Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

PILHAS RECARREGÁVEIS SONY FALSIFICADAS

Marcos Morais - 10/09/2004

Pessoal, o nosso colega Marcos Morais, que ajuda bastante lá na área de Câmeras Digitais no Fórum do BoaDica, levantou um problema que deve atingir bastante gente no nosso mercado. Muitos reclamam da pouca durabilidade das pilhas na máquinas digitais, porém na realidade estão é sendo enganados, utilizando pilhas falsas, de baixa qualidade. Com a "enxurrada" de produtos vindos de mercados piratas, e atualmente encontrados em camelôs, lojas suspeitas, e vendedores de sites da internet, você com certeza tem que ter cuidado em dobro ao comprar suas pilhas ou pode estar jogando seu dinheiro pelo lixo.

O alvo "preferido" para falsificação são pilhas da Sony, pois se trata de uma empresa com grande sucesso na área de fotografia digital e reconhecida mundialmente pela qualidade de seus produtos.

Qualquer dúvida, venha conversar sobre o assunto no Fórum do BoaDica: http://www.forumboadica.com.br


Hoje em dia no Brasil, a fotografia digital se tornou bastante popular. A cada dia que se passa as pessoas vão comprando mais e mais câmeras, cartões de memória, e com isto, cresceu muito o interesse do consumidor em se adquirir pilhas recarregáveis para uso principalmente em câmeras fotográficas, pois todos sabem que elas consomem bastante pilhas e o custo ao usar pilhas alcalinas seria alto.

Pilhas alcalinas seriam mais indicadas para equipamentos que não consumissem tanto, como controles remotos de aparelhos, etc, pois assim, como o consumo não é alto, não compensa pagar caro por pilhas recarregáveis, num outro extremo, não compensa usar pilhas alcalinas em equipamentos que tenham um alto consumo (câmeras digitais), neste caso, o uso de pilhas recarregáveis é o ideal, pois o investimento no conjunto carregador/pilhas recarregáveis, será recuperado com o tempo.

E no mercado brasileiro, quando a demanda sobre algum produto cresce muito, pessoas mal intencionadas e muitas bem antenadas, descobrem sempre um meio de ganhar dinheiro fácil em cima dos menos avisados.

Rapidamente, proliferou no mercado um sem numero de vendedores que disponibilizam Pilhas recarregáveis falsas. Até aí tudo "bem", se elas funcionassem como as originais, o problema é que elas não funcionam do mesmo modo, ela tem um acabamento muito inferior, podem ocorrer vazamentos e a durabilidade dela é muito inferior as originais.

Pesquisando Pela Internet, aprendi a identificar uma pilha Sony original de uma falsificada. E este é o meu intuito aqui, passar a vocês este conhecimento.

Um dos erros mais comuns adotados pelos falsificadores é colocar no mercado produtos que nem mesmo o fabricante produziu. Até os dias de hoje (agosto/2004), com a tecnologia do NIMH (níquel Metal Hidreto), o maior valor de corrente (capacidade), que um fabricante mundial conseguiu alcançar foi o valor de 2600maH para pilhas AA. Portanto tudo acima deste valor é falso. E a Sony só conseguiu fabricar pilhas de no máximo 2500maH (atualização em agosto/2005). No mercado, existem várias pilhas Sony/Panasonic de 2600/ 2800/3000 ou 3600maH. Tudo isso é falso, por causa da capacidade, estes fabricantes não fabricam ainda pilhas neste valor.

Outro fato importante é que a Sony Não vende cartelas com 4 pilhas (parece que em alguns outros países ela vende, porém não temos confirmação se também se trata de produtos falsos, e parecem ser somente pilhas cybershot como abaixo). Portanto, todas as opções de pilhas Sony com 4 pilhas são produtos com grandes chances de serem falsificados e requerem atenção especial.

A característica mais importante para diferenciar uma pilha Sony verdadeira para uma falsa é uma pequena inscrição em baixo relevo no pólo negativo com as letras "HR". Se a pilha Sony não tiver estas letras gravadas, elas são falsas.

(atualização 2005): Devido ao grande sucesso deste ARTIGO aqui no site, alguns falsificadores estão também adulterando/criando pilhas falas com o HR em baixo relevo, portanto, atenção REDOBRADA!

Veja a seguir exemplos de pilhas falsas:


Falso pela quantidade (4) e pela capacidade (3600ma)


Estas são de 2800, eu comprei desta pilha e este circulo brilhante em cima é um símbolo holográfico de um GATO (eles ainda brincam com a gente).

Existem diversas embalagens dos produtos Sony em todo o mundo, dependendo do mercado, são encontradas embalagens em Japonês, em Espanhol, Inglês, dependendo do país que elas serão comercializadas.

De todas as dicas apresentadas, você deve direcionar a seguinte pergunta ao vendedor: "Sua pilha tem as letras HR gravadas em baixo relevo no pólo negativo?" Se a resposta for sim, pergunte: "Quantas pilhas vem na cartela?", se for 2, Posso garantir que as pilhas são originais, se não tiver o HR gravado são falsas com certeza, pois faço medição nas pilhas que vêem com as câmeras digitais (iguais as da foto acima), e tem HR gravado no pólo negativo.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR