Página Inicial



twitter

Facebook

  Dicas
|

TUTORIAL COMO USAR O DESKTOPX

Endócrines - 26/07/2004

Você anda meio cansado com os temas do Windows XP? Não gosta de nenhum deles, que parecem mais um bando de fuscas, em todo lugar que você vai tem um XP com a mesma interface do seu computador? Agora vem a pergunta se o termo PC (Personal Computer ou Computador Pessoal) nasceu para que nossos micros fossem únicos, porque todos os seus amigos possuem o mesmo tema que o do seu pc de casa?

Chega de reclamar, se o tio Bill não pensou nisso e só quis uma $$ vamos por a mão na massa e dar aquela incrementada no nosso computador de casa, aprenda a usar o DesktopX que pode ser utilizado nos Windows da famílias: 98, ME, 2K (2000) e XP. Alguns bons temas para se utilizar podem ser encontrados no site http://www.themexp.org

Vamos começar o trabalho de desmembrar todo o programa, se você tinha este problema pode dar adeus aos remédio de dor de cabeça e esquecer a farmácia. :-)

DesktopX

Instalação

Para começarmos primeiramente devemos entrar no site do DesktopX (http://www.stardock.com/products/desktopx/) e vamos baixar a última versão do programa, que atualmente está na versão 1.2 ? shareware e custa U$ 19,95 ? 6,84 MB.

A instalação é muito fácil e intuitiva: a única pergunta que será feita é a pasta onde o DesktopX deverá ser instalado. Podemos mudar o local de instalação clicando no botão Browse... caso não deseja mudar o local de instalação, então clicaremos no botão Next para prosseguir.

Assim que terminarmos a instalação, marque a opção Restart Now para reiniciar o computador imediatamente e encerre a instalação clicando em Finish.

Configuração
Após o computador ter sido reiniciado, vamos então iniciar o DesktopX para isso vamos seguir o caminho: Menu Iniciar \ Programas \ Object Desktop \ Desktop X. A primeira janela que irá surgir, vem nos notificar que o DesktopXé um programa shareware. Então clicaremos em Try Now para prosseguirmos.

A nossa área de trabalho será modificada imediatamente. Para configurarmos o DesktopX, vamos clicar no ícone na área de notificação e escolheremos a opção Configure DesktopX....

Current Theme: Aqui podemos mudar o tema que está sendo usado no DesktopX. Para carregar um tema, clique em Load na sessão Theme e escolha um novo tema na lista. Você também pode adicionar novos objetos para seu tema: Para isso basta clicar no botão Import na sessão Object e escolher um objeto na lista. Ao lado de cada objeto há uma pequena descrição da função de cada objeto.

Theme settings > Desktop: Na opção Reduce work area podemos diminuir o tamanho da área ocupada por uma janela maximizada. Ativando a opção Hide Explorer taskbar você esconde a barra de tarefas do Windows e ativando a opção Hide desktop icons os ícones da área de trabalho serão ocultados.

Theme Settings > Wallpaper:Aqui podemos configurar o papel de parede (ativando a opção Wallpaper) ou uma cor sólida como pano de fundo (opção Solid Color) Esta configuração sobrescreve a configuração feita pelo próprio Windows.

Theme Settings > Labels: Serve para configurar como aparecerão as etiquetas embaixo dos objetos do DesktopX. Você pode configurar a posição das etiquetas (opção Disposition) e modificar as cores e as fontes das etiquetas.

DX Settings > Defaults: Nesta janela você poderá ativar ou desativar a capacidade de movimentar ícones usando o arrastar e soltar do mouse (opçãoMovement) ou ativar os atalhos através de duplo clique ou clique único (opção Start command on).

DX Settings > Advanced: Aqui você poderá configurar alguns aspectos extras como iniciar o DesktopX com o Windows (Run DX on startup), deixar as etiquetas com fundo transparente (Transparent labels), retirar o ícone da área de notificação (No tray Icon), entre outras:

DX Settings > Security:Você pode modificar algumas características de segurança, como desativar o menu de contexto da área de trabalho do DesktopX (Allow right-click menu on DesktopX desktop) e desativar o menu de contexto nos objetos do DesktopX (Allow right-click context menus on special folders shortcuts)

Para seu DesktopX usar algumas características, você deve modificar para o modo de usuário (Menu de Notificação > Switch to User Mode). Para entrar no modo de configuração novamente, acesse a opção Switch to Edit Mode, no menu de notificação.

Adicionando novos temas:
O melhor site com temas para o DesktopX é o Wincustomize. Baixe um tema qualquer. Para usar este tema, escolha a opção Load theme no menu de notificação. Na tela de escolha de temas, clique no botão Browse e navegue até escolher o tema que você baixou na Internet. Temas do DesktopX têm a extensão dxtheme.

Conclusão:

O DesktopX é um ótimo programa para quem gosta e é fã assim como eu de um bom Case Mod, que não se contenta somente com o monitor, teclado e mouse e quer ir além, ser ousado e principalmente individual em um mundo cada vez mais, padronizado. Modificar a aparência do seu Windows, porém sua dificuldade aparente pode afastar usuários mais iniciantes, mas nada que não possa ser resolvido com um tutorial, que é fácil seguir como uma receita de bolo.

Lembrando que o DesktopX é indicado apenas para computadores com bastante memória, pois é preciso uma quantidade razoável de memória para rodar (usando temas simples sem nenhuma opção extra, 4 Mb foram usados). É aconselhável, que se faça uma restauração do sistema ou uma imagem antes de se começar estas modificações.

 
Indique esta dica Indique esta dica para um amigo

VOLTAR