Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL COMO ACABAR COM OS ADWARES E SPYWARES

Endócrines - 26/07/2004

Durante a navegação na Internet, não é raro que sejamos "atacados" por propagandas, pop-ups, toolbars ou qualquer outro tipo de publicidade incomoda e chata pra caramba. A falta de ética na Internet é algo corriqueiro e as malditas pragas virtuais estão instaladas nos computadores dos mais desavisados: são os odiados e famigerados spywares*.

Spywares são softwares que, ao se instalarem em seu sistema operacional, passam a enviar informações pessoais suas para algum lugar predeterminado (normalmente para a empresa de publicidade que os produziu). Isso é uma invasão de privacidade e esses dados podem ser usados para ser enviados SPAM (e-mails não solicitados), listas de discussão que você nunca participou e promoções a qual nunca se inscreveu. Estou falando algo, que por algum acaso acontece com você diariamente?

Outro tipo de software que ameaça sua privacidade é o Adware: este tipo de praga é similar ao spyware - mas ao invés de enviar dados pessoais do usuário ele transmite informações sobre o uso da máquina além de exibir publicidade direcionada a você. Se o seu sistema operacional costuma abrir pop-ups sem motivo algum ou pede acesso à Internet a todo momento sem que você esteja fazendo nada que necessite de uma conexão, é muito provável que o seu computador tenha algum adware instalado. Eles não são vírus mas consomem recursos de sua máquina e roubam informações. Os criadores de adwares se defendem alegando que os softwares são opcionais - mas poucos usuários sequer sabem que eles existem, pois nunca lêem o termo de autorização, normalmente em inglês ou alemão. E claro, muito comum em softwares sharewares.

Alguns exemplos de adware são o Radlight (software de execução de mídia) e o polêmico KaZaA: ambos trazem essas pragas e obriga o usuário a usá-los. Se eles não estiverem corretamente instalados e em execução, o programa principal se recusará a funcionar mesmo se a presença da praga seja totalmente dispensável.

O nosso bom amigo Spybot resolve estes problemas: ele detecta e elimina os spywares e adwares!

Instalação e Configuração:

O Spybot pode ser baixado gratuitamente através do site http://security.kolla.de acessando a seção de download e escolhendo um dos mirrors (endereços alternativos disponíveis). A sua instalação é bem simples e é necessário apenas definir os componentes adicionais a serem instalados que incluem skins e idiomas extras. Fica a critério do usuário, mas é recomendado a instalação completa.

Com o Spybot corretamente instalado, poderemos iniciá-lo através do menu iniciar em

Start Menu > All Programs > Spybot - Search & Destroy > Spybot-S&D

Existem duas apresentações do Spybot para seu funcionamento: uma mais simples, para o usuário básico que deseja apenas manter sua máquina limpa e rápida contra pragas invasoras e uma mais complexa, com recursos adicionais que os usuários mais avançados tirarão total proveito.

Estilo avançado do Spybot: interface simples, mas recheada com recursos e configurações detalhadas.

Estilo simples e de fácil utilização. Recomendado para uso rotineiro.

No estilo avançado temos um painel de opções ao lado esquerdo. São as ferramentas e configurações do Spybot organizadas em seis categorias. São elas:

Spybot S&D: Contém as ferramentas principais de proteção e limpeza do sistema contra adwares e spywares.

Settings: Permite ajuste em configurações especiais de funcionamento e características visuais do Spybot.

Excludes: Permite ao usuário definir componentes que devem ser sempre ignorados pelo Spybot.

Tools: Conjunto de ferramentas e relatórios para informações detalhadas sobre seu sistema.

Online: Ferramentas que utilizam a Internet como busca por atualizações, notícias e notificação de bugs.

Info & License: Mantém informações sobre o criador, créditos do programa e uma útil lista de pragas com detalhes de atuação.

Para iniciar os passos de configuração, devemos utilizar o modo avançado do Spybot (Advanced Mode) aonde você terá acesso à configurações especiais no funcionamento e características visuais incluindo idiomas.

Abra a guia Settings no painel esquerdo do Spybot. O primeiro item desta categoria é Language:

Selecione um dos idiomas suportados pelo Spybot: entre eles está o português do Brasil. Os arquivos de idiomas são constantemente atualizados através do sistema de atualização do SPybot. Não é necessário reiniciar o programa para terminar a alteração de idioma e não há necessidade que se clique em um botão de "OK" pois selecionar a opção desejada é suficiente.

Partindo ao próximo item, File Sets:

Através deste item é possível editar as tarefas de verificação que serão efetuadas pelo Spybot. Marque um item para que ele seja verificado durante os processos ou desmarque um item para ignorá-lo durante a verificação.

Pode-se selecionar todos os itens para uma limpeza mais eficiente do sistema, mas leve em consideração que quanto mais itens selecionados, mais atenção o usuário deve ter no que está fazendo. Em geral não ocorrem problemas - mas se houver bastará recuperar através dos backups criados pelo Spybot a cada correção.

No próximo item, Settings, temos acesso às configurações mais importantes do Spybot. Estas opções já possuem a melhor configuração e não precisam de ajustes por parte do usuário.

Em "Installation", temos:

Desktop icon: Define uma opção para um possível atalho do Spybot no desktop: sem ícone, atalho para o estilo simples ou para o avançado.

Quick launch: Define uma opção para um possível atalho do Spybot no Quick Launch: sem ícone, atalho para o estilo simples ou para o avançado.

Startmenu item: Define uma opção para o atalho do Spybot no menu Iniciar do Windows: atalho para o estilo simples ou para o avançado.

Prosseguindo em Main settings, temos algumas opções principais de funcionamento do Spybot. Não é necessário descrever cada uma pois qualquer um sabe que "Show details" ou "Mostrar detalhes" exibirá informações adicionais - portanto eu só descreverei as opções mais importantes

I do know about all that legal stuff: É necessário que esteja marcado. Essa opção apenas informa ao usuário que é possível que o programa relacionado ao spyware que o Spybot possa remover poderá parar de funcionar: um exemplo é o Radlight ou a versão normal do KaZaA. Estes programas "obrigam" o usuário a manter o spyware em sua máquina e a única solução é achar outro programa similar - e isso não é muito difícil e sempre há alternativas. No caso, poderemos citar o Bsplayer e KaZaA Lite, programas com a mesma função mas sem spyware.

Display confirmation dialogs before doing critical changes: obriga o Spybot a exibir uma caixa de diálogo informando sobre as alterações críticas que está prestes a fazer no sistema, como certas alterações no registro e em arquivos importantes aonde o usuário deve ser notificado. Vale lembrar que cada ação do Spybot é guardada com backups para possível restauração.

Scan priority: permite especificar a prioridade que o Spybot terá ao efetuar verificações. É altamente recomendado nunca selecionar um valor maior que "Higher".

Em Automation é possível determinar as ações que o Spybot tomará em determinadas situações:

Program start fornece opções para ações durante o início do programa

System start é similar à opção acima, mas inclui opções sobre o início do sistema

Seguindo para Web Update, poderemos escolher o que o Spybot procurará por atualizações:

Search the web for new versions at each program startfará com que o Spybot procure por novas versões cada ver que for iniciado. Sugiro que mantenha esta opção desligada, mas sem esquecer de procurar atualizações regularmente

Download updated include files if available online atualiza os arquivos de definições do Spybot para versões mais atuais e mais eficientes com as novas definições descobertas/criadas

Remind me to look for updates at program start: Exibe uma caixa de diálogo para lhe lembrar de atualizar o Spybot. Sugiro desativar esta opção.

Display also available beta versions: Exibe versões beta disponíveis para atualizar seu Spybot atual. Como o Spybot está em constante desenvolvimento, recomendo ativar esta opção.

Display updates for other languages: Procurará atualização para arquivos de idioma que não seja o atualmente em uso.

Display new and updated skins: Exibirá os skins disponíveis e suas atualizações. Sugiro manter ativado para ter uma melhor experiência na personalização visual do Spybot.

Se você utiliza proxy para ter acesso à Internet e está enfrentando problemas em atualizar seu Spybot, poderá configurar esta opção em "Proxy" inserindo o host e porta que devem ser usados.

Em Log file and settings temos opções de funcionamento para a gravação de logs do Spybot. Simples e auto-explicativo, embora não muito usado.

A opção Use interface optimized for blind users em Look & Feel transformará as opções e menus do Spybot mais simples com dados extras para usuários desatentos :) ... Ainda em Look & Feel, as opções de Menu style especificam a exibição de itens adicionais como janela com detalhes sobre itens selecionados ou um cabeçalho com informações.

As opções em Bug report definem os dados que serão incluídos em um relatório de erros que poderá ser enviado para possível correção funcional do Spybot: fica a critério do usuário escolher as informações que devem ou não ser enviadas com o relatório.

Expert settings permite exibir botões extras para usuários avançados e duas ótimas opções são Show expert buttons in results list e Show expert buttons in recovery list.

As opções em External viewers, se selecionadas, fará com que o Spybot use programas externos para visualizar os itens de cada opção.

Partindo para a próxima guia: Directories

Esta opção deve ser usada com cautela: ela permite que o Spybot vasculhe seu HD por programas similares aos que instalam barras no navegador do seu browser. Em geral, estes arquivos estão dentro de pastas de download comum ou até pastas temporárias do sistema. Uma praga que é sempre reinstalada ao reiniciar pode estar sendo instalada por este executável. Removendo-o, acaba-se com a ameaça - mas o usuário deve verificar cada arquivo classificado para se assegurar que está removendo arquivos desnecessários e perigosos.

Marcando a opção Check also sub-directories of the above, a verificação prossegue com os sub-diretórios das pastas adicionadas à lista. Isso é útil para o caso do programa ter criado uma pasta própria dentro da pasta selecionada.

O último item da guia Settings - opções de Skins:

Na lista à direita você deve selecionar o skin que deseja utilizar. Na janela esquerda é apresentado uma prévia de como ficará o Spybot após aplicar o skin sendo também uma ótima legenda para saber o que significa cada cor na lista de verificação. Para aplicar o tema escolhido, clique em Apply. Para fazer o download de novos skins, habilite a opção Display new and updated skins em Web Update das opções do Spybot.

Exclusões e Ferramentas Adicionais:

Seguindo para a próxima guia, "Excludes", temos "Products":

A partir destas guias será possível determinar os itens que o Spybot irá ignorar. Isso é útil quando o usuário não quer que o Spybot apague determinado programa ou histórico. Todas as opções são divididas em categorias e marcando um item, isso irá excluí-lo da verificação do Spybot. Somente marque itens se souber que é necessário - caso contrário essas opções raramente serão usadas.

No próximo item, as opções para Cookies:

Durante a navegação normal, diversos sites gravam cookies em seu sistema. Esses cookies facilitam a navegação do usuário: informações de visita, dados de login, data de acesso entre diversos outros recursos e alguns sites não são exibidos corretamente e/ou não funcionam sem eles. O problema ocorre quando alguns cookies guardam informações confidenciais como programas instalados e suas versões. Não é um risco grande, mas como o Spybot tem como objetivo manter a privacidade do usuário sobre controle, esta opção existe.

No caso de um determinado cookie que você não deseja que seja removido, basta marcá-lo nesta janela para que seja ignorado pela verificação do Spybot. Um bom exemplo é marcar o cookie "user@www.forumboadica.com.br" para evitar que seu login no Fórum do BoaDica seja esquecido (isso é somente válido se a opção "Lembrar Login" estiver habilitada no próprio site do Fórum do BoaDica): este é apenas um exemplo e os usuários que necessitarem deste recurso saberão usá-lo sem problemas.

Itens exibidos em vermelho mantém possíveis informações sobre o usuário ou são usados para exibir publicidade de acordo com as informações obtidas em sua máquina. Não selecione estes componentes.

Seguindo em File extensions:

Quando você pede para o Spybot remover históricos de programas e do Windows, ele localizará qualquer referência recentemente usada - e isso inclui sites, programas e documentos. Se não quiser que determinada extensão seja apagada dos históricos, marque-a nesta tela. Por exemplo, para não apagar referências aos arquivos com extensão *.iso, selecione o item iso.

Note: Nenhum arquivo é apagado - apenas históricos. As opções para remover históricos de utilização podem ser acessadas em Settings > File Sets.

Agora para itens isolados, Single excludes:

Esta lista será preenchida apenas quando uma verificação for efetuada e ela exibirá os itens encontrados e permitirá que se exclua de uma verificação futura.

Para remover um item desta lista e permitir o Spybot a detectá-lo novamente, clique com o botão direito no item desejado e escolha Remove this exclude from the list.

Observação: Esta opção também estará disponível na janela de resultados do Spybot, após uma verificação.

Agora ferramentas especiais em "Tools":

As opções da guia Tools são destinadas a usuários avançados e tem como objetivo exibir informações sobre processos, conexões e dados do navegador. Também é possível remover arquivos completamente sem chance de recuperação usando a ferramenta Secure Shredder.

Em View report você poderá selecionar opções para criação de um relatório sobre seu sistema com todas as informações recolhidas.

Atualização, notícias e créditos:

Seguindo para a guia Online:

No item Update temos a central de atualização do Spybot: por aqui será feito o download de versões atualizadas do Spybot, skins, arquivos de idiomas além de atualizar as definições do programa.

O processo é simples e fácil: clique em Search for updates para preencher a lista de atualizações disponíveis e marque os itens que deseja atualizar (em geral deve-se selecionar todos). Então bastará um clique em Download updates para que o processo de atualização se inicie. A atualização é simples e automatizada: elas são descarregadas para sua máquina e instaladas. Se atualizações para o programa foram selecionadas, ele terá que ser reiniciado - e também fará isso de forma automática.

Se houver erros durante o download, o item ficará em vermelho. Verifique sua conexão com a Internet e tente novamente. Se o erro persistir, experimente alterar o mirror no botão Change Mirror que leva o nome do mirror atualmente selecionado.

A opção News exibirá notícias relacionadas ao programa e a ameaças que ele o protege.Bug Report permite que se envie erros do programa para o desenvolvedor (isso é útil se você está usando uma versão beta que apresenta determinado erro).

A guia Opt Out é interessante: é uma lista super atualizada contendo diversos endereços de sites e e-mail onde você poderá remover seu endereço eletrônico de uma lista onde se enviam anúncios e etc. Se por algum motivo seu e-mail foi parar em uma delas - alguns programas considerados "malware" adicionando-o sem que o usuário saiba, você poderá tentar a sorte nesta lista e achar a correspondente para que seja excluído. Em geral, se abrirá um site em seu navegador ou seu editor de e-mail será aberto para enviar uma notificação. No caso de sites, bastará informar o e-mail que se deseja remover da lista. Se abrir para redigir um e-mail, apenas envie-o em branco ou como ele estiver e pronto. Você deverá ser removido automaticamente da lista escolhida. Isso é uma ótima solução contra Spams.

Em "Info & License" não há muito o que falar: ali há informações sobre o autor, versões do programa e créditos. O mais interessante talvez seja o "Product info", uma verdadeira enciclopédia de pragas com dados de funcionalidade, endereços de sites e atividade. Essas informações também são exibidas na janela de resultados do Spybot, caso algum deles tenha sido detectado em seu sistema.

Search & Destroy.

Agora que temos um Spybot corretamente instalado, configurado e atualizado, vamos para a parte divertida: Acabar com as pragas!!!

