizados embaixo da bandeja do papel. Retire a bandeja e desparafuse-os.

PASSO 2

Retiramos a alavanca limitadora do papel. Embaixo da impressora você verá os dois pontos marcados na foto. Não force essa peça, pois ela é muito sensível. Ele travará duas vezes. Ela travará a primeira vez e você irá retirar a trava de trás. Logo após ela travará na parte da frente.

PASSO 3

Após a retirada da alavanca limitadora é necessário retirar a tampa da parte de trás da impressora. Para se situarem melhor, essa tampa é onde está o número de série da impressora. Essa tampa protege a placa lógica da impressora. Em baixo da impressora você verá um furo circular. Não pressione a peça por ali, pois pode acabar quebrando a mesma. O jeito correto é abaixar a trava sem forçar muito puxando a tampa para fora.
São duas travas e a forma dela é mostrada na figura abaixo.

PASSO 4

Retirada a tampa, é necessário retirar o flat do painel frontal da placa lógica. Não é bom colocar o dedo ali por causa da estática, então utilize a chave de fenda para destravar os dois lados da presilha do flat. Atenção com relação ao número 1 indicado no flat. Indica a posição correta do flat na placa lógica.

PASSO 5

Agora estamos prontos para retirar todo aquele corpo de plástico branco que forma a tampa da impressora. Observe os cinco pontos da foto. Três do lado direito e dois do lado esquerdo. O lado direito é o lado do painel frontal da impressora (onde está o botão de ligar/desligar). De acordo com a figura, as travas ficam localizadas em cada um dos buracos. Retire a tampa com cuidado.

PASSO 6

Se você começou a abrir sua impressora sem a dica do inicio, o carro estará no elevador. Isso é ruim, pois o carro ficará preso no elevador, mas você não precisa montar novamente sua impressora para que o carro saia do elevador. Seguindo os próximos passos você ligará a impressora para testá-la após um conserto ou retirar o carro do elevador caso tenha esquecido.

PASSO 7

Retirada a tampa e com o carro posicionado no centro, vamos retirar a presilha de alumínio, o encoder strip, a correia do carro e liberar o cabo cabeça preto e color . A presilha segura o ferro de sustentação do carro (por onde o carro corre), o encoder strip funciona em conjunto com um sensor que verifica a posição correta do carro, a correia possibilita o vai e vem do carro e sua estabilidade e o cabo cabeça serve para enviar informações para os cartuchos e para o sensor do encoder strip.

PASSO 8

Agora podemos retirar o ferro de sustentação do carro e o carro para poder trabalhar em cima do problema. Cuidado nessa hora para não se sujar com o resto de tinta nos cartuchos e no carro. Para limpar basta água e sabão.

PASSO 9

Se você não seguiu a dica do inicio de colocar o carro na posição central ou precisa ligar a impressora para fazer um teste, basta ligar o flat do painel frontal novamente na placa lógica. Aí vai a dica. Retire duas das três presilhas do flat e ligue-o na placa lógica novamente sem precisar fechar a impressora.

É bom notar os sensores do papel e da tampa. Quando for fechar a impressora, cuidado com a peça que aciona o sensor. É bom limpar esses sensores quando abrirem a impressora.

Acaba por aqui a primeira parte do tutorial DESMONTANDO SUA IMPRESSORA HP SERIE 600.

Na segunda parte iremos retirar o rolete, limpar o reservatório de tinta, entre outras dicas.


Que essas informações sejam úteis a todos, e caso tenham dúvidas, sobre as HPs Deskjets da série 600, ou qualquer outra impressora, é só dar um pulo lá no Fórum do BoaDica que temos uma área específica para tirarmos dúvidas sobre impressoras, além de diversas outras áreas de informática.

Fonte: http://www.hp.com e um bom tempo mexendo nas bichinhas.

Espero ter ajudado e se alguém quiser contribuir com algo, é só conversar lá no Fórum!

Abraços a todos.

 
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