Inicie seu Spybot normalmente. Se preferir você pode utilizar o estilo simples (Easy Mode) para facilitar sua vida já que as configurações já foram efetuadas no modo avançado. Esta é a tela principal do mecanismo de busca e correção de erros do Spybot:

Clicando-se em File sets você poderá rapidamente especificar o alvo de sua procura. Esta é a mesma opção disponível em Settings > File sets (este botão só estará disponível se ativado em Settings > Settings > Expert settings).

A próxima etapa é bem simples: Clique em Check for problems e o Spybot dará início ao processo de busca por itens previamente selecionados nas opções.

Durante o processo você poderá acompanhar os passos através da barra de status. O andamento é exibido em uma barra de progresso seguido pelo tempo restante - que nem sempre pode ser calculado. Ao fim da verificação, você poderá ter algo similar a isto:

Clicando uma vez em um item, isso fará com que o Spybot exiba uma caixa de informações com detalhes sobre o item selecionado. No exemplo acima, o item selecionado pertence ao GetRight e se refere ao "Last download folder", ou seja, uma informação de histórico. Os detalhes são exibidos na caixa em destaque.

Os resultados são exibidos em cores. Essas cores são ordenadas da seguinte forma:

Preto: Referências de registro, alterações de arquivos etc.
Cinza: Item que não pôde ser corrigido.
Vermelho: Spyware.
Verde: Informações de histórico.

Observação: As cores de itens raramente variam, mas podem ser alteradas por algum skin que não siga os padrões do Spybot.

Se desejar imprimir uma lista do resultado, clique em "Print". Para corrigir os erros é bem simples: Clique em Select all itens para que todas as referencias da pesquisa sejam marcadas e em seguida clique em Fix selected problems. Aguarde o término do processo. Pronto !

Backups e Proteção adicional:

Cada alteração feita pelo Spybot é salva como backup. Esses backups podem ser utilizados em caso de eventuais problemas que uma correção do Spybot venha a causar.
Se desejar desfazer uma correção do Spybot, abra a guia Recovery, selecione dentre os backups disponíveis e clique em Recover selected products.

Para limpar a lista de backups, removendo-os sem restaurar, clique em Select all items e logo em seguida em Purge selected recovery.

Seguindo para a próxima guia, Immunize:

Esta tela lhe permite ajustar uma proteção adicional contra spywares. A opção Immunize irá bloquear spywares já conhecidos, sendo que essa lista de definição pode ser atualizada através da guia "Online". É altamente recomendado aplicar a opção pois ela lhe garantirá que spywares que tentem se instalar em sua máquina fracassem em sua maioria. O botão "Undo" irá desfazer o processo de proteção. Você ficará vulnerável até clicar em Immunize novamente.

As opções de proteção permanentes são muito úteis também: simplesmente clique em Install e selecione Display dialog when blocking para que você seja notificado a cada tentativa de um spyware detectada pelo bloqueio. Se necessário, poderá desinstalar esta proteção também clicando no botão Uninstall.

As próximas opções são opcionais e devem ser usadas apenas por usuários avançados:

Lock Host file read-only as protection against hijacker: marca o arquivo de Hosts como somente leitura impedindo sua edição por programas mal intencionados

Lock IE start page setting agains user changes (current user): Impede a alteração de opções na tela de página inicial do IE. Nenhum programa será capaz de alterar sua página inicial - nem você mesmo. Apenas desativando esta opção. Válido apenas para o usuário atualmente logado.

Lock IE control panel agains opening from within IE (current user): Impede que as configurações do IE sejam alteradas. Válido apenas para o usuário atualmente logado.

Conclusão:

Por enquanto é ainda a melhor solução contra a maioria dos adwares e spywares que circulam na Internet hoje em dia, com este pequeno tutorial as principais opções e recursos deste excelente aplicativo foram descritas de maneira a auxiliar aos que desejam se livrar de uma vez por todas destas pragas virtuais, hoje em dia consideradas piores que vírus. Um grande abraço e boa sorte, e viva a Internet definitivamente sem adwares e spywares!!

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